“User-generated content” e as redes sociais : a motivação para a criação de conteúdos no facebook e a sua influência na intenção de compra de bens e serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bule, Bárbara da Silva Barrigana
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14717
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_538ed99cc09e83b53bfda4ab58ca06f1
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14717
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “User-generated content” e as redes sociais : a motivação para a criação de conteúdos no facebook e a sua influência na intenção de compra de bens e serviçosWeb 2.0User-Generated Contentelectronic Word-of-Mouthmotivaçõescredibilidadeutilidadeintenção de compramotivationscredibilityutilitypurchase intentionMestrado em MarketingO boom da tecnologia criou novas formas estimulantes de descobrir mais sobre os consumidores, de modo a criar produtos e serviços feitos à medida de cada um. Os consumidores encontram-se cada vez mais presentes no meio online e, em particular, nas redes sociais e respetivas comunidades virtuais. Assim, os consumidores, para além de absorverem a informação, também assumem o papel de criadores de conteúdos, uma vez que desenvolvem e partilham conteúdos acerca de produtos e serviços, sendo esta atividade denominada User-Generated Content (UGC). A presente investigação tem como objetivo compreender os fatores motivacionais que levam os consumidores a criar conteúdos online e como este UGC, presente no Facebook, sendo ou não considerado credível e útil, tem a capacidade, ou não, de influenciar na intenção de compra de bens e serviços, dos consumidores. O estudo desenvolvido foi de caráter quantitativo, com recurso a um inquérito online, com uma amostra de 296 inquiridos. Em termos de conclusões, verifica-se que o principal fator motivacional para a criação de UGC é o económico. O UGC é entendido como útil e credível, e os consumidores assumem que não só a sua utilidade, mas também a sua credibilidade contribuem para a intenção de compra de bens e serviços.The technology boom has created new exciting ways of learning more about consumers, in order to create products and services made to fit each one. Consumers find themselves more and more present online, particularly on social media and virtual communities. Therefore, besides absorbing the information they get in contact with, consumers also take on the role of content creators, since they develop and share content about products and services, this action being designated by User-Generated Content (UGC). The present investigation's goal is to understand the motivational facts that lead consumers to create online content, and how this UGC, present on Facebook, independently of being considered credible or useful, has the ability, or not, to influence purchase intention of goods and services. This study's methodology is quantitative and based upon an online questionnaire survey, with a sample size of 296 respondents. As refers conclusions, the study shows that the main motivational factor for the creation of UGC is economic. UGC is understood as useful and credible, and the consumers consider that its utility, but also its credibility, lead to the purchase intention of goods and services.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, Helena MartinsRepositório da Universidade de LisboaBule, Bárbara da Silva Barrigana2018-01-15T15:21:57Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14717porBule, Bárbara da Silva Barrigana (2017). "“User-generated content” e as redes sociais : a motivação para a criação de conteúdos no facebook e a sua influência na intenção de compra de bens e serviços". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:44Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14717Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:31.662664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “User-generated content” e as redes sociais : a motivação para a criação de conteúdos no facebook e a sua influência na intenção de compra de bens e serviços
title “User-generated content” e as redes sociais : a motivação para a criação de conteúdos no facebook e a sua influência na intenção de compra de bens e serviços
spellingShingle “User-generated content” e as redes sociais : a motivação para a criação de conteúdos no facebook e a sua influência na intenção de compra de bens e serviços
Bule, Bárbara da Silva Barrigana
Web 2.0
User-Generated Content
electronic Word-of-Mouth
motivações
credibilidade
utilidade
intenção de compra
motivations
credibility
utility
purchase intention
title_short “User-generated content” e as redes sociais : a motivação para a criação de conteúdos no facebook e a sua influência na intenção de compra de bens e serviços
title_full “User-generated content” e as redes sociais : a motivação para a criação de conteúdos no facebook e a sua influência na intenção de compra de bens e serviços
title_fullStr “User-generated content” e as redes sociais : a motivação para a criação de conteúdos no facebook e a sua influência na intenção de compra de bens e serviços
title_full_unstemmed “User-generated content” e as redes sociais : a motivação para a criação de conteúdos no facebook e a sua influência na intenção de compra de bens e serviços
title_sort “User-generated content” e as redes sociais : a motivação para a criação de conteúdos no facebook e a sua influência na intenção de compra de bens e serviços
author Bule, Bárbara da Silva Barrigana
author_facet Bule, Bárbara da Silva Barrigana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Helena Martins
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bule, Bárbara da Silva Barrigana
dc.subject.por.fl_str_mv Web 2.0
User-Generated Content
electronic Word-of-Mouth
motivações
credibilidade
utilidade
intenção de compra
motivations
credibility
utility
purchase intention
topic Web 2.0
User-Generated Content
electronic Word-of-Mouth
motivações
credibilidade
utilidade
intenção de compra
motivations
credibility
utility
purchase intention
description Mestrado em Marketing
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10
2017-10-01T00:00:00Z
2018-01-15T15:21:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14717
url http://hdl.handle.net/10400.5/14717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bule, Bárbara da Silva Barrigana (2017). "“User-generated content” e as redes sociais : a motivação para a criação de conteúdos no facebook e a sua influência na intenção de compra de bens e serviços". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131092873117696