A influência dos videojogos no rendimento escolar dos alunos: uma experiência no 2º e 3º ciclo do ensino básico
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/14371 |
Resumo: | Este artigo integra-se na perspectiva do conceito de Edutainment, ao associar a educação e entretenimento através do uso dos videojogos no ensinoaprendizagem. Procuramos contribuir para o esclarecimento da relação do uso dos videojogos e rendimento escolar. A investigação decorreu ao longo do ano lectivo 2009/2010 numa escola básica, com alunos do 2º e 3º ciclos. Optamos pela metodologia de survey, visando averiguar os hábitos de estudo e de jogo dos alunos, a relação com o rendimento académico, e observar as atitudes e comportamentos no uso do videojogo Campus – Vida Universitária. Os resultados mostram que a generalidade dos alunos são utilizadores assíduos de videojogos, e que este uso não é prejudicial para a aprendizagem. No entanto, as atitudes perante o jogo divergem consoante o rendimento escolar: os alunos de rendimento escolar mais elevados têm mais autonomia, interesse e concentração nas tarefas, podendo concluir-se que estas duas práticas aliadas – estudar e jogar – se complementam. |
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