PENSAMENTO CRÍTICO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CONSTRUÇÃO DE CAPACIDADES NA PRÁTICA PROFISSIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e899 |
Resumo: | Introdução: A mudança na formação dos profissionais de saúde, dentre esses os enfermeiros, tem se tornado urgente em função de diversos determinantes sociais, ambientais, epidemiológicos e de saúde. A constituição do pensamento crítico na prática profissional, na perspectiva dialética, promovendo a emancipação dos sujeitos durante a formação, torna-se potente e fortalece as iniciativas de enfrentamento dos desafios contemporâneos e societários. Objetivo: analisar a representação dos docentes, preceptores e estudantes sobre a constituição das capacidades na prática profissional do enfermeiro por meio do pensamento crítico ao desenvolver o perfil de competência durante a formação. Métodos: qualitativo, entrevista com 24 professores, 09 preceptores e 15 estudantes para reconstrução do perfil de competência na 1ª fase da coleta de dados e oficina de trabalho na 2ª fase para validação do perfil, identificação de desafios e propostas. Utilizou-se o discurso do sujeito coletivo na análise das entrevistas e o referencial de competência holística na reconstrução do perfil. Resultados: Percebe-se que, a proposta curricular trabalha para além de tomar decisões certas e pautadas em evidências. Há de considerar as diversas visões sobre as situações, reconhecer como cada estudante reage, identifica e trabalha com suas emoções, constrói diálogo entre os pares, trabalha coletivamente na resolução dos problemas sempre de forma corresponsável e ética. Há o desafio da descontrução da competividade e individualismo a serem analisados e superados. Conclusões: as estratégias de investigação, por meio de entrevistas e da oficina de trabalho, ao proporcionar um espaço de reflexão e diálogo, possibilitou a delimitação de quais as capacidades mobilizadas na prática, estabelecidas no perfil de competência do profissional a ser formado na instituição, e como desenvolvê-las por meio do pensamento crítico. |
id |
RCAP_53670e91538fac146327c9ccc0488b62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/899 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
PENSAMENTO CRÍTICO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CONSTRUÇÃO DE CAPACIDADES NA PRÁTICA PROFISSIONALCRITICAL THINKING IN NURSING TRAINING: CAPACITY BUILDING IN PROFESSIONAL PRACTICEThinkingQualitative researchCompetency-Based EducationCurriculumNursesPensamentoPesquisa qualitativaEducação baseada em competênciasCurrículoEnfermeirosIntrodução: A mudança na formação dos profissionais de saúde, dentre esses os enfermeiros, tem se tornado urgente em função de diversos determinantes sociais, ambientais, epidemiológicos e de saúde. A constituição do pensamento crítico na prática profissional, na perspectiva dialética, promovendo a emancipação dos sujeitos durante a formação, torna-se potente e fortalece as iniciativas de enfrentamento dos desafios contemporâneos e societários. Objetivo: analisar a representação dos docentes, preceptores e estudantes sobre a constituição das capacidades na prática profissional do enfermeiro por meio do pensamento crítico ao desenvolver o perfil de competência durante a formação. Métodos: qualitativo, entrevista com 24 professores, 09 preceptores e 15 estudantes para reconstrução do perfil de competência na 1ª fase da coleta de dados e oficina de trabalho na 2ª fase para validação do perfil, identificação de desafios e propostas. Utilizou-se o discurso do sujeito coletivo na análise das entrevistas e o referencial de competência holística na reconstrução do perfil. Resultados: Percebe-se que, a proposta curricular trabalha para além de tomar decisões certas e pautadas em evidências. Há de considerar as diversas visões sobre as situações, reconhecer como cada estudante reage, identifica e trabalha com suas emoções, constrói diálogo entre os pares, trabalha coletivamente na resolução dos problemas sempre de forma corresponsável e ética. Há o desafio da descontrução da competividade e individualismo a serem analisados e superados. Conclusões: as estratégias de investigação, por meio de entrevistas e da oficina de trabalho, ao proporcionar um espaço de reflexão e diálogo, possibilitou a delimitação de quais as capacidades mobilizadas na prática, estabelecidas no perfil de competência do profissional a ser formado na instituição, e como desenvolvê-las por meio do pensamento crítico.Introduction: The change in health’s professionals training, including nurses, has become urgent due to various social, environmental, epidemiological and health determinants. The constitution of critical thinking in professional practice, from a dialectical perspective, promoting the emancipation of subjects during training, becomes powerful and strengthens the initiatives to face contemporary and societal challenges. Objective: to analyze the representation of teachers, preceptors, and students about the constitution of capabilities in nurses’ professional practice through critical thinking when developing the competence profile during training. Methods: qualitative, interview with 24 professors, 09 preceptors and 15 students for reconstruction of the competence profile in the 1st phase of data collection and in the 2nd phase workshop for validation of profile, identification of challenges and proposals. The collective subject discourse was used to analyze the interviews and the referential of holistic competence in the reconstruction of the profile. Results: It is deduced that, the curriculum proposal works beyond making certain and evidence-based decisions. It is necessary to consider the different views of situations, recognize how each student reacts, identifies and works with his emotions, builds dialogue among peers, and works collectively to solve problems, always in a co-responsible and ethical way. There is the challenge of deconstructing competitiveness and individualism to be analyzed and overcome. Conclusions: the research strategies, through interviews and the workshop, by providing a space for reflection and dialogue, enabled the delimitation of which capabilities are mobilized in practice, established in the competence profile of the professional to be trained in the institution, and how to develop them through critical thinking.Ludomedia2023-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e899https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e899New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Qualitative Research in Education; e899New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigación Cualitativa en Educación; e899New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigação Qualitativa em Educação; e8992184-777010.36367/ntqr.17.2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/899https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/899/928Mara Quaglio ChirelliMara Regina Lemes de Sordiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T07:02:11Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:34:03.106794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PENSAMENTO CRÍTICO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CONSTRUÇÃO DE CAPACIDADES NA PRÁTICA PROFISSIONAL CRITICAL THINKING IN NURSING TRAINING: CAPACITY BUILDING IN PROFESSIONAL PRACTICE |
title |
PENSAMENTO CRÍTICO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CONSTRUÇÃO DE CAPACIDADES NA PRÁTICA PROFISSIONAL |
spellingShingle |
PENSAMENTO CRÍTICO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CONSTRUÇÃO DE CAPACIDADES NA PRÁTICA PROFISSIONAL Mara Quaglio Chirelli Thinking Qualitative research Competency-Based Education Curriculum Nurses Pensamento Pesquisa qualitativa Educação baseada em competências Currículo Enfermeiros |
title_short |
PENSAMENTO CRÍTICO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CONSTRUÇÃO DE CAPACIDADES NA PRÁTICA PROFISSIONAL |
title_full |
PENSAMENTO CRÍTICO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CONSTRUÇÃO DE CAPACIDADES NA PRÁTICA PROFISSIONAL |
title_fullStr |
PENSAMENTO CRÍTICO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CONSTRUÇÃO DE CAPACIDADES NA PRÁTICA PROFISSIONAL |
title_full_unstemmed |
PENSAMENTO CRÍTICO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CONSTRUÇÃO DE CAPACIDADES NA PRÁTICA PROFISSIONAL |
title_sort |
PENSAMENTO CRÍTICO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CONSTRUÇÃO DE CAPACIDADES NA PRÁTICA PROFISSIONAL |
author |
Mara Quaglio Chirelli |
author_facet |
Mara Quaglio Chirelli Mara Regina Lemes de Sordi |
author_role |
author |
author2 |
Mara Regina Lemes de Sordi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mara Quaglio Chirelli Mara Regina Lemes de Sordi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Thinking Qualitative research Competency-Based Education Curriculum Nurses Pensamento Pesquisa qualitativa Educação baseada em competências Currículo Enfermeiros |
topic |
Thinking Qualitative research Competency-Based Education Curriculum Nurses Pensamento Pesquisa qualitativa Educação baseada em competências Currículo Enfermeiros |
description |
Introdução: A mudança na formação dos profissionais de saúde, dentre esses os enfermeiros, tem se tornado urgente em função de diversos determinantes sociais, ambientais, epidemiológicos e de saúde. A constituição do pensamento crítico na prática profissional, na perspectiva dialética, promovendo a emancipação dos sujeitos durante a formação, torna-se potente e fortalece as iniciativas de enfrentamento dos desafios contemporâneos e societários. Objetivo: analisar a representação dos docentes, preceptores e estudantes sobre a constituição das capacidades na prática profissional do enfermeiro por meio do pensamento crítico ao desenvolver o perfil de competência durante a formação. Métodos: qualitativo, entrevista com 24 professores, 09 preceptores e 15 estudantes para reconstrução do perfil de competência na 1ª fase da coleta de dados e oficina de trabalho na 2ª fase para validação do perfil, identificação de desafios e propostas. Utilizou-se o discurso do sujeito coletivo na análise das entrevistas e o referencial de competência holística na reconstrução do perfil. Resultados: Percebe-se que, a proposta curricular trabalha para além de tomar decisões certas e pautadas em evidências. Há de considerar as diversas visões sobre as situações, reconhecer como cada estudante reage, identifica e trabalha com suas emoções, constrói diálogo entre os pares, trabalha coletivamente na resolução dos problemas sempre de forma corresponsável e ética. Há o desafio da descontrução da competividade e individualismo a serem analisados e superados. Conclusões: as estratégias de investigação, por meio de entrevistas e da oficina de trabalho, ao proporcionar um espaço de reflexão e diálogo, possibilitou a delimitação de quais as capacidades mobilizadas na prática, estabelecidas no perfil de competência do profissional a ser formado na instituição, e como desenvolvê-las por meio do pensamento crítico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e899 https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e899 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/899 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/899/928 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Qualitative Research in Education; e899 New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigación Cualitativa en Educación; e899 New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigação Qualitativa em Educação; e899 2184-7770 10.36367/ntqr.17.2023 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133606162989056 |