Práticas típicas ideais de consultoria colaborativa em intervenção precoce na infância: Perceção dos profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velez , Ângela Cristina Duarte
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/5350
Resumo: Dissertação de Mestrado realizada apresentada no ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional
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spelling Práticas típicas ideais de consultoria colaborativa em intervenção precoce na infância: Perceção dos profissionaisIntervenção precoce na infânciaPerceções dos profissionaisConsultoria colaborativaEarly childhood interventionPerceptionsCollaborative consultationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado realizada apresentada no ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia EducacionalA investigação que tem sido feita na área de Intervenção Precoce na Infância (IPI) tem encontrado um afastamento entre as práticas típicas dos profissionais e aquelas que estes consideram ser as ideais. Este afastamento tem sido descrito em relação à abordagem centrada na família, entre outras práticas recomendadas. O objetivo do presente estudo foi contribuir para a compreensão das perceções dos profissionais das equipas de intervenção precoce a nível nacional relativamente às suas práticas típicas e às práticas que consideram ser ideais, tendo como pretensão uma intervenção sustentada pela consultoria colaborativa. Desta forma, propusemo-nos analisar as perceções dos profissionais relativamente às suas práticas e às práticas que consideram ser as ideais em função de algumas variáveis sociodemográficas. Pretendeu-se perceber se o trabalho a tempo inteiro em intervenção precoce na infância, o tempo de experiência em IPI, o grupo profissional a que pertencem e a periodicidade das reuniões de equipa e de supervisão podem estar relacionados com as perceções das suas práticas estarem próximas ou não das recomendações. Os resultados encontrados continuam a revelar um hiato entre as práticas recomendadas, baseadas numa abordagem centrada na família e as práticas típicas dos profissionais. Embora não tenham sido encontradas diferenças em função das variáveis sociodemográficas intrínsecas aos profissionais (como experiência ou grupo profissional) foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em função da periodicidade das reuniões de equipa e de momentos de supervisão.The research that has been made in Early Childhood Intervention (ECI) has found a gap between the typical practices of the professionals and those that they consider to be ideal. This disparity has been described in relation to family-centered practices, among other recommended practices. The aim of this study was to contribute to the understanding of the perceptions of professionals in early intervention teams at national level with regard to their typical practices and the practices that they consider to be ideal, having as an assert an intervention supported by collaborative consultation. In this way, we analyze the perceptions of professionals in relation to their practices and the practices that they consider to be ideal according to some socio-demographic variables. It was intended to see if working the full-time in ECI, the experience in ECI, the professional group to which they belong and the frequency of team meetings and supervision can be related to the perceptions of their practices are close or not of the recommendations. The results continue to reveal a gap between recommended practices, based on a family-centered approach and typical practices of the professionals. Although statistically significant differences were not found regarding sociodemographic variables intrinsic to the professionals (such as experience or professional group), statistically significant differences were found regarding the frequency of team meetings and supervision.Boavida, TâniaRepositório do ISPAVelez , Ângela Cristina Duarte2017-03-24T12:50:34Z2017-01-30T00:00:00Z2017-01-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5350201605260porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:05Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5350Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:09.925996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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