Web 2.0: Formas de utilização e estilos de aprendizagem dos alunos do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Susana Lopes Ala
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/3994
Resumo: Este estudo centrou-se na Web 2.0 e nos Estilos de Aprendizagem dos alunos do ensino secundário. Dada a relevância deste assunto e a necessidade de desenvolver estratégias de aprendizagem adequadas aos alunos, foram colocadas as seguintes questões de investigação: quais as percepções dos alunos do ensino secundário acerca Web 2.0, que tipo de ferramentas utilizam, qual a frequência dessa utilização e quais os seus objectivos de utilização. Considerando que os alunos percepcionam, interagem e respondem ao ambiente de aprendizagem de modos diferentes, procurou-se investigar também se existe alguma relação entre o tipo de utilização de ferramentas da Web 2.0 e os estilos de aprendizagem dos alunos. Para realizar esta investigação, utilizou-se uma metodologia predominantemente quantitativa. Os instrumentos de recolha de dados foram dois questionários, um sobre a Web 2.0 e o questionário CHEA para identificar os estilos de aprendizagem dos alunos, e um diário onde os alunos registaram as ferramentas da Web 2.0 que usaram durante uma semana, o tempo dedicado e o tipo de tarefas que realizaram. Dos resultados obtidos, salienta-se o desconhecimento da Web 2.0 e as suas potencialidades. Apesar desse desconhecimento, os alunos revelaram grande interesse pelas ferramentas de Comunicação, com o objectivo de se divertirem. As ferramentas Web 2.0, adequadas aos estilos de aprendizagem dos alunos, são recursos a integrar no desenho e implementação de modelos pedagógicos baseados na interacção, na colaboração, na inovação e na promoção da autonomia do aluno. This study has focused on Web 2.0 and on learning methods of students of the secondary school. Given the importance of this matter and the need to develop learning strategies adequate to students, there had been proposed the following investigation questions: which are the perceptions of the secondary school students about Web 2.0, which strategies they use, how often they apply them and which are the purposes of that utilization. Considering the fact that students have different ways of perceiving, interacting and responding to the learning environment, we have also investigate the relation between the kind of utilization of Web 2.0 tools and the learning methods of students. In order to perform this investigation we have used mainly the quantitative methodology. The tools to collect data were two questionnaires, one about Web 2.0 and the CHEA questionnaire to identify the learning methods of students, and one diary where students have registered Web 2.0 tools that they have used during a week, the time devoted to it and the kind of tasks they have performed. From the obtained results, we have pointed out the unawareness of Web 2.0 concept. Despite of that, students have enjoyed their potentialities, showing great interest in Web 2.0 tools, and particularly in communication tools. Web 2.0 tools, when adequate to learning methods of students, are resources to integrate when drawing and implementing pedagogical models based on interaction, collaboration, innovation and on the promotion of the student‟s autonomy.
id RCAP_c3a52a80cdeb7a29c1992cad19fc43b6
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3994
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Web 2.0: Formas de utilização e estilos de aprendizagem dos alunos do ensino secundárioWeb 2.0Ferramentas Web 2.0Estilos de aprendizagemQuestionário CHAEAEste estudo centrou-se na Web 2.0 e nos Estilos de Aprendizagem dos alunos do ensino secundário. Dada a relevância deste assunto e a necessidade de desenvolver estratégias de aprendizagem adequadas aos alunos, foram colocadas as seguintes questões de investigação: quais as percepções dos alunos do ensino secundário acerca Web 2.0, que tipo de ferramentas utilizam, qual a frequência dessa utilização e quais os seus objectivos de utilização. Considerando que os alunos percepcionam, interagem e respondem ao ambiente de aprendizagem de modos diferentes, procurou-se investigar também se existe alguma relação entre o tipo de utilização de ferramentas da Web 2.0 e os estilos de aprendizagem dos alunos. Para realizar esta investigação, utilizou-se uma metodologia predominantemente quantitativa. Os instrumentos de recolha de dados foram dois questionários, um sobre a Web 2.0 e o questionário CHEA para identificar os estilos de aprendizagem dos alunos, e um diário onde os alunos registaram as ferramentas da Web 2.0 que usaram durante uma semana, o tempo dedicado e o tipo de tarefas que realizaram. Dos resultados obtidos, salienta-se o desconhecimento da Web 2.0 e as suas potencialidades. Apesar desse desconhecimento, os alunos revelaram grande interesse pelas ferramentas de Comunicação, com o objectivo de se divertirem. As ferramentas Web 2.0, adequadas aos estilos de aprendizagem dos alunos, são recursos a integrar no desenho e implementação de modelos pedagógicos baseados na interacção, na colaboração, na inovação e na promoção da autonomia do aluno. This study has focused on Web 2.0 and on learning methods of students of the secondary school. Given the importance of this matter and the need to develop learning strategies adequate to students, there had been proposed the following investigation questions: which are the perceptions of the secondary school students about Web 2.0, which strategies they use, how often they apply them and which are the purposes of that utilization. Considering the fact that students have different ways of perceiving, interacting and responding to the learning environment, we have also investigate the relation between the kind of utilization of Web 2.0 tools and the learning methods of students. In order to perform this investigation we have used mainly the quantitative methodology. The tools to collect data were two questionnaires, one about Web 2.0 and the CHEA questionnaire to identify the learning methods of students, and one diary where students have registered Web 2.0 tools that they have used during a week, the time devoted to it and the kind of tasks they have performed. From the obtained results, we have pointed out the unawareness of Web 2.0 concept. Despite of that, students have enjoyed their potentialities, showing great interest in Web 2.0 tools, and particularly in communication tools. Web 2.0 tools, when adequate to learning methods of students, are resources to integrate when drawing and implementing pedagogical models based on interaction, collaboration, innovation and on the promotion of the student‟s autonomy.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Tecnologia e de GestãoMiranda, LuísaAlves, PauloBiblioteca Digital do IPBVaz, Susana Lopes Ala2011-04-11T10:56:13Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3994TID:201456826porVaz, Susana Lopes Ala (2010). Web 2.0: Formas de utilização e estilos de aprendizagem dos alunos do ensino secundário. Bragança: Instituto Politécnico, Escola Superior de Tecnologia e de Gestão. Dissertação de Mestrado em Sistemas de Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:10:11Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:38.379467Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Web 2.0: Formas de utilização e estilos de aprendizagem dos alunos do ensino secundário
title Web 2.0: Formas de utilização e estilos de aprendizagem dos alunos do ensino secundário
spellingShingle Web 2.0: Formas de utilização e estilos de aprendizagem dos alunos do ensino secundário
Vaz, Susana Lopes Ala
Web 2.0
Ferramentas Web 2.0
Estilos de aprendizagem
Questionário CHAEA
title_short Web 2.0: Formas de utilização e estilos de aprendizagem dos alunos do ensino secundário
title_full Web 2.0: Formas de utilização e estilos de aprendizagem dos alunos do ensino secundário
title_fullStr Web 2.0: Formas de utilização e estilos de aprendizagem dos alunos do ensino secundário
title_full_unstemmed Web 2.0: Formas de utilização e estilos de aprendizagem dos alunos do ensino secundário
title_sort Web 2.0: Formas de utilização e estilos de aprendizagem dos alunos do ensino secundário
author Vaz, Susana Lopes Ala
author_facet Vaz, Susana Lopes Ala
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Luísa
Alves, Paulo
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Susana Lopes Ala
dc.subject.por.fl_str_mv Web 2.0
Ferramentas Web 2.0
Estilos de aprendizagem
Questionário CHAEA
topic Web 2.0
Ferramentas Web 2.0
Estilos de aprendizagem
Questionário CHAEA
description Este estudo centrou-se na Web 2.0 e nos Estilos de Aprendizagem dos alunos do ensino secundário. Dada a relevância deste assunto e a necessidade de desenvolver estratégias de aprendizagem adequadas aos alunos, foram colocadas as seguintes questões de investigação: quais as percepções dos alunos do ensino secundário acerca Web 2.0, que tipo de ferramentas utilizam, qual a frequência dessa utilização e quais os seus objectivos de utilização. Considerando que os alunos percepcionam, interagem e respondem ao ambiente de aprendizagem de modos diferentes, procurou-se investigar também se existe alguma relação entre o tipo de utilização de ferramentas da Web 2.0 e os estilos de aprendizagem dos alunos. Para realizar esta investigação, utilizou-se uma metodologia predominantemente quantitativa. Os instrumentos de recolha de dados foram dois questionários, um sobre a Web 2.0 e o questionário CHEA para identificar os estilos de aprendizagem dos alunos, e um diário onde os alunos registaram as ferramentas da Web 2.0 que usaram durante uma semana, o tempo dedicado e o tipo de tarefas que realizaram. Dos resultados obtidos, salienta-se o desconhecimento da Web 2.0 e as suas potencialidades. Apesar desse desconhecimento, os alunos revelaram grande interesse pelas ferramentas de Comunicação, com o objectivo de se divertirem. As ferramentas Web 2.0, adequadas aos estilos de aprendizagem dos alunos, são recursos a integrar no desenho e implementação de modelos pedagógicos baseados na interacção, na colaboração, na inovação e na promoção da autonomia do aluno. This study has focused on Web 2.0 and on learning methods of students of the secondary school. Given the importance of this matter and the need to develop learning strategies adequate to students, there had been proposed the following investigation questions: which are the perceptions of the secondary school students about Web 2.0, which strategies they use, how often they apply them and which are the purposes of that utilization. Considering the fact that students have different ways of perceiving, interacting and responding to the learning environment, we have also investigate the relation between the kind of utilization of Web 2.0 tools and the learning methods of students. In order to perform this investigation we have used mainly the quantitative methodology. The tools to collect data were two questionnaires, one about Web 2.0 and the CHEA questionnaire to identify the learning methods of students, and one diary where students have registered Web 2.0 tools that they have used during a week, the time devoted to it and the kind of tasks they have performed. From the obtained results, we have pointed out the unawareness of Web 2.0 concept. Despite of that, students have enjoyed their potentialities, showing great interest in Web 2.0 tools, and particularly in communication tools. Web 2.0 tools, when adequate to learning methods of students, are resources to integrate when drawing and implementing pedagogical models based on interaction, collaboration, innovation and on the promotion of the student‟s autonomy.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-04-11T10:56:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/3994
TID:201456826
url http://hdl.handle.net/10198/3994
identifier_str_mv TID:201456826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vaz, Susana Lopes Ala (2010). Web 2.0: Formas de utilização e estilos de aprendizagem dos alunos do ensino secundário. Bragança: Instituto Politécnico, Escola Superior de Tecnologia e de Gestão. Dissertação de Mestrado em Sistemas de Informação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Tecnologia e de Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Tecnologia e de Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135176583806976