Relação entre coordenação motora e comportamento sedentário, em crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/38408 |
Resumo: | Relatório de atividade profissional de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
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Relação entre coordenação motora e comportamento sedentário, em criançasRelationship between the motor coordination and sedentary behaviour in childrenCoordenação motoraComportamento sedentárioCriançaMotor coordinationSedentary behaviourChildCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Médicas::Ciências da SaúdeRelatório de atividade profissional de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioAo longo da minha carreira docente, convivi com diferentes realidades. Relativamente às características sociais das escolas e dos alunos, estas não diferiram muito, uma vez que em todas encontrei alunos muito carenciados e em parte negligenciados. Também não foram as características do meio que apresentaram grandes diferenças entre si, uma vez que todas as escolas se encontravam muito perto do mar, com as características climatéricas que lhe são inerentes. O que mais variou de realidade para realidade, foi a forma de viver a escola, a forma como se encaram os alunos dentro do todo da comunidade escolar e da comunidade em geral. Aprendi que não há formas certas nem erradas, mas que em todas as situações se pode fazer um bocadinho mais e um bocadinho melhor. O processo ensino aprendizagem, deixou de ser um paradigma teórico e passou a ser uma realidade na qual estou incluída, porque eu própria me quero incluir, e porque todos os outros intervenientes mo permitem. Uma questão com que me deparo, no dia-a-dia na escola, é que cada vez mais, a sociedade moderna permite que o ser humano opte por comportamentos sedentários. Este fenómeno abrange as crianças, quer por fatores intrínsecos, quer por fatores extrínsecos. A pressão dos pares, o uso de novas tecnologias, a dificuldade da criança em deslocar-se por si, a estrutura da escola de hoje, e mesmo a escassez de lugares onde brincar e jogar, influencia a criança dos tempos modernos a ter comportamentos cada vez mais e mais sedentários. As questões sobre a importância do movimento e as consequências da falta deste, impõem-se a todos os professores, que diariamente tentam combater o sedentarismo dos alunos, criando novas ofertas e espaços de caráter lúdico, onde o aluno sinta a necessidade e o prazer do movimento. Já para o professor de educação física as questões são mais específicas, pois este apercebe-se que quanto mais sedentárias são as atividades do aluno, menos participativo este se torna, mesmo nas atividades propostas na aula de educação física. Assim, as questões “O comportamento sedentário influencia o grau de coordenação motora em crianças?” e “Uma baixa coordenação motora influencia o comportamento, optando a criança por atividades sedentárias?” aparecem a par de muitas outras, que nos ajudarão a estabelecer prioridades e a compreender melhor a realidade dos nossos alunos. A amostra foi constituída por 142 crianças, dos quais 85 rapazes (59,9%) e 57 raparigas (40,1%), com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos, provenientes de escolas situadas na zona Norte de Portugal. Os resultados revelaram que o comportamento sedentário se apresenta inversamente associado com a Coordenação motora, o que significa que quanto maior é o comportamento sedentário, menores são os níveis de coordenação motora.Throughout my teaching career, I lived with different realities. With regard to social characteristics of schools and students, they did not differ much, since in all found very needy students and neglected part. Nor were the characteristics of the medium that showed large differences, since all schools were very close to the sea, with the weather features that are inherent. What else ranged from reality to reality, it was how to live the school, the way they face the students within the whole school community and the community at large. I have learned that there are no right or wrong ways, but in all cases one can do a little over and a little better. The learning process is no longer a theoretical paradigm and became a reality in which I am included, because I own I want to include, and because all the other players allow me. One question that I come across in day-to-day at school, is that increasingly, modern society allows the human chooses sedentary behaviour. This phenomenon applies to children, either by intrinsic factors or by extrinsic factors. Peer pressure, the use of new technologies, the difficulty of the child in moving by itself, the structure of today's school, and ultimately the scarcity of places to play and play, influences the child of modern times to have behaviours each more and more inactive. Questions about the importance of movement and the lack of consequences of this, is binding on all teachers, who try daily combat sedentary lifestyle of students, creating new jobs and playful character spaces where students feel the need and the pleasure of movement. As for the physical education teacher issues are more specific, as it realizes that the more sedentary are the activities of the student, it becomes less participatory, even in the proposed activities in gym class. Thus, the questions "Sedentary behaviour influences the degree of motor coordination in children?" And "A low motor coordination influences behaviour, choosing the child for sedentary activities?" Appear along with many others, that will help us set priorities and to better understand the reality of our students. The sample consisted of 142 children, including 85 boys (59.9%) and 57 girls (40.1%), aged 11 and 13, from schools located in northern Portugal area. The results revealed that sedentary behaviour appears inversely associated with motor coordination, which means that the greater sedentary behaviour, the lower the levels of coordination.Lopes, Luís Carlos OliveiraUniversidade do MinhoCruz, Maria João Amado Pereira20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38408por201514346info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:52.600001Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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