Citizenship and Numeracy: Implications for Youth, Employment and Life Beyond the School Yard
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22747 |
Resumo: | As formas de numeracia necessárias para a vida actual numa sociedade pós-moderna representam modos de conhecimento e processos qualitativamente diferentes dos necessários em épocas anteriores. A partir de alguns exemplos situados na realidade australiana, defende-se a ideia de que as escolas, os professores e os alunos jovens podem adoptar formas de conhecimento, no sentido de Habermas, no desenvolvimento de novas numeracias para exercerem uma cidadania informada e actual. Defende-se a ideia de que os alunos precisam de desenvolver novas formas de numeracias, incluindo numeracia crítica, se se pretende que sejam cidadãos competentes e confiantes nas sociedades pós-modernas. |
id |
RCAP_5356ea4aabd1bc6e9dbf4cc78bc725fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22747 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Citizenship and Numeracy: Implications for Youth, Employment and Life Beyond the School YardCitizenship and Numeracy: Implications for Youth, Employment and Life Beyond the School YardArtigosAs formas de numeracia necessárias para a vida actual numa sociedade pós-moderna representam modos de conhecimento e processos qualitativamente diferentes dos necessários em épocas anteriores. A partir de alguns exemplos situados na realidade australiana, defende-se a ideia de que as escolas, os professores e os alunos jovens podem adoptar formas de conhecimento, no sentido de Habermas, no desenvolvimento de novas numeracias para exercerem uma cidadania informada e actual. Defende-se a ideia de que os alunos precisam de desenvolver novas formas de numeracias, incluindo numeracia crítica, se se pretende que sejam cidadãos competentes e confiantes nas sociedades pós-modernas.Forms of numeracy needed for contemporary life in postmodern society represent qualitatively different forms of knowledge and processes than those of previous times. Drawing on some examples from Australia, it is argued that schools, teachers and young students can adopt Habermas' forms of knowledge in the development of new numeracies for contemporary, informed citizenship.˚It is proposed that students need to develop new forms of numeracies, including critical numeracy, if they are to be competent and confident citizens in postmodern societies. APM - Associação de Professores de Matemática2002-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22747por2183-28380872-3915Zevenberger, Robyninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:45Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22747Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:15.523485Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Citizenship and Numeracy: Implications for Youth, Employment and Life Beyond the School Yard Citizenship and Numeracy: Implications for Youth, Employment and Life Beyond the School Yard |
title |
Citizenship and Numeracy: Implications for Youth, Employment and Life Beyond the School Yard |
spellingShingle |
Citizenship and Numeracy: Implications for Youth, Employment and Life Beyond the School Yard Zevenberger, Robyn Artigos |
title_short |
Citizenship and Numeracy: Implications for Youth, Employment and Life Beyond the School Yard |
title_full |
Citizenship and Numeracy: Implications for Youth, Employment and Life Beyond the School Yard |
title_fullStr |
Citizenship and Numeracy: Implications for Youth, Employment and Life Beyond the School Yard |
title_full_unstemmed |
Citizenship and Numeracy: Implications for Youth, Employment and Life Beyond the School Yard |
title_sort |
Citizenship and Numeracy: Implications for Youth, Employment and Life Beyond the School Yard |
author |
Zevenberger, Robyn |
author_facet |
Zevenberger, Robyn |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zevenberger, Robyn |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
As formas de numeracia necessárias para a vida actual numa sociedade pós-moderna representam modos de conhecimento e processos qualitativamente diferentes dos necessários em épocas anteriores. A partir de alguns exemplos situados na realidade australiana, defende-se a ideia de que as escolas, os professores e os alunos jovens podem adoptar formas de conhecimento, no sentido de Habermas, no desenvolvimento de novas numeracias para exercerem uma cidadania informada e actual. Defende-se a ideia de que os alunos precisam de desenvolver novas formas de numeracias, incluindo numeracia crítica, se se pretende que sejam cidadãos competentes e confiantes nas sociedades pós-modernas. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-06-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22747 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130477958791168 |