Novas perspectivas das tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento da escrita da língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Izabel Cristina Barbosa de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9108
Resumo: Esta pesquisa aborda questões referentes ao uso das tecnologias da informação e da comunicação, nas aulas de Língua Portuguesa, procurando criar um ambiente motivador e favorável à aprendizagem das competências comunicativas. A escola, como lugar de socialização, deve desenvolver e preparar os alunos para a vida, formando cidadãos críticos e autônomos, com preparação para o mercado de trabalho. Desta maneira, o indivíduo é levado a aprender e a fazer, sob orientação do professor. O objetivo desta pesquisa foi o de analisar a influência da utilização, pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, das Tecnologias da Informação e Comunicação, através da elaboração de um blog e do desenvolvimento da escrita durante as aulas de Língua Portuguesa, numa escola pública do Estado de Pernambuco, Brasil. Foi utilizada uma metodologia quanti-qualitativa. Para tal, procedeu-se à aplicação de vários instrumentos metodológicos direcionados a alunos do 9º ano. No Projeto, concretizado em sala de aula, foi utilizada a ferramenta blog, em trabalho de grupo. Os resultados comprovam que os alunos melhoraram na pesquisa e na comunicação escrita, expressando as suas ideias com mais facilidade e correção linguistica, no final do Projeto.
id RCAP_533201f57c9ed9f8f2463027c7afe0cf
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9108
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Novas perspectivas das tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento da escrita da língua portuguesaMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOLÍNGUA PORTUGUESAEDUCATIONINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESPORTUGUESE LANGUAGEEsta pesquisa aborda questões referentes ao uso das tecnologias da informação e da comunicação, nas aulas de Língua Portuguesa, procurando criar um ambiente motivador e favorável à aprendizagem das competências comunicativas. A escola, como lugar de socialização, deve desenvolver e preparar os alunos para a vida, formando cidadãos críticos e autônomos, com preparação para o mercado de trabalho. Desta maneira, o indivíduo é levado a aprender e a fazer, sob orientação do professor. O objetivo desta pesquisa foi o de analisar a influência da utilização, pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, das Tecnologias da Informação e Comunicação, através da elaboração de um blog e do desenvolvimento da escrita durante as aulas de Língua Portuguesa, numa escola pública do Estado de Pernambuco, Brasil. Foi utilizada uma metodologia quanti-qualitativa. Para tal, procedeu-se à aplicação de vários instrumentos metodológicos direcionados a alunos do 9º ano. No Projeto, concretizado em sala de aula, foi utilizada a ferramenta blog, em trabalho de grupo. Os resultados comprovam que os alunos melhoraram na pesquisa e na comunicação escrita, expressando as suas ideias com mais facilidade e correção linguistica, no final do Projeto.This research refers to issues related to the use of information and communication technology in Portuguese classes, seeking to create a motivating environment favorable to learning and communication skills.The school is a place to socialize, develop and prepare students for life, forming critical and independent citizens, prepared for the job market. The individual is taken to learn and do, under the teacher`s guidance. The aim of this study was to analyze the influence of students´ use of Information Technology and Communication, in the 9th grade of elementary school II, by developing a blog and writing texts, during Portuguese classes in a public school of the State of Pernambuco in Brazil. We used quantitative and qualitative methodologies. So, we proceeded to the application of various methodological tools, targeted to students in 9th grade. In the Project, implemented in the classroom, was used blog tool in group work The results show that students improved in research and written communication, expressing their own ideas more easily and with linguistic correction, at the end of the Project.2018-11-12T15:31:56Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9108TID:201385899pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Izabel Cristina Barbosa dereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:12Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:25.158917Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Novas perspectivas das tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento da escrita da língua portuguesa
title Novas perspectivas das tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento da escrita da língua portuguesa
spellingShingle Novas perspectivas das tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento da escrita da língua portuguesa
Oliveira, Izabel Cristina Barbosa de
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
LÍNGUA PORTUGUESA
EDUCATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
PORTUGUESE LANGUAGE
title_short Novas perspectivas das tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento da escrita da língua portuguesa
title_full Novas perspectivas das tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento da escrita da língua portuguesa
title_fullStr Novas perspectivas das tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento da escrita da língua portuguesa
title_full_unstemmed Novas perspectivas das tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento da escrita da língua portuguesa
title_sort Novas perspectivas das tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento da escrita da língua portuguesa
author Oliveira, Izabel Cristina Barbosa de
author_facet Oliveira, Izabel Cristina Barbosa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Izabel Cristina Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
LÍNGUA PORTUGUESA
EDUCATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
PORTUGUESE LANGUAGE
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
LÍNGUA PORTUGUESA
EDUCATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
PORTUGUESE LANGUAGE
description Esta pesquisa aborda questões referentes ao uso das tecnologias da informação e da comunicação, nas aulas de Língua Portuguesa, procurando criar um ambiente motivador e favorável à aprendizagem das competências comunicativas. A escola, como lugar de socialização, deve desenvolver e preparar os alunos para a vida, formando cidadãos críticos e autônomos, com preparação para o mercado de trabalho. Desta maneira, o indivíduo é levado a aprender e a fazer, sob orientação do professor. O objetivo desta pesquisa foi o de analisar a influência da utilização, pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, das Tecnologias da Informação e Comunicação, através da elaboração de um blog e do desenvolvimento da escrita durante as aulas de Língua Portuguesa, numa escola pública do Estado de Pernambuco, Brasil. Foi utilizada uma metodologia quanti-qualitativa. Para tal, procedeu-se à aplicação de vários instrumentos metodológicos direcionados a alunos do 9º ano. No Projeto, concretizado em sala de aula, foi utilizada a ferramenta blog, em trabalho de grupo. Os resultados comprovam que os alunos melhoraram na pesquisa e na comunicação escrita, expressando as suas ideias com mais facilidade e correção linguistica, no final do Projeto.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2018-11-12T15:31:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9108
TID:201385899
url http://hdl.handle.net/10437/9108
identifier_str_mv TID:201385899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131211320262656