Avaliação de práticas centradas na família na região autónoma da Madeira – consultoria colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Dora Maria Pinto Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/8260
Resumo: Temos presente que uma prática de intervenção precoce eficaz deve basear-se na evidência e ir, assim, ao encontro das práticas centradas na família (PCF). Deste modo, no geral, procuramos avaliar a perceção dos profissionais de Intervenção Precoce na Infância (IPI), das suas práticas tanto nos contextos de integração como nas visitas domiciliárias. Neste estudo, tivemos, como objetivos: (1) aferir se as práticas dos diferentes profissionais, considerando a sua perceção das mesmas, traduzem práticas de intervenção precoce (IP) recomendadas internacionalmente, baseadas em modelos centrados na família e na comunidade; (2) reconhecer variáveis sociodemográficas passíveis de estar associadas às perceções relativas às práticas típicas e ideais; (3) verificar a existência de práticas de consultoria colaborativa na Região Autónoma da Madeira (RAM). Tratou-se de um estudo de cariz quantitativo no qual foram utilizados dois instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, uma escala de registo de comportamentos tipo Likert, de 9 pontos e um questionário de dados sociodemográficos, este último visando a caracterização dos diferentes participantes em variáveis como a idade, sexo, entre outras. Ambos foram gentilmente cedidos, para uso na investigação, pela Professora Doutora Tânia Boavida et al., (2015), tendo sido usados num estudo mais alargado realizado no continente. Os resultados obtidos revelam que existe ainda um caminho a percorrer de modo a ser realidade a aproximação às práticas recomendadas internacionalmente na intervenção precoce na infância, visto que os valores obtidos não apresentam práticas de consultoria colaborativa, práticas centradas na família. Conclui-se de um modo geral que as variáveis estudadas exercem pouca influência nas perceções dos profissionais.
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