O impacto dos influenciadores digitais versus passa-a-palavra no setor do turismo: Geração Millennial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cristiana Lino
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15670
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
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spelling O impacto dos influenciadores digitais versus passa-a-palavra no setor do turismo: Geração MillennialMarketing de influenciadoresMarketing passa-a-palavraTurismoGeração MillennialDigital influencersMarketing word-of-mouthTourismMillennial GenerationDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Um dos setores em voga no momento é o turismo, principalmente após sofrer severas consequências com dois anos de Pandemia Mundial. Por outro lado, em também crescente expansão, encontra-se o marketing de influenciadores e o marketing passa-a palavra, dois tipos de marketing de conteúdo que se fortalecem conforme o avanço das tecnologias. Conquistar o consumidor, principalmente o millennial – exigente, astuto e aventureiro – tornou-se uma tarefa difícil para todos os setores. Atualmente não basta ter presença online para os converter, mas sim utilizar estratégias que recorram a opiniões fomentadas que os tentem convencer a comprar algo. Assim, para a presente dissertação foi escolhido o mercado de turismo para procurar conhecer qual o tipo de impacto que o marketing passa-a-palavra e o marketing de influenciadores têm na intenção de compra dos seus consumidores, nomeadamente millennials. Para conhecer o impacto real de cada um destes tipos de marketing, foi disponibilizado um inquérito por questionário online, onde se obteve uma amostra de conveniência de 136 inquiridos. Os resultados do inquérito permitiram confirmar três das cinco hipóteses da investigação. Neste caso, o consumidor millennial é impactuado pelo marketing passa-a-palavra, enquanto o seu processo de compra no setor do turismo é influenciado por estratégias deste tipo de marketing, tanto que advenham de desconhecidos ou pessoas que conhece. Por outro lado, confirmou-se que o marketing de influenciadores não tem impacto nos consumidores, tal como este não impactua o processo de compra dos mesmos no setor do turismo.ABSTRACT: One of the sectors in vogue at the moment is tourism, especially after suffering severe consequences with two years of the World Pandemic. On the other hand, also growing in expansion are influencer marketing and word-of-mouth marketing, two types of content marketing that are strengthened as technology advances. Conquering consumers, especially millennials – demanding, astute and adventurous – has become a difficult task for all sectors. Currently, it is not enough to have an online presence to convert them, but to use strategies that use promoted opinions that try to convince them to buy something. Thus, for the present dissertation, the tourism market was chosen to seek to know what kind of impact that word-of-mouth marketing and influencer marketing have on the purchase intention of their consumers, namely millennials. To know the real impact of each of these types of marketing, an online questionnaire survey was made available, where a convenience sample of 136 respondents was obtained. The survey results confirmed three of the five research hypotheses. In this case, the millennial consumer is impacted by word-of-mouth marketing, while their purchase process in the tourism sector is influenced by strategies of this type of marketing, whether they come from strangers or people they know. On the other hand, it was confirmed that influencer marketing has no impact on consumers, just as it does not impact their purchase process in the tourism sector.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialRosário, João Carlos Vinagre Ferreira doRCIPLPereira, Cristiana Lino2023-02-20T15:54:31Z2022-12-122022-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15670TID:203229304porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:28Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15670Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:18.253017Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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