TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3004 |
Resumo: | Os múltiplos benefícios das tecnologias digitais para o desenvolvimento humano tornam a inclusão digital uma necessidade na sociedade contemporânea. Neste artigo apresentamos um estudo exploratório sobre “Inclusão Digital”, tendo como referência empírica ainvestigação sobre as competências digitais de adultos/aspouco qualificados/ase em situação de desemprego que frequentam ações de formação profissional de dupla certificação, tendo por base o reforço da literacia digital e das competências digitais,imprescindíveis ao exercício de uma cidadania mais ativa e participativa, que lhes permita estar incluídos socialmente.A investigação teve uma perspetiva metodológica qualitativaapoiada na análise documental, no questionário de diagnóstico e no focus group.Os resultados evidenciam que o uso efetivo das tecnologias digitais está aquém das suas potencialidades, reforçando a ideia de que a inclusão digital é mais do que a mera utilização destas ferramentas e realçando a importância da literacia digital para uma eficiente apropriação e mobilização das tecnologias digitais no quotidiano de forma autónoma e responsável. |
id |
RCAP_9bf21e7ccdfba0ddfdda3e4df4331e34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3004 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFAeducação e formação de adultosinclusão socialinclusão digitalcompetências digitaistransformação digitaladult education and trainingsocial inclusiondigital inclusiondigital skillsdigital transformationOs múltiplos benefícios das tecnologias digitais para o desenvolvimento humano tornam a inclusão digital uma necessidade na sociedade contemporânea. Neste artigo apresentamos um estudo exploratório sobre “Inclusão Digital”, tendo como referência empírica ainvestigação sobre as competências digitais de adultos/aspouco qualificados/ase em situação de desemprego que frequentam ações de formação profissional de dupla certificação, tendo por base o reforço da literacia digital e das competências digitais,imprescindíveis ao exercício de uma cidadania mais ativa e participativa, que lhes permita estar incluídos socialmente.A investigação teve uma perspetiva metodológica qualitativaapoiada na análise documental, no questionário de diagnóstico e no focus group.Os resultados evidenciam que o uso efetivo das tecnologias digitais está aquém das suas potencialidades, reforçando a ideia de que a inclusão digital é mais do que a mera utilização destas ferramentas e realçando a importância da literacia digital para uma eficiente apropriação e mobilização das tecnologias digitais no quotidiano de forma autónoma e responsável.The multiple benefits of digital technologies for human development make digital inclusion a necessity in contemporary society. In this paper we present an exploratory study on Digital Inclusion, having as an empirical reference the research on the digital skills of low qualified and unemployed adults who attend double certification professional training actions, based on the reinforcement of digital literacy and digital competences, essential for the exercise of a more active and participatory citizenship, which allows them to be socially included. The research had a qualitative methodological perspective supported by documentary analysis, the diagnostic questionnaire and the focus group. The results show that the effective use of digital technologies is below its potential, reinforcing the idea that digital inclusion is more than the mere use of these tools and emphasizing the importance of digital literacy for an efficient appropriation and mobilization of digital technologies in autonomously and responsibly.Revista da UIIPS –Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de SantarémRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMartins, Elena BettencourtLoureiro, Ana2020-08-05T20:55:09Z2020-07-312020-07-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3004porMartins, E. B., & Loureiro, A.(2020).TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA.Edição Temática: Ciências Sociais e Humanas. Revista da UI_IPSantarém, 8(2), 81-101.2182-9608https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20668info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:27Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:52.051924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA |
title |
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA |
spellingShingle |
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA Martins, Elena Bettencourt educação e formação de adultos inclusão social inclusão digital competências digitais transformação digital adult education and training social inclusion digital inclusion digital skills digital transformation |
title_short |
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA |
title_full |
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA |
title_fullStr |
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA |
title_full_unstemmed |
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA |
title_sort |
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA |
author |
Martins, Elena Bettencourt |
author_facet |
Martins, Elena Bettencourt Loureiro, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Loureiro, Ana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Elena Bettencourt Loureiro, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação e formação de adultos inclusão social inclusão digital competências digitais transformação digital adult education and training social inclusion digital inclusion digital skills digital transformation |
topic |
educação e formação de adultos inclusão social inclusão digital competências digitais transformação digital adult education and training social inclusion digital inclusion digital skills digital transformation |
description |
Os múltiplos benefícios das tecnologias digitais para o desenvolvimento humano tornam a inclusão digital uma necessidade na sociedade contemporânea. Neste artigo apresentamos um estudo exploratório sobre “Inclusão Digital”, tendo como referência empírica ainvestigação sobre as competências digitais de adultos/aspouco qualificados/ase em situação de desemprego que frequentam ações de formação profissional de dupla certificação, tendo por base o reforço da literacia digital e das competências digitais,imprescindíveis ao exercício de uma cidadania mais ativa e participativa, que lhes permita estar incluídos socialmente.A investigação teve uma perspetiva metodológica qualitativaapoiada na análise documental, no questionário de diagnóstico e no focus group.Os resultados evidenciam que o uso efetivo das tecnologias digitais está aquém das suas potencialidades, reforçando a ideia de que a inclusão digital é mais do que a mera utilização destas ferramentas e realçando a importância da literacia digital para uma eficiente apropriação e mobilização das tecnologias digitais no quotidiano de forma autónoma e responsável. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-05T20:55:09Z 2020-07-31 2020-07-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/3004 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/3004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Martins, E. B., & Loureiro, A.(2020).TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA.Edição Temática: Ciências Sociais e Humanas. Revista da UI_IPSantarém, 8(2), 81-101. 2182-9608 https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20668 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista da UIIPS –Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista da UIIPS –Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137038316863488 |