A relação entre o desempenho académico, a percepção do clima de sala de aula, as emoções e as percepções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marisa Catarina Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3044
Resumo: O ambiente académico apresenta-se como um contexto multidimensional, que interage com inúmeros fatores de ordem contextual, social e pessoal que possuem uma relação determinante no desenvolvimento de qualquer jovem. Deste modo, o presente estudo, pretende conhecer um pouco mais deste contexto multidimensional e compreender detalhadamente a relação existente entre variáveis como o desempenho académico, a perceção do clima de sala de aula de matemática, as auto-perceções e as emoções experienciadas em ambiente sala de aula. Para a análise destas relações, este estudo contou com a participação de 717 alunos do 7º ano de escolaridade, que responderam à escala adaptada de emoções de realização (AEQ), escala de autoconceito e auto-estima e à escala de perceção do clima de sala de aula a matemática. Os resultados obtidos no presente estudo, permitem afirmar que o desempenho académico se encontra associado à perceção do clima sala de aula global e à perceção do suporte social proveniente dos professores ou colegas, relacionando-se ainda com o autoconceito académico, social e de apresentação, bem como com as emoções. Constatou-se ainda uma relação entre as emoções, a auto-estima e o autoconceito, sendo possível afirmar que uma elevada auto-estima ou elevado autoconceito académico dos alunos se associam às emoções positivas, enquanto as emoções negativas se associam predominantemente ao desempenho académico negativo, à baixa auto-estima e ao baixo autoconceito académico dos alunos.
id RCAP_515c8c9b49cce84b94cfcc097ea1cb5f
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3044
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação entre o desempenho académico, a percepção do clima de sala de aula, as emoções e as percepçõesDesempenho académicoEmoçõesAutoconceitoAuto-estimaClima de sala de aulaAcademic performanceEmotionsSelf-conceptSelf-esteemClassroom environmentO ambiente académico apresenta-se como um contexto multidimensional, que interage com inúmeros fatores de ordem contextual, social e pessoal que possuem uma relação determinante no desenvolvimento de qualquer jovem. Deste modo, o presente estudo, pretende conhecer um pouco mais deste contexto multidimensional e compreender detalhadamente a relação existente entre variáveis como o desempenho académico, a perceção do clima de sala de aula de matemática, as auto-perceções e as emoções experienciadas em ambiente sala de aula. Para a análise destas relações, este estudo contou com a participação de 717 alunos do 7º ano de escolaridade, que responderam à escala adaptada de emoções de realização (AEQ), escala de autoconceito e auto-estima e à escala de perceção do clima de sala de aula a matemática. Os resultados obtidos no presente estudo, permitem afirmar que o desempenho académico se encontra associado à perceção do clima sala de aula global e à perceção do suporte social proveniente dos professores ou colegas, relacionando-se ainda com o autoconceito académico, social e de apresentação, bem como com as emoções. Constatou-se ainda uma relação entre as emoções, a auto-estima e o autoconceito, sendo possível afirmar que uma elevada auto-estima ou elevado autoconceito académico dos alunos se associam às emoções positivas, enquanto as emoções negativas se associam predominantemente ao desempenho académico negativo, à baixa auto-estima e ao baixo autoconceito académico dos alunos.ABSTRACT: The academic environment presents itself as a multi-dimensional context that interacts with numerous con-textual, social and personal factors which have a decisive relationship in the development of any young person. This study aims to learn a little more of this multi-dimensional context and understand, in detail, the relationship between variables such as, the academic performance, the perception of mathematics classroom environment, the self-perceptions and emotions experienced in the classroom environment setting. To analyze these relationships, this study involved the participation of 717 seventh grade students who responded to the modified Academic Emotions Questionary (AEQ), self-concept and self-esteem scale and mathematics classroom environment perception scale. The results obtained in this study allow to state that the academic performance is associated with the global perception of classroom environment and the perception of the social support originating from teachers or peers. The academic performance also relates with academic, social and self-presentation concepts as well as with emotions. It was further observed a relationship between emotions, self-esteem and self-concept, allowing us to state that a high self-esteem or a high academic self-concept of the students is associated with positive emotions, whereas the negative emotions are predominantly associated to a negative academic performance, low self-esteem and low academic self-concept of the students.Repositório do ISPAPereira, Marisa Catarina Rodrigues2014-09-10T16:38:07Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3044201082985porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:55Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3044Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:57.970531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre o desempenho académico, a percepção do clima de sala de aula, as emoções e as percepções
title A relação entre o desempenho académico, a percepção do clima de sala de aula, as emoções e as percepções
spellingShingle A relação entre o desempenho académico, a percepção do clima de sala de aula, as emoções e as percepções
Pereira, Marisa Catarina Rodrigues
Desempenho académico
Emoções
Autoconceito
Auto-estima
Clima de sala de aula
Academic performance
Emotions
Self-concept
Self-esteem
Classroom environment
title_short A relação entre o desempenho académico, a percepção do clima de sala de aula, as emoções e as percepções
title_full A relação entre o desempenho académico, a percepção do clima de sala de aula, as emoções e as percepções
title_fullStr A relação entre o desempenho académico, a percepção do clima de sala de aula, as emoções e as percepções
title_full_unstemmed A relação entre o desempenho académico, a percepção do clima de sala de aula, as emoções e as percepções
title_sort A relação entre o desempenho académico, a percepção do clima de sala de aula, as emoções e as percepções
author Pereira, Marisa Catarina Rodrigues
author_facet Pereira, Marisa Catarina Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Marisa Catarina Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho académico
Emoções
Autoconceito
Auto-estima
Clima de sala de aula
Academic performance
Emotions
Self-concept
Self-esteem
Classroom environment
topic Desempenho académico
Emoções
Autoconceito
Auto-estima
Clima de sala de aula
Academic performance
Emotions
Self-concept
Self-esteem
Classroom environment
description O ambiente académico apresenta-se como um contexto multidimensional, que interage com inúmeros fatores de ordem contextual, social e pessoal que possuem uma relação determinante no desenvolvimento de qualquer jovem. Deste modo, o presente estudo, pretende conhecer um pouco mais deste contexto multidimensional e compreender detalhadamente a relação existente entre variáveis como o desempenho académico, a perceção do clima de sala de aula de matemática, as auto-perceções e as emoções experienciadas em ambiente sala de aula. Para a análise destas relações, este estudo contou com a participação de 717 alunos do 7º ano de escolaridade, que responderam à escala adaptada de emoções de realização (AEQ), escala de autoconceito e auto-estima e à escala de perceção do clima de sala de aula a matemática. Os resultados obtidos no presente estudo, permitem afirmar que o desempenho académico se encontra associado à perceção do clima sala de aula global e à perceção do suporte social proveniente dos professores ou colegas, relacionando-se ainda com o autoconceito académico, social e de apresentação, bem como com as emoções. Constatou-se ainda uma relação entre as emoções, a auto-estima e o autoconceito, sendo possível afirmar que uma elevada auto-estima ou elevado autoconceito académico dos alunos se associam às emoções positivas, enquanto as emoções negativas se associam predominantemente ao desempenho académico negativo, à baixa auto-estima e ao baixo autoconceito académico dos alunos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-10T16:38:07Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3044
201082985
url http://hdl.handle.net/10400.12/3044
identifier_str_mv 201082985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130070878519296