Relação entre regulação para a aprendizagem e perceção de clima de sala de aula em função do desempenho académico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Filipa Silva de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3073
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_5366cfe0f6cf76d49ad041d49a2b9ec9
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3073
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre regulação para a aprendizagem e perceção de clima de sala de aula em função do desempenho académicoRelation between regulation for learning and classroom climate perception towards academic performanceRegulação para a aprendizagemClima de sala de aulaDesempenho académicoLearning regulationClassroom climateAcademic performanceDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioNeste estudo tentou-se perceber se existe uma relação entre a regulação para a aprendizagem dos alunos do 4º ano de escolaridade e as suas perceções de clima de sala de aula, bem como o papel do desempenho académico. Participaram neste estudo 164 alunos pertencentes a cinco escolas da área de Lisboa. Como instrumentos utilizaram-se três questionários para medir a regulação para a aprendizagem dos alunos, a sua perceção do feedback do professor e do clima de sala de aula; os professores preencheram um questionário relativo ao desempenho académico dos seus alunos. Concluiu-se que níveis de regulação para a aprendizagem mais intrínsecos se relacionam com as perceções dos participantes face ao suporte do professor e dos colegas, as suas atitudes face à aprendizagem e encararem o clima de sala de aula como cooperativo; perceções de clima de sala de aula competitivo correlacionam-se positivamente com tipos de regulação mais extrínsecos. Verificou-se também que alunos com um desempenho elevado possuem níveis de regulação para a aprendizagem mais intrínsecos e o suporte por parte do professor é percecionado como mais positivo; se os alunos possuem um desempenho académico baixo, percecionam as dinâmicas de sala de aula como competitivas. Percebeu-se também que se os participantes percecionarem o feedback do professor como focado no processo terão uma regulação para a aprendizagem mais intrínseca; se percecionarem o feedback como focado nos seus resultados, mais demorado, administrado perante toda a turma e de forma comparativa entre os alunos, as suas regulações serão mais extrínsecas.ABSTRACT: In this study the main goal was to understand if there is a link between learning regulation for students in the 4th grade and their perceptions of classroom climate, along with academic performance role. 164 students participated in this study, whom attend five schools in the Lisbon area. As for instruments we used three questionnaires to measure learning regulation, their perception of the teacher’s feedback and classroom climate; teachers filled a questionnair concerning their students’ academic performance. It was concluded that the most intrinsic types of regulation for learning relate with the participants’ perception of their teacher’s and colleagues’ support, their attitudes towards learning and facing classroom climate as cooperative; perceptions of classroom climate as competitive correlate positively with most types of extrinsic regulation. It was also found that students with higher levels of performance have most intrinsic types of regulation towards learning and percieve their teacher’s support has more positive; if students have a low academic performance, they percept classroom dynamics as competitive. Also noticed that if the participants percept the teacher’s feedback as focused on the process they will have most intrinsic types of regulated for learning; if they percept feedback as focused on their results, and not given immediately, as well as administrated before the whole class and comparatively among students, their regulations for learning are more extrinsic.Monteiro, VeraRepositório do ISPARibeiro, Ana Filipa Silva de2014-09-20T09:48:59Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3073201096994porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:57Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3073Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:59.659573Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre regulação para a aprendizagem e perceção de clima de sala de aula em função do desempenho académico
Relation between regulation for learning and classroom climate perception towards academic performance
title Relação entre regulação para a aprendizagem e perceção de clima de sala de aula em função do desempenho académico
spellingShingle Relação entre regulação para a aprendizagem e perceção de clima de sala de aula em função do desempenho académico
Ribeiro, Ana Filipa Silva de
Regulação para a aprendizagem
Clima de sala de aula
Desempenho académico
Learning regulation
Classroom climate
Academic performance
title_short Relação entre regulação para a aprendizagem e perceção de clima de sala de aula em função do desempenho académico
title_full Relação entre regulação para a aprendizagem e perceção de clima de sala de aula em função do desempenho académico
title_fullStr Relação entre regulação para a aprendizagem e perceção de clima de sala de aula em função do desempenho académico
title_full_unstemmed Relação entre regulação para a aprendizagem e perceção de clima de sala de aula em função do desempenho académico
title_sort Relação entre regulação para a aprendizagem e perceção de clima de sala de aula em função do desempenho académico
author Ribeiro, Ana Filipa Silva de
author_facet Ribeiro, Ana Filipa Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Vera
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ana Filipa Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Regulação para a aprendizagem
Clima de sala de aula
Desempenho académico
Learning regulation
Classroom climate
Academic performance
topic Regulação para a aprendizagem
Clima de sala de aula
Desempenho académico
Learning regulation
Classroom climate
Academic performance
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-20T09:48:59Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3073
201096994
url http://hdl.handle.net/10400.12/3073
identifier_str_mv 201096994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130071639785472