Educação Visual, Pensamento Criativo E Desenvolvimento Estético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Joana Paulino
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8147
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio é constituído por duas partes, a primeira diz respeito às atividades desenvolvidas no âmbito das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionada I, II e III enquanto a segunda parte é relativa ao projeto de investigação. O foco deste projeto foi compreender a influência da Educação Visual no pensamento criativo e no desenvolvimento estético, e a importância destes elementos no contexto educativo. Para uma melhor compreensão dos assuntos associados à temática foi feita uma revisão da literatura relevante para constituir o enquadramento teórico. Sendo este estudo uma investigação-ação, o enquadramento teórico serviu de apoio à sua concretização prática, tanto no que respeita ao questionário desenvolvido para os professores, como no que concerne à construção das planificações de unidade para desenvolver com duas turmas do 2º ciclo. Os questionários, de uma forma geral, permitiram concluir que os professores reconhecem a importância da criatividade na educação, esforçam-se por selecionar recursos didáticos e criar dinâmicas mais criativas e adaptadas às necessidades dos alunos. Contudo, também reconhecem desafios e obstáculos que afetam o desenvolvimento da criatividade nas escolas, tais como restrições impostas por documentos orientadores, falta de financiamento e influência da sociedade. Por outro lado, as unidades de trabalho proporcionaram um ambiente favorável para a exploração da criatividade, pois os alunos, ao serem estimulados a experimentar, arriscar e explorar diferentes exercícios, evidenciaram as suas capacidades de expressão, demonstrando o seu potencial criativo. Os resultados obtidos reforçam o interesse do desenvolvimento deste projeto de investigação e a importância da valorização da Educação Visual como ferramenta para capacitar os alunos a serem criativos, autónomos e preparados para enfrentar os desafios do século XXI.
id RCAP_534e6885cc09988eb95b2d9e5e20648f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8147
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação Visual, Pensamento Criativo E Desenvolvimento EstéticoEducação Visual e Educação TecnológicaPensamento CriativoInvestigação-açãoVisual Education and Technological EducationCreative ThinkingActionresearchO presente Relatório Final de Estágio é constituído por duas partes, a primeira diz respeito às atividades desenvolvidas no âmbito das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionada I, II e III enquanto a segunda parte é relativa ao projeto de investigação. O foco deste projeto foi compreender a influência da Educação Visual no pensamento criativo e no desenvolvimento estético, e a importância destes elementos no contexto educativo. Para uma melhor compreensão dos assuntos associados à temática foi feita uma revisão da literatura relevante para constituir o enquadramento teórico. Sendo este estudo uma investigação-ação, o enquadramento teórico serviu de apoio à sua concretização prática, tanto no que respeita ao questionário desenvolvido para os professores, como no que concerne à construção das planificações de unidade para desenvolver com duas turmas do 2º ciclo. Os questionários, de uma forma geral, permitiram concluir que os professores reconhecem a importância da criatividade na educação, esforçam-se por selecionar recursos didáticos e criar dinâmicas mais criativas e adaptadas às necessidades dos alunos. Contudo, também reconhecem desafios e obstáculos que afetam o desenvolvimento da criatividade nas escolas, tais como restrições impostas por documentos orientadores, falta de financiamento e influência da sociedade. Por outro lado, as unidades de trabalho proporcionaram um ambiente favorável para a exploração da criatividade, pois os alunos, ao serem estimulados a experimentar, arriscar e explorar diferentes exercícios, evidenciaram as suas capacidades de expressão, demonstrando o seu potencial criativo. Os resultados obtidos reforçam o interesse do desenvolvimento deste projeto de investigação e a importância da valorização da Educação Visual como ferramenta para capacitar os alunos a serem criativos, autónomos e preparados para enfrentar os desafios do século XXI.This Final Internship Report consists of two parts, the first concerns the activities carried out within the scope of the Curricular Units of Supervised Teaching Practice I, II and III while the second part concerns the research project. The focus of this project was to understand the influence of Visual Education on creative thinking and aesthetic development, and the importance of these elements in the educational context. For a better understanding of the issues associated with the theme, a review of the relevant literature was carried out to constitute the theoretical framework. As this study is an action-research, the theoretical framework suported its practical implementation, both regarding the questionnaire developed for the teachers, and regarding the construction of unit plans to develop with two classes of the 2nd cycle. The questionnaires, in general, led to the conclusion that teachers recognize the importance of creativity in education, strive to select didactic resources and create dynamics that are more creative and adapted to the needs of students. However, they also recognize challenges and obstacles that affect the development of creativity in schools, such as restrictions imposed by steering documents, lack of funding and influence from society. On the other hand, the work units provided a favorable environment for the exploration of creativity, as students, when encouraged to experiment, take risks, and explore different exercises, showed their abilities of expression, demonstrating their creative potential. The results obtained reinforce the interest in developing this research project and the importance of valuing Visual Education as a tool to enable students to be creative, autonomous, and prepared to face the challenges of the 21st century.Rodrigues, PaulaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMonteiro, Joana Paulino2024-01-08T13:48:23Z2023-11-132023-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8147TID:203453441porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-13T02:30:54Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:36:18.243494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação Visual, Pensamento Criativo E Desenvolvimento Estético
title Educação Visual, Pensamento Criativo E Desenvolvimento Estético
spellingShingle Educação Visual, Pensamento Criativo E Desenvolvimento Estético
Monteiro, Joana Paulino
Educação Visual e Educação Tecnológica
Pensamento Criativo
Investigação-ação
Visual Education and Technological Education
Creative Thinking
Actionresearch
title_short Educação Visual, Pensamento Criativo E Desenvolvimento Estético
title_full Educação Visual, Pensamento Criativo E Desenvolvimento Estético
title_fullStr Educação Visual, Pensamento Criativo E Desenvolvimento Estético
title_full_unstemmed Educação Visual, Pensamento Criativo E Desenvolvimento Estético
title_sort Educação Visual, Pensamento Criativo E Desenvolvimento Estético
author Monteiro, Joana Paulino
author_facet Monteiro, Joana Paulino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Paula
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Joana Paulino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Visual e Educação Tecnológica
Pensamento Criativo
Investigação-ação
Visual Education and Technological Education
Creative Thinking
Actionresearch
topic Educação Visual e Educação Tecnológica
Pensamento Criativo
Investigação-ação
Visual Education and Technological Education
Creative Thinking
Actionresearch
description O presente Relatório Final de Estágio é constituído por duas partes, a primeira diz respeito às atividades desenvolvidas no âmbito das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionada I, II e III enquanto a segunda parte é relativa ao projeto de investigação. O foco deste projeto foi compreender a influência da Educação Visual no pensamento criativo e no desenvolvimento estético, e a importância destes elementos no contexto educativo. Para uma melhor compreensão dos assuntos associados à temática foi feita uma revisão da literatura relevante para constituir o enquadramento teórico. Sendo este estudo uma investigação-ação, o enquadramento teórico serviu de apoio à sua concretização prática, tanto no que respeita ao questionário desenvolvido para os professores, como no que concerne à construção das planificações de unidade para desenvolver com duas turmas do 2º ciclo. Os questionários, de uma forma geral, permitiram concluir que os professores reconhecem a importância da criatividade na educação, esforçam-se por selecionar recursos didáticos e criar dinâmicas mais criativas e adaptadas às necessidades dos alunos. Contudo, também reconhecem desafios e obstáculos que afetam o desenvolvimento da criatividade nas escolas, tais como restrições impostas por documentos orientadores, falta de financiamento e influência da sociedade. Por outro lado, as unidades de trabalho proporcionaram um ambiente favorável para a exploração da criatividade, pois os alunos, ao serem estimulados a experimentar, arriscar e explorar diferentes exercícios, evidenciaram as suas capacidades de expressão, demonstrando o seu potencial criativo. Os resultados obtidos reforçam o interesse do desenvolvimento deste projeto de investigação e a importância da valorização da Educação Visual como ferramenta para capacitar os alunos a serem criativos, autónomos e preparados para enfrentar os desafios do século XXI.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-13
2023-11-13T00:00:00Z
2024-01-08T13:48:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/8147
TID:203453441
url http://hdl.handle.net/10400.19/8147
identifier_str_mv TID:203453441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136838097567744