Citizenship and Numeracy: Implications for Youth, Employment and Life Beyond the School Yard

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zevenberger, Robyn
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22747
Resumo: As formas de numeracia necessárias para a vida actual numa sociedade pós-moderna representam modos de conhecimento e processos qualitativamente diferentes dos necessários em épocas anteriores. A partir de alguns exemplos situados na realidade australiana, defende-se a ideia de que as escolas, os professores e os alunos jovens podem adoptar formas de conhecimento, no sentido de Habermas, no desenvolvimento de novas numeracias para exercerem uma cidadania informada e actual. Defende-se a ideia de que os alunos precisam de desenvolver novas formas de numeracias, incluindo numeracia crítica, se se pretende que sejam cidadãos competentes e confiantes nas sociedades pós-modernas.
id RCAP_5356ea4aabd1bc6e9dbf4cc78bc725fa
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22747
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Citizenship and Numeracy: Implications for Youth, Employment and Life Beyond the School YardCitizenship and Numeracy: Implications for Youth, Employment and Life Beyond the School YardArtigosAs formas de numeracia necessárias para a vida actual numa sociedade pós-moderna representam modos de conhecimento e processos qualitativamente diferentes dos necessários em épocas anteriores. A partir de alguns exemplos situados na realidade australiana, defende-se a ideia de que as escolas, os professores e os alunos jovens podem adoptar formas de conhecimento, no sentido de Habermas, no desenvolvimento de novas numeracias para exercerem uma cidadania informada e actual. Defende-se a ideia de que os alunos precisam de desenvolver novas formas de numeracias, incluindo numeracia crítica, se se pretende que sejam cidadãos competentes e confiantes nas sociedades pós-modernas.Forms of numeracy needed for contemporary life in postmodern society represent qualitatively different forms of knowledge and processes than those of previous times. Drawing on some examples from Australia, it is argued that schools, teachers and young students can adopt Habermas' forms of knowledge in the development of new numeracies for contemporary, informed citizenship.˚It is proposed that students need to develop new forms of numeracies, including critical numeracy, if they are to be competent and confident citizens in postmodern societies. APM - Associação de Professores de Matemática2002-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22747por2183-28380872-3915Zevenberger, Robyninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:45Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22747Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:15.523485Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Citizenship and Numeracy: Implications for Youth, Employment and Life Beyond the School Yard
Citizenship and Numeracy: Implications for Youth, Employment and Life Beyond the School Yard
title Citizenship and Numeracy: Implications for Youth, Employment and Life Beyond the School Yard
spellingShingle Citizenship and Numeracy: Implications for Youth, Employment and Life Beyond the School Yard
Zevenberger, Robyn
Artigos
title_short Citizenship and Numeracy: Implications for Youth, Employment and Life Beyond the School Yard
title_full Citizenship and Numeracy: Implications for Youth, Employment and Life Beyond the School Yard
title_fullStr Citizenship and Numeracy: Implications for Youth, Employment and Life Beyond the School Yard
title_full_unstemmed Citizenship and Numeracy: Implications for Youth, Employment and Life Beyond the School Yard
title_sort Citizenship and Numeracy: Implications for Youth, Employment and Life Beyond the School Yard
author Zevenberger, Robyn
author_facet Zevenberger, Robyn
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zevenberger, Robyn
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description As formas de numeracia necessárias para a vida actual numa sociedade pós-moderna representam modos de conhecimento e processos qualitativamente diferentes dos necessários em épocas anteriores. A partir de alguns exemplos situados na realidade australiana, defende-se a ideia de que as escolas, os professores e os alunos jovens podem adoptar formas de conhecimento, no sentido de Habermas, no desenvolvimento de novas numeracias para exercerem uma cidadania informada e actual. Defende-se a ideia de que os alunos precisam de desenvolver novas formas de numeracias, incluindo numeracia crítica, se se pretende que sejam cidadãos competentes e confiantes nas sociedades pós-modernas.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22747
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130477958791168