Atividades práticas e desenvolvimento do pensamento crítico e criativo: um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15819 |
Resumo: | Relatório de prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
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Atividades práticas e desenvolvimento do pensamento crítico e criativo: um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridadeAtividades práticasPensamento críticoPensamento criativo2.º ciclo do ensino básicoPractical activitiesCritical thinkingCreative thinking2nd cycle of basic educationRelatório de prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte, é realizada uma descrição analítica e reflexiva acerca do período de observação, intervenção e avaliação pedagógica desenvolvido, tanto num contexto de 1.º, como de 2.º Ciclo do Ensino Básico. No 1.º Ciclo, a Prática de Ensino Supervisionada decorreu numa turma de 1.º ano de escolaridade, numa instituição de cariz privado, e, no 2.º Ciclo, o estágio decorreu em duas turmas do 6.º ano, inseridas numa escola pública. Neste segundo contexto, foi realizada uma investigação que é apresentada na segunda parte deste mesmo trabalho. Esta investigação incide sobre a influência que as atividades práticas no âmbito das Ciências Naturais têm no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo de alunos do 6.º ano de escolaridade. Para responder a esta questão, definiram-se como objetivos específicos do estudo: i) Implementar um conjunto de atividades que promovam o pensamento crítico e criativo; ii) Avaliar a sua eficácia no desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico e criativo. Em conformidade com os objetivos definidos para o estudo, recorreu-se a uma metodologia de natureza quantitativa, sendo que se privilegiou o inquérito por questionário como técnica de recolha de dados e o software Statistical Package for the Social Sciences enquanto plataforma de tratamentos desses mesmos dados. Os resultados deste estudo indicam que as atividades práticas desenvolvidas no âmbito de Ciências Naturais têm, de facto, influência no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo de alunos do 6.º ano de escolaridade.ABSTRACT This report is developed within the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice II, of the Master's in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. In the first part, an analytical and reflective description is carried out about the period of observation, intervention and pedagogical evaluation developed, both in a context of 1st and 2nd Cycles of Basic Education. In the 1st Cycle, the Supervised Teaching Practice took place in a 1st grade class, in a private institution, and, in the 2nd Cycle, the internship took place in two 6th grade classes, inserted in a state school. In this second context, an investigation was carried out that is presented in the second part of the present work. This investigation is focused on the influence that practical activities in the field of Science have on the development of critical and creative thinking in 6th grade students. To answer this question, two specific objectives of the study were defined: i) To implement a set of activities that promote critical and creative thinking; ii) To assess its effectiveness in developing critical and creative thinking skills. In accordance with the objectives defined for the study, a quantitative methodology was used, favoring a questionnaire survey as a data collection technique and the Statistical Package for the Social Sciences software as a platform for processing the resulting data. The results of this study indicate that the practical activities developed within the scope of Science have, in fact, an influence on the development of critical and creative thinking in 6th grade students.Almeida, AntónioRCIPLAscensão, Maria Matilde Brás Monteiro2023-03-21T11:05:21Z2022-07-192022-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15819TID:203194594porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:25.602707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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