Transformação digital e inclusão digital: um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Elena Bettencourt
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Loureiro, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10261
Resumo: Os múltiplos benefícios das tecnologias digitais para o desenvolvimento humano tornam a inclusão digital uma necessidade na sociedade contemporânea. Neste artigo apresentamos um estudo exploratório sobre “Inclusão Digital”, tendo como referência empírica a investigação sobre as competências digitais de adultos/as pouco qualificados/as e em situação de desemprego que frequentam ações de formação profissional de dupla certificação, tendo por base o reforço da literacia digital e das competências digitais, imprescindíveis ao exercício de uma cidadania mais ativa e participativa, que lhes permita estar incluídos socialmente. A investigação teve uma perspetiva metodológica qualitativa apoiada na análise documental, no questionário de diagnóstico e no focus group. Os resultados evidenciam que o uso efetivo das tecnologias digitais está aquém das suas potencialidades, reforçando a ideia de que a inclusão digital é mais do que a mera utilização destas ferramentas e realçando a importância da literacia digital para uma eficiente apropriação e mobilização das tecnologias digitais no quotidiano de forma autónoma e responsável
id RCAP_53859083782136392b3416fdb8884878
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10261
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transformação digital e inclusão digital: um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFAEducação e formação de adultosInclusão socialInclusão digitalCompetências digitaisTransformação digitalAdult education and trainingSocial inclusionDigital inclusionDigital skillsDigital transformationOs múltiplos benefícios das tecnologias digitais para o desenvolvimento humano tornam a inclusão digital uma necessidade na sociedade contemporânea. Neste artigo apresentamos um estudo exploratório sobre “Inclusão Digital”, tendo como referência empírica a investigação sobre as competências digitais de adultos/as pouco qualificados/as e em situação de desemprego que frequentam ações de formação profissional de dupla certificação, tendo por base o reforço da literacia digital e das competências digitais, imprescindíveis ao exercício de uma cidadania mais ativa e participativa, que lhes permita estar incluídos socialmente. A investigação teve uma perspetiva metodológica qualitativa apoiada na análise documental, no questionário de diagnóstico e no focus group. Os resultados evidenciam que o uso efetivo das tecnologias digitais está aquém das suas potencialidades, reforçando a ideia de que a inclusão digital é mais do que a mera utilização destas ferramentas e realçando a importância da literacia digital para uma eficiente apropriação e mobilização das tecnologias digitais no quotidiano de forma autónoma e responsávelThe multiple benefits of digital technologies for human development make digital inclusion a necessity in contemporary society. In this paper we present an exploratory study on Digital Inclusion, having as an empirical reference the research on the digital skills of low qualified and unemployed adults who attend double certification professional training actions, based on the reinforcement of digital literacy and digital competences, essential for the exercise of a more active and participatory citizenship, which allows them to be socially included. The research had a qualitative methodological perspective supported by documentary analysis, the diagnostic questionnaire and the focus group. The results show that the effective use of digital technologies is below its potential, reinforcing the idea that digital inclusion is more than the mere use of these tools and emphasizing the importance of digital literacy for an efficient appropriation and mobilization of digital technologies in autonomously and responsibly.Revista UIIPSRepositório AbertoMartins, Elena BettencourtLoureiro, Ana2020-12-10T15:03:01Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10261porMartins, E. B., Loureiro, A. (2020). TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA, Revista UIIPS- Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, 8 (2), 81-101.2182-960810.25746/ruiips.v8.i2.20668info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:41Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10261Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:54.075057Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transformação digital e inclusão digital: um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA
title Transformação digital e inclusão digital: um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA
spellingShingle Transformação digital e inclusão digital: um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA
Martins, Elena Bettencourt
Educação e formação de adultos
Inclusão social
Inclusão digital
Competências digitais
Transformação digital
Adult education and training
Social inclusion
Digital inclusion
Digital skills
Digital transformation
title_short Transformação digital e inclusão digital: um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA
title_full Transformação digital e inclusão digital: um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA
title_fullStr Transformação digital e inclusão digital: um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA
title_full_unstemmed Transformação digital e inclusão digital: um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA
title_sort Transformação digital e inclusão digital: um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA
author Martins, Elena Bettencourt
author_facet Martins, Elena Bettencourt
Loureiro, Ana
author_role author
author2 Loureiro, Ana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Elena Bettencourt
Loureiro, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e formação de adultos
Inclusão social
Inclusão digital
Competências digitais
Transformação digital
Adult education and training
Social inclusion
Digital inclusion
Digital skills
Digital transformation
topic Educação e formação de adultos
Inclusão social
Inclusão digital
Competências digitais
Transformação digital
Adult education and training
Social inclusion
Digital inclusion
Digital skills
Digital transformation
description Os múltiplos benefícios das tecnologias digitais para o desenvolvimento humano tornam a inclusão digital uma necessidade na sociedade contemporânea. Neste artigo apresentamos um estudo exploratório sobre “Inclusão Digital”, tendo como referência empírica a investigação sobre as competências digitais de adultos/as pouco qualificados/as e em situação de desemprego que frequentam ações de formação profissional de dupla certificação, tendo por base o reforço da literacia digital e das competências digitais, imprescindíveis ao exercício de uma cidadania mais ativa e participativa, que lhes permita estar incluídos socialmente. A investigação teve uma perspetiva metodológica qualitativa apoiada na análise documental, no questionário de diagnóstico e no focus group. Os resultados evidenciam que o uso efetivo das tecnologias digitais está aquém das suas potencialidades, reforçando a ideia de que a inclusão digital é mais do que a mera utilização destas ferramentas e realçando a importância da literacia digital para uma eficiente apropriação e mobilização das tecnologias digitais no quotidiano de forma autónoma e responsável
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10T15:03:01Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10261
url http://hdl.handle.net/10400.2/10261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, E. B., Loureiro, A. (2020). TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA, Revista UIIPS- Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, 8 (2), 81-101.
2182-9608
10.25746/ruiips.v8.i2.20668
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista UIIPS
publisher.none.fl_str_mv Revista UIIPS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135084912050176