A gestão da escola pública secundária do II ciclo geral BG 5186/Ganda: Um contributo para a melhoria da qualidade de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe, Ednelson Gungu Arão
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1996
Resumo: Neste trabalho, pretende-se estudar as práticas de gestão da Escola Pública Secundária II Ciclo do Ensino Geral do Município da Ganda, província de Benguela. Neste sentido, é dada particular atenção aos seguintes aspetos: a evolução da educação em Angola e do seu sistema educativo, os contributos teóricos da gestão escolar, a qualidade de ensino, a necessidade da utilização de modelos de gestão que permitam a descentralização do sistema educativo, a participação da comunidade, a autonomia na gestão das escolas e a mudança de funcionamento dos órgãos de gestão. No plano metodológico, esta investigação recorre ao paradigma quantitativo, com inquéritos por questionário dirigidos à direção da escola, aos professores, a pessoal administrativo e aos alunos que serviu para, a partir da amostra (n=166), compreender melhor a problemática em análise. A avaliação dos resultados, de forma quantitativa, deu para confrontar as ideias dos autores, com a realidade que a escola demonstra ter, além de revelar resultados importantes que abrem caminhos a futuras investigações.
id RCAP_53921285523e54eba172d75bbab98cda
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/1996
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A gestão da escola pública secundária do II ciclo geral BG 5186/Ganda: Um contributo para a melhoria da qualidade de ensinoGestão escolarEscola públicaQualidade de ensinoSchool managementPublic schoolTeaching qualityNeste trabalho, pretende-se estudar as práticas de gestão da Escola Pública Secundária II Ciclo do Ensino Geral do Município da Ganda, província de Benguela. Neste sentido, é dada particular atenção aos seguintes aspetos: a evolução da educação em Angola e do seu sistema educativo, os contributos teóricos da gestão escolar, a qualidade de ensino, a necessidade da utilização de modelos de gestão que permitam a descentralização do sistema educativo, a participação da comunidade, a autonomia na gestão das escolas e a mudança de funcionamento dos órgãos de gestão. No plano metodológico, esta investigação recorre ao paradigma quantitativo, com inquéritos por questionário dirigidos à direção da escola, aos professores, a pessoal administrativo e aos alunos que serviu para, a partir da amostra (n=166), compreender melhor a problemática em análise. A avaliação dos resultados, de forma quantitativa, deu para confrontar as ideias dos autores, com a realidade que a escola demonstra ter, além de revelar resultados importantes que abrem caminhos a futuras investigações.In this research, we intend to study the management practices of public school secondary 2 cycle of general teaching in Ganda municipality, in Benguela province. In this sense, it is given a particular attention of the following points: the evolution of education in Angola and your educational system, the theoretical contributions of school management, the quality of teaching, the necessity of use example of management which permits the decentralization of educational system, the participation of community, the change of management working organs. In the methodological plan, the investigation resort of the quantitative paradigm with a questionnaire directed to the direction of school, to the teachers, to the administrative staff and to the students which served to, from the sample (n=166), to understanding better the problematic in analysis. The evaluation of results, in the quantitative form, gave to confront the ideas of the authors, with the reality that school demonstrates having, without showing the results which open the way to futures investigations.2017-12-12T17:34:18Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1996TID:201219646porFilipe, Ednelson Gungu Arãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:10:17ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A gestão da escola pública secundária do II ciclo geral BG 5186/Ganda: Um contributo para a melhoria da qualidade de ensino
title A gestão da escola pública secundária do II ciclo geral BG 5186/Ganda: Um contributo para a melhoria da qualidade de ensino
spellingShingle A gestão da escola pública secundária do II ciclo geral BG 5186/Ganda: Um contributo para a melhoria da qualidade de ensino
Filipe, Ednelson Gungu Arão
Gestão escolar
Escola pública
Qualidade de ensino
School management
Public school
Teaching quality
title_short A gestão da escola pública secundária do II ciclo geral BG 5186/Ganda: Um contributo para a melhoria da qualidade de ensino
title_full A gestão da escola pública secundária do II ciclo geral BG 5186/Ganda: Um contributo para a melhoria da qualidade de ensino
title_fullStr A gestão da escola pública secundária do II ciclo geral BG 5186/Ganda: Um contributo para a melhoria da qualidade de ensino
title_full_unstemmed A gestão da escola pública secundária do II ciclo geral BG 5186/Ganda: Um contributo para a melhoria da qualidade de ensino
title_sort A gestão da escola pública secundária do II ciclo geral BG 5186/Ganda: Um contributo para a melhoria da qualidade de ensino
author Filipe, Ednelson Gungu Arão
author_facet Filipe, Ednelson Gungu Arão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filipe, Ednelson Gungu Arão
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Escola pública
Qualidade de ensino
School management
Public school
Teaching quality
topic Gestão escolar
Escola pública
Qualidade de ensino
School management
Public school
Teaching quality
description Neste trabalho, pretende-se estudar as práticas de gestão da Escola Pública Secundária II Ciclo do Ensino Geral do Município da Ganda, província de Benguela. Neste sentido, é dada particular atenção aos seguintes aspetos: a evolução da educação em Angola e do seu sistema educativo, os contributos teóricos da gestão escolar, a qualidade de ensino, a necessidade da utilização de modelos de gestão que permitam a descentralização do sistema educativo, a participação da comunidade, a autonomia na gestão das escolas e a mudança de funcionamento dos órgãos de gestão. No plano metodológico, esta investigação recorre ao paradigma quantitativo, com inquéritos por questionário dirigidos à direção da escola, aos professores, a pessoal administrativo e aos alunos que serviu para, a partir da amostra (n=166), compreender melhor a problemática em análise. A avaliação dos resultados, de forma quantitativa, deu para confrontar as ideias dos autores, com a realidade que a escola demonstra ter, além de revelar resultados importantes que abrem caminhos a futuras investigações.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2015-03
2017-12-12T17:34:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1996
TID:201219646
url http://hdl.handle.net/11328/1996
identifier_str_mv TID:201219646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302551420469248