Disrupção escolar, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e clima de sala de aula em matemática : Que relações?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Tatiana Raquel Augusto de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3655
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Superior
id RCAP_84af019316b9441b5d229bd9b2ed500b
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3655
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Disrupção escolar, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e clima de sala de aula em matemática : Que relações?Comportamentos disruptivosDesempenho académicoRegulação para a aprendizagemClima de sala de aulaMatemáticaDisruptive behaviorAcademic performanceLearning regulationClassroom climateMathematicsDissertação de mestrado apresentada ao ISPA - Instituto SuperiorEste estudo teve como objectivo analisar a relação entre comportamentos disruptivos, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e percepção de clima de sala de aula em alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, tendo como interesse particular a disciplina de Matemática. Para tal, participaram 147 alunos do 3º Ciclo com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos. A partir dos resultados obtidos neste estudo constata-se que: 1) os alunos que se percepcionam como menos disruptivos apresentam uma regulação para a aprendizagem mais intrínseca, revelam ter uma percepção do clima de sala de aula mais positiva e têm melhor desempenho académico que os seus colegas que se percepcionam como mais disruptivos; 2) existe uma correlação positiva e significativa entre a percepção do clima de sala de aula positivo e níveis de regulação para a aprendizagem mais intrínsecos; 3) os alunos com melhor desempenho académico apresentam uma percepção de clima de sala de aula mais positiva e níveis de regulação para a aprendizagem mais intrínsecos.ABSTRACT------This study aimed to analyze the relationship between disruptive behavior, academic performance, regulation for learning and perceptions of the classroom climate within 3rd cycle of basic education students, with particular interest to the discipline of Mathematics. To this end, the study relies on a sample of 147 participants with ages between 11 and 16 years old. From the results obtained in this study it is observed that: 1) students who perceive themselves as less disruptive reveal a more intrinsic regulation for learning, display a perception of the climate of the classroom as more positive and have better academic performance than students who perceive themselves as more disruptive; 2) there is a positive and significant correlation between the perception of a positive classroom climate and more intrinsic regulation levels for learning; 3) students with better academic performance perceive the classroom climate as more positive and reveal more intrinsic regulation levels for learning.Monteiro, VeraRepositório do ISPAJesus, Tatiana Raquel Augusto de2015-05-15T19:21:45Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3655201096056porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:29Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:32.325277Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Disrupção escolar, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e clima de sala de aula em matemática : Que relações?
title Disrupção escolar, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e clima de sala de aula em matemática : Que relações?
spellingShingle Disrupção escolar, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e clima de sala de aula em matemática : Que relações?
Jesus, Tatiana Raquel Augusto de
Comportamentos disruptivos
Desempenho académico
Regulação para a aprendizagem
Clima de sala de aula
Matemática
Disruptive behavior
Academic performance
Learning regulation
Classroom climate
Mathematics
title_short Disrupção escolar, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e clima de sala de aula em matemática : Que relações?
title_full Disrupção escolar, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e clima de sala de aula em matemática : Que relações?
title_fullStr Disrupção escolar, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e clima de sala de aula em matemática : Que relações?
title_full_unstemmed Disrupção escolar, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e clima de sala de aula em matemática : Que relações?
title_sort Disrupção escolar, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e clima de sala de aula em matemática : Que relações?
author Jesus, Tatiana Raquel Augusto de
author_facet Jesus, Tatiana Raquel Augusto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Vera
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Tatiana Raquel Augusto de
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamentos disruptivos
Desempenho académico
Regulação para a aprendizagem
Clima de sala de aula
Matemática
Disruptive behavior
Academic performance
Learning regulation
Classroom climate
Mathematics
topic Comportamentos disruptivos
Desempenho académico
Regulação para a aprendizagem
Clima de sala de aula
Matemática
Disruptive behavior
Academic performance
Learning regulation
Classroom climate
Mathematics
description Dissertação de mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Superior
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2015-05-15T19:21:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3655
201096056
url http://hdl.handle.net/10400.12/3655
identifier_str_mv 201096056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130076346843136