Novas perspectivas das tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento da escrita da língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/9108 |
Resumo: | Esta pesquisa aborda questões referentes ao uso das tecnologias da informação e da comunicação, nas aulas de Língua Portuguesa, procurando criar um ambiente motivador e favorável à aprendizagem das competências comunicativas. A escola, como lugar de socialização, deve desenvolver e preparar os alunos para a vida, formando cidadãos críticos e autônomos, com preparação para o mercado de trabalho. Desta maneira, o indivíduo é levado a aprender e a fazer, sob orientação do professor. O objetivo desta pesquisa foi o de analisar a influência da utilização, pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, das Tecnologias da Informação e Comunicação, através da elaboração de um blog e do desenvolvimento da escrita durante as aulas de Língua Portuguesa, numa escola pública do Estado de Pernambuco, Brasil. Foi utilizada uma metodologia quanti-qualitativa. Para tal, procedeu-se à aplicação de vários instrumentos metodológicos direcionados a alunos do 9º ano. No Projeto, concretizado em sala de aula, foi utilizada a ferramenta blog, em trabalho de grupo. Os resultados comprovam que os alunos melhoraram na pesquisa e na comunicação escrita, expressando as suas ideias com mais facilidade e correção linguistica, no final do Projeto. |
id |
RCAP_533201f57c9ed9f8f2463027c7afe0cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9108 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Novas perspectivas das tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento da escrita da língua portuguesaMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOLÍNGUA PORTUGUESAEDUCATIONINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESPORTUGUESE LANGUAGEEsta pesquisa aborda questões referentes ao uso das tecnologias da informação e da comunicação, nas aulas de Língua Portuguesa, procurando criar um ambiente motivador e favorável à aprendizagem das competências comunicativas. A escola, como lugar de socialização, deve desenvolver e preparar os alunos para a vida, formando cidadãos críticos e autônomos, com preparação para o mercado de trabalho. Desta maneira, o indivíduo é levado a aprender e a fazer, sob orientação do professor. O objetivo desta pesquisa foi o de analisar a influência da utilização, pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, das Tecnologias da Informação e Comunicação, através da elaboração de um blog e do desenvolvimento da escrita durante as aulas de Língua Portuguesa, numa escola pública do Estado de Pernambuco, Brasil. Foi utilizada uma metodologia quanti-qualitativa. Para tal, procedeu-se à aplicação de vários instrumentos metodológicos direcionados a alunos do 9º ano. No Projeto, concretizado em sala de aula, foi utilizada a ferramenta blog, em trabalho de grupo. Os resultados comprovam que os alunos melhoraram na pesquisa e na comunicação escrita, expressando as suas ideias com mais facilidade e correção linguistica, no final do Projeto.This research refers to issues related to the use of information and communication technology in Portuguese classes, seeking to create a motivating environment favorable to learning and communication skills.The school is a place to socialize, develop and prepare students for life, forming critical and independent citizens, prepared for the job market. The individual is taken to learn and do, under the teacher`s guidance. The aim of this study was to analyze the influence of students´ use of Information Technology and Communication, in the 9th grade of elementary school II, by developing a blog and writing texts, during Portuguese classes in a public school of the State of Pernambuco in Brazil. We used quantitative and qualitative methodologies. So, we proceeded to the application of various methodological tools, targeted to students in 9th grade. In the Project, implemented in the classroom, was used blog tool in group work The results show that students improved in research and written communication, expressing their own ideas more easily and with linguistic correction, at the end of the Project.2018-11-12T15:31:56Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9108TID:201385899pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Izabel Cristina Barbosa dereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:12Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:25.158917Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novas perspectivas das tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento da escrita da língua portuguesa |
title |
Novas perspectivas das tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento da escrita da língua portuguesa |
spellingShingle |
Novas perspectivas das tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento da escrita da língua portuguesa Oliveira, Izabel Cristina Barbosa de MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA EDUCATION INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES PORTUGUESE LANGUAGE |
title_short |
Novas perspectivas das tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento da escrita da língua portuguesa |
title_full |
Novas perspectivas das tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento da escrita da língua portuguesa |
title_fullStr |
Novas perspectivas das tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento da escrita da língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
Novas perspectivas das tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento da escrita da língua portuguesa |
title_sort |
Novas perspectivas das tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento da escrita da língua portuguesa |
author |
Oliveira, Izabel Cristina Barbosa de |
author_facet |
Oliveira, Izabel Cristina Barbosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Izabel Cristina Barbosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA EDUCATION INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES PORTUGUESE LANGUAGE |
topic |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA EDUCATION INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES PORTUGUESE LANGUAGE |
description |
Esta pesquisa aborda questões referentes ao uso das tecnologias da informação e da comunicação, nas aulas de Língua Portuguesa, procurando criar um ambiente motivador e favorável à aprendizagem das competências comunicativas. A escola, como lugar de socialização, deve desenvolver e preparar os alunos para a vida, formando cidadãos críticos e autônomos, com preparação para o mercado de trabalho. Desta maneira, o indivíduo é levado a aprender e a fazer, sob orientação do professor. O objetivo desta pesquisa foi o de analisar a influência da utilização, pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, das Tecnologias da Informação e Comunicação, através da elaboração de um blog e do desenvolvimento da escrita durante as aulas de Língua Portuguesa, numa escola pública do Estado de Pernambuco, Brasil. Foi utilizada uma metodologia quanti-qualitativa. Para tal, procedeu-se à aplicação de vários instrumentos metodológicos direcionados a alunos do 9º ano. No Projeto, concretizado em sala de aula, foi utilizada a ferramenta blog, em trabalho de grupo. Os resultados comprovam que os alunos melhoraram na pesquisa e na comunicação escrita, expressando as suas ideias com mais facilidade e correção linguistica, no final do Projeto. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2018-11-12T15:31:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/9108 TID:201385899 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/9108 |
identifier_str_mv |
TID:201385899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131211320262656 |