Construção da escala de conhecimentos do pai sobre a amamentação e da escala da necessidade de conhecimentos do pai sobre a amamentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, João José de Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=RyF32kkh
Resumo: Introdução: Um pai motivado para a amamentação é capaz de apoiar a mãe, podendo ser das ajudas mais importantes na sua promoção e prevalência. A este propósito considera-se que o conhecimento que o pai tem sobre os diferentes aspetos relacionados com a amamentação é um fator determinante do seu envolvimento e colaboração. Neste sentido a avaliação dos conhecimentos do pai, bem como da sua necessidade de conhecimentos, podem determinar a sua expetativa face à amamentação e planear intervenções mais focalizadas. Por outro lado a construção de escalas permite comparar resultados entre os diversos estudos e avaliar as intervenções realizadas. Objetivo: Construir e validar a escala de conhecimentos do pai sobre a amamentação (ECPA) e a escala da necessidade de conhecimentos do pai sobre a amamentação (ENCPA). Metodologia: Com base na revisão da literatura, construiu-se a escala de conhecimento do pai sobre a amamentação composta por 9 itens. De seguida foram entrevistadas seis Enfermeiros Especialista em Enfermagem de Saúde Materna, Conselheiras em Amamentação sobre os itens a avaliar, do que resultou a aceitação da escala construída, e que os mesmos itens poderiam ser avaliados em dois aspetos: "o conhecimento" e a "necessidade de conhecimento". Com este instrumento foi realizada um estudo quantitativo, exploratório e descritivo, com uma amostra aleatória de 150 pais, previamente aprovado pela Comissão de Ética da instituição onde foi realizado. Resultados: No global a ECPA e a ENCPA apresentam uma boa consistência interna, com uma correlação de cada item com o total da escala com valor mínimo de 0,534, e um Alpha de Cronbach de 0,915 e 0,914, respetivamente. No que respeita à validade da escala encontramos um bom valor de KMO para as duas escalas (0,880 e 0,864) com um teste de esfericidade de Bartlett's de 0,000, sendo a variância explicada da ECPA de 71,85% e da ENCPA de 72,72%, revelando uma boa fidelidade. Quanto à estrutura da escala verificou-se em cada uma a existência de duas dimensões (funções - 5 itens e anatomofisiologia - 4 itens), com os mesmos itens. As dimensões apresentam bons valores de Alpha de Cronbach, situando-se entre 0,834 e 0,917. Os resultados obtidos indicam que os pais consideram que, em média, a sua necessidade de conhecimento é superior ao conhecimento que possuem sobre a amamentação, o que se revela que os pais estão recetivos ao aumento de conhecimento nesta área. Ao se avaliar a expetativa de conhecimento a partir dos resultados obtidos, através da conversão dos valores numa escala de 0 100, verificamos que 77% dos pais consideram que a sua necessidade de conhecimento é superior ao que necessitariam face ao conhecimento que consideram ter. Conclusões: Cada escala possui duas dimensões, com os mesmos itens, num total de nove itens, revelando uma boa fidelidade e validade interna. Possui muito boas características psicométicas para ser utilizada em estudos que pretendam avaliar o conhecimento do pai na amamentação e/ou a necessidade de conhecimento do pai na amamentação. Dos resultados obtidos verificamos que os pais apresentam no global elevada expetativa de conhecimentos o que revela estarem recetivos a aumentar o seu conhecimento, o que poderá contribuir para uma maior e melhor participação na amamentação do seu filho(a). Referências Bibliográficas: Gonçalves, V. L. (2012). A participação do pai na amamentação. Dissertação de Mestrado, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coimbra.
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