Avaliação de práticas centradas na família na região autónoma da Madeira – consultoria colaborativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/8260 |
Resumo: | Temos presente que uma prática de intervenção precoce eficaz deve basear-se na evidência e ir, assim, ao encontro das práticas centradas na família (PCF). Deste modo, no geral, procuramos avaliar a perceção dos profissionais de Intervenção Precoce na Infância (IPI), das suas práticas tanto nos contextos de integração como nas visitas domiciliárias. Neste estudo, tivemos, como objetivos: (1) aferir se as práticas dos diferentes profissionais, considerando a sua perceção das mesmas, traduzem práticas de intervenção precoce (IP) recomendadas internacionalmente, baseadas em modelos centrados na família e na comunidade; (2) reconhecer variáveis sociodemográficas passíveis de estar associadas às perceções relativas às práticas típicas e ideais; (3) verificar a existência de práticas de consultoria colaborativa na Região Autónoma da Madeira (RAM). Tratou-se de um estudo de cariz quantitativo no qual foram utilizados dois instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, uma escala de registo de comportamentos tipo Likert, de 9 pontos e um questionário de dados sociodemográficos, este último visando a caracterização dos diferentes participantes em variáveis como a idade, sexo, entre outras. Ambos foram gentilmente cedidos, para uso na investigação, pela Professora Doutora Tânia Boavida et al., (2015), tendo sido usados num estudo mais alargado realizado no continente. Os resultados obtidos revelam que existe ainda um caminho a percorrer de modo a ser realidade a aproximação às práticas recomendadas internacionalmente na intervenção precoce na infância, visto que os valores obtidos não apresentam práticas de consultoria colaborativa, práticas centradas na família. Conclui-se de um modo geral que as variáveis estudadas exercem pouca influência nas perceções dos profissionais. |
id |
RCAP_ad00f3375c9e6b20c7301927430bb37c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/8260 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação de práticas centradas na família na região autónoma da Madeira – consultoria colaborativaIntervenção precocePráticas centradas na famíliaConsultoria colaborativaEarly childhoodFamily-centered practicesCollaborative consultationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTemos presente que uma prática de intervenção precoce eficaz deve basear-se na evidência e ir, assim, ao encontro das práticas centradas na família (PCF). Deste modo, no geral, procuramos avaliar a perceção dos profissionais de Intervenção Precoce na Infância (IPI), das suas práticas tanto nos contextos de integração como nas visitas domiciliárias. Neste estudo, tivemos, como objetivos: (1) aferir se as práticas dos diferentes profissionais, considerando a sua perceção das mesmas, traduzem práticas de intervenção precoce (IP) recomendadas internacionalmente, baseadas em modelos centrados na família e na comunidade; (2) reconhecer variáveis sociodemográficas passíveis de estar associadas às perceções relativas às práticas típicas e ideais; (3) verificar a existência de práticas de consultoria colaborativa na Região Autónoma da Madeira (RAM). Tratou-se de um estudo de cariz quantitativo no qual foram utilizados dois instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, uma escala de registo de comportamentos tipo Likert, de 9 pontos e um questionário de dados sociodemográficos, este último visando a caracterização dos diferentes participantes em variáveis como a idade, sexo, entre outras. Ambos foram gentilmente cedidos, para uso na investigação, pela Professora Doutora Tânia Boavida et al., (2015), tendo sido usados num estudo mais alargado realizado no continente. Os resultados obtidos revelam que existe ainda um caminho a percorrer de modo a ser realidade a aproximação às práticas recomendadas internacionalmente na intervenção precoce na infância, visto que os valores obtidos não apresentam práticas de consultoria colaborativa, práticas centradas na família. Conclui-se de um modo geral que as variáveis estudadas exercem pouca influência nas perceções dos profissionais.We are aware that an effective practice in early childhood intervention must be based on evidence, and therefore use family centered practices. So, in general, we search to evaluate the perceptions of the professionals of early childhood intervention In this study we aimed: (1) to verify if the practices of the different professionals, considering their perception of them, translate internationally recommended precocious intervention (IP) practices, based on models centered in the family and the community; (2) recognize sociodemographic variables that can be associated with perceptions of typical and ideal practices; (3) to verify the existence of collaborative consulting practices in the Autonomous Region of Madeira (RAM). This was a quantitative study in which two data collection instruments were used, namely a 9-point Likert-type behavior scale and a sociodemographic data questionnaire, the latter aiming to characterize the different participants in such as age, gender, and others. Both were kindly assigned for use in the research by Professora Doutora Tânia Boavida et al., (2015), and were used in a larger study carried out in the continent. The results show that there is still a way to go in order to be a reality the approach to internationally recommended practices in early childhood intervention, since the values obtained do not present practices of collaborative consultation, practices centered in the family. It is generally concluded that the studied variables exert little influence on the professionals' perceptions.Saavedra, LuísaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPacheco, Dora Maria Pinto Ferreira2019-11-28T09:51:46Z2019-11-192019-11-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/8260TID:203009673porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-16T02:01:20Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/8260Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:45:10.243079Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de práticas centradas na família na região autónoma da Madeira – consultoria colaborativa |
title |
Avaliação de práticas centradas na família na região autónoma da Madeira – consultoria colaborativa |
spellingShingle |
Avaliação de práticas centradas na família na região autónoma da Madeira – consultoria colaborativa Pacheco, Dora Maria Pinto Ferreira Intervenção precoce Práticas centradas na família Consultoria colaborativa Early childhood Family-centered practices Collaborative consultation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Avaliação de práticas centradas na família na região autónoma da Madeira – consultoria colaborativa |
title_full |
Avaliação de práticas centradas na família na região autónoma da Madeira – consultoria colaborativa |
title_fullStr |
Avaliação de práticas centradas na família na região autónoma da Madeira – consultoria colaborativa |
title_full_unstemmed |
Avaliação de práticas centradas na família na região autónoma da Madeira – consultoria colaborativa |
title_sort |
Avaliação de práticas centradas na família na região autónoma da Madeira – consultoria colaborativa |
author |
Pacheco, Dora Maria Pinto Ferreira |
author_facet |
Pacheco, Dora Maria Pinto Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Saavedra, Luísa Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Dora Maria Pinto Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intervenção precoce Práticas centradas na família Consultoria colaborativa Early childhood Family-centered practices Collaborative consultation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Intervenção precoce Práticas centradas na família Consultoria colaborativa Early childhood Family-centered practices Collaborative consultation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Temos presente que uma prática de intervenção precoce eficaz deve basear-se na evidência e ir, assim, ao encontro das práticas centradas na família (PCF). Deste modo, no geral, procuramos avaliar a perceção dos profissionais de Intervenção Precoce na Infância (IPI), das suas práticas tanto nos contextos de integração como nas visitas domiciliárias. Neste estudo, tivemos, como objetivos: (1) aferir se as práticas dos diferentes profissionais, considerando a sua perceção das mesmas, traduzem práticas de intervenção precoce (IP) recomendadas internacionalmente, baseadas em modelos centrados na família e na comunidade; (2) reconhecer variáveis sociodemográficas passíveis de estar associadas às perceções relativas às práticas típicas e ideais; (3) verificar a existência de práticas de consultoria colaborativa na Região Autónoma da Madeira (RAM). Tratou-se de um estudo de cariz quantitativo no qual foram utilizados dois instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, uma escala de registo de comportamentos tipo Likert, de 9 pontos e um questionário de dados sociodemográficos, este último visando a caracterização dos diferentes participantes em variáveis como a idade, sexo, entre outras. Ambos foram gentilmente cedidos, para uso na investigação, pela Professora Doutora Tânia Boavida et al., (2015), tendo sido usados num estudo mais alargado realizado no continente. Os resultados obtidos revelam que existe ainda um caminho a percorrer de modo a ser realidade a aproximação às práticas recomendadas internacionalmente na intervenção precoce na infância, visto que os valores obtidos não apresentam práticas de consultoria colaborativa, práticas centradas na família. Conclui-se de um modo geral que as variáveis estudadas exercem pouca influência nas perceções dos profissionais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-28T09:51:46Z 2019-11-19 2019-11-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/8260 TID:203009673 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/8260 |
identifier_str_mv |
TID:203009673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130317952385024 |