Vulnerabilidade ao stress, coping, qualidade de vida e apoio social numa amostra de estudantes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macário, Ana Rita Figueiredo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/27686
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_53a16a890c4cfd0ca53f00f98f407a40
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/27686
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vulnerabilidade ao stress, coping, qualidade de vida e apoio social numa amostra de estudantes do ensino superiorStress, copingAluno do superiorQualidade de vidaApoio socialDissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO stress pode afetar os estudantes do ensino superior em diversas áreas e contribuir para um conjunto de comportamentos de risco e de problemas comórbidos. As investigações têm salientado que as estratégias de coping, o apoio social e a qualidade de vida são variáveis que influenciam e são influenciadas pelo stress. Assim, o objetivo desta dissertação era analisar a vulnerabilidade ao stress, o coping, o apoio social e a qualidade de vida de uma amostra de sujeitos, bem como a relação que esses constructos mantêm entre si e com as variáveis sociodemográficas. A amostra foi constituída por 148 estudantes da Universidade de Coimbra, que responderam a cinco instrumentos: um questionário sociodemográfico, o Inventário de Resolução de Problemas (IRP), a Escala de Vulnerabilidade ao Stress (23 QVS), o EUROHIS-QOL-8 e a versão portuguesa do Convoy Model. Os resultados parecem indicar que as habilitações literárias da mãe influenciam a vulnerabilidade ao stress e a qualidade de vida dos sujeitos. Um nível socioeconómico mais alto parece estar associado a valores mais baixos de vulnerabilidade ao stress e a uma maior qualidade de vida. Relativamente ao coping, os resultados sugerem uma associação com a vulnerabilidade ao stress, a qualidade de vida e o apoio social. Uma maior vulnerabilidade ao stress parece estar relacionada com uma menor qualidade de vida e menor perceção de apoio social. Os resultados sugerem ainda, a possibilidade de uma melhor qualidade de vida se relacionar com uma maior perceção de apoio social.Stress may affect university students in several ways and contribute to a number group of risky behaviors and also comorbid problems. Investigations have shown that coping strategies, social support and life quality both influence and are influenced by stress. Thus, the main point of this dissertation is to analyse vulnerability to stress, coping, social support and life quality in university students, as well as their interrelationships and their relationship to sociodemographic variables. The sample used was composed of 148 students of University of Coimbra who answered 5 questionnaires: a sociodemographic questionnaire, Inventário de Resolução de Problemas (IRP - the Social Problem-Solving Inventory), Escala de Vulnerabilidade ao Stress (23 QVS - the scale of vulnerability to stress), the EUROHIS-QOL-8 and the portuguese version of Convoy Model. The results seem to indicate that the educational qualifications of the student's mother influence how much students are afected by stress and life quality. A high socio-economic level reflects low values of vulnerability to stress and a better quality of life. With respect to coping, it was found that there is a relationship between coping and vulnerability to stress, life quality and social support. Higher levels of vulnerability to stress are related to lower levels of life quality and perception of social support. It was also verified that good social support and social life are related to a better quality of life.2014-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/27686http://hdl.handle.net/10316/27686TID:201443945porMacário, Ana Rita Figueiredoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/27686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:33.941928Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vulnerabilidade ao stress, coping, qualidade de vida e apoio social numa amostra de estudantes do ensino superior
title Vulnerabilidade ao stress, coping, qualidade de vida e apoio social numa amostra de estudantes do ensino superior
spellingShingle Vulnerabilidade ao stress, coping, qualidade de vida e apoio social numa amostra de estudantes do ensino superior
Macário, Ana Rita Figueiredo
Stress, coping
Aluno do superior
Qualidade de vida
Apoio social
title_short Vulnerabilidade ao stress, coping, qualidade de vida e apoio social numa amostra de estudantes do ensino superior
title_full Vulnerabilidade ao stress, coping, qualidade de vida e apoio social numa amostra de estudantes do ensino superior
title_fullStr Vulnerabilidade ao stress, coping, qualidade de vida e apoio social numa amostra de estudantes do ensino superior
title_full_unstemmed Vulnerabilidade ao stress, coping, qualidade de vida e apoio social numa amostra de estudantes do ensino superior
title_sort Vulnerabilidade ao stress, coping, qualidade de vida e apoio social numa amostra de estudantes do ensino superior
author Macário, Ana Rita Figueiredo
author_facet Macário, Ana Rita Figueiredo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macário, Ana Rita Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Stress, coping
Aluno do superior
Qualidade de vida
Apoio social
topic Stress, coping
Aluno do superior
Qualidade de vida
Apoio social
description Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/27686
http://hdl.handle.net/10316/27686
TID:201443945
url http://hdl.handle.net/10316/27686
identifier_str_mv TID:201443945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133775470264320