As tecnologias de informação e comunicação e as crianças e jovens com NEE - partilha de recursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bica, Eufrásia Maria Gregório
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18081
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação vieram proporcionar um novo mundo de possibilidades educacionais aos estudantes com necessidades educativas especiais. Considerando que nas atividades desenvolvidas com recurso àsTIC poderão ser identificados fatores facilitadores a um ensino de sucesso, surgem então algumas questões:- De que forma asTIC podem constituir uma mais-valia para as experiências dos estudantes com NEE? - Quando, como e porquê é desejável usar asTIC e como é que a sua utilização se pode adaptar às exigências e aos objetivos dos estudantes com NEE? - Qual a importância da existência de um site que permita a troca de recursos entre professores de educação especial e outros profissionais desta área? Dentro do âmbito das questões enunciadas, foi criado um site de partilha de recursos educativos para estudantes com NEE com o objetivo de colmatar algumas lacunas apontadas pelos docentes da Escola Secundária com 3º ciclo D. Manuel I. Posteriormente procedeu-se à análise de dados de entrevistas realizadas para verificar a importância das TIC e a potencialidade do site desenvolvido; ABSTRACT: The Information and Communication Technologies have provided a new world of educational opportunities for special education students. Considering that activities using ICT can be identified as facilitating factors to a successful education, we had some questions in mind during this project: - How can ICT be an asset to the experiences of students with SEN? - When, how and why is it desirable to use ICT and how their use can be adapted to the needs and goals of students with SEN? - How relevant is having a webpage that allows the exchange of resources between special education teachers and other professionals in this area? Within the scope of the outlined questions, an educational resources website was created for students with SEN in order to fill some gaps pointed out by the teachers of the Escola Secundária com 3º ciclo D. Manuel I. Subsequently we proceeded to a data analysis from conducted interviews to verify the importance of ICT and the potential of the developed site.
id RCAP_53b59df21fe0fcdc78e169afb870db87
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/18081
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As tecnologias de informação e comunicação e as crianças e jovens com NEE - partilha de recursosTICNEEConceçãoPartilhaRecursos digitaisEstudantesProfessoresEscolasICTSENDigital conceptionSharingResourcesStudentsTeachersESDMIAs Tecnologias de Informação e Comunicação vieram proporcionar um novo mundo de possibilidades educacionais aos estudantes com necessidades educativas especiais. Considerando que nas atividades desenvolvidas com recurso àsTIC poderão ser identificados fatores facilitadores a um ensino de sucesso, surgem então algumas questões:- De que forma asTIC podem constituir uma mais-valia para as experiências dos estudantes com NEE? - Quando, como e porquê é desejável usar asTIC e como é que a sua utilização se pode adaptar às exigências e aos objetivos dos estudantes com NEE? - Qual a importância da existência de um site que permita a troca de recursos entre professores de educação especial e outros profissionais desta área? Dentro do âmbito das questões enunciadas, foi criado um site de partilha de recursos educativos para estudantes com NEE com o objetivo de colmatar algumas lacunas apontadas pelos docentes da Escola Secundária com 3º ciclo D. Manuel I. Posteriormente procedeu-se à análise de dados de entrevistas realizadas para verificar a importância das TIC e a potencialidade do site desenvolvido; ABSTRACT: The Information and Communication Technologies have provided a new world of educational opportunities for special education students. Considering that activities using ICT can be identified as facilitating factors to a successful education, we had some questions in mind during this project: - How can ICT be an asset to the experiences of students with SEN? - When, how and why is it desirable to use ICT and how their use can be adapted to the needs and goals of students with SEN? - How relevant is having a webpage that allows the exchange of resources between special education teachers and other professionals in this area? Within the scope of the outlined questions, an educational resources website was created for students with SEN in order to fill some gaps pointed out by the teachers of the Escola Secundária com 3º ciclo D. Manuel I. Subsequently we proceeded to a data analysis from conducted interviews to verify the importance of ICT and the potential of the developed site.Universidade de Évora2016-03-15T14:38:14Z2016-03-152013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18081http://hdl.handle.net/10174/18081porDepartamento de Psicologiateses@bib.uevora.pt681Bica, Eufrásia Maria Gregórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:02.474216Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias de informação e comunicação e as crianças e jovens com NEE - partilha de recursos
title As tecnologias de informação e comunicação e as crianças e jovens com NEE - partilha de recursos
spellingShingle As tecnologias de informação e comunicação e as crianças e jovens com NEE - partilha de recursos
Bica, Eufrásia Maria Gregório
TIC
NEE
Conceção
Partilha
Recursos digitais
Estudantes
Professores
Escolas
ICT
SEN
Digital conception
Sharing
Resources
Students
Teachers
ESDMI
title_short As tecnologias de informação e comunicação e as crianças e jovens com NEE - partilha de recursos
title_full As tecnologias de informação e comunicação e as crianças e jovens com NEE - partilha de recursos
title_fullStr As tecnologias de informação e comunicação e as crianças e jovens com NEE - partilha de recursos
title_full_unstemmed As tecnologias de informação e comunicação e as crianças e jovens com NEE - partilha de recursos
title_sort As tecnologias de informação e comunicação e as crianças e jovens com NEE - partilha de recursos
author Bica, Eufrásia Maria Gregório
author_facet Bica, Eufrásia Maria Gregório
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bica, Eufrásia Maria Gregório
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
NEE
Conceção
Partilha
Recursos digitais
Estudantes
Professores
Escolas
ICT
SEN
Digital conception
Sharing
Resources
Students
Teachers
ESDMI
topic TIC
NEE
Conceção
Partilha
Recursos digitais
Estudantes
Professores
Escolas
ICT
SEN
Digital conception
Sharing
Resources
Students
Teachers
ESDMI
description As Tecnologias de Informação e Comunicação vieram proporcionar um novo mundo de possibilidades educacionais aos estudantes com necessidades educativas especiais. Considerando que nas atividades desenvolvidas com recurso àsTIC poderão ser identificados fatores facilitadores a um ensino de sucesso, surgem então algumas questões:- De que forma asTIC podem constituir uma mais-valia para as experiências dos estudantes com NEE? - Quando, como e porquê é desejável usar asTIC e como é que a sua utilização se pode adaptar às exigências e aos objetivos dos estudantes com NEE? - Qual a importância da existência de um site que permita a troca de recursos entre professores de educação especial e outros profissionais desta área? Dentro do âmbito das questões enunciadas, foi criado um site de partilha de recursos educativos para estudantes com NEE com o objetivo de colmatar algumas lacunas apontadas pelos docentes da Escola Secundária com 3º ciclo D. Manuel I. Posteriormente procedeu-se à análise de dados de entrevistas realizadas para verificar a importância das TIC e a potencialidade do site desenvolvido; ABSTRACT: The Information and Communication Technologies have provided a new world of educational opportunities for special education students. Considering that activities using ICT can be identified as facilitating factors to a successful education, we had some questions in mind during this project: - How can ICT be an asset to the experiences of students with SEN? - When, how and why is it desirable to use ICT and how their use can be adapted to the needs and goals of students with SEN? - How relevant is having a webpage that allows the exchange of resources between special education teachers and other professionals in this area? Within the scope of the outlined questions, an educational resources website was created for students with SEN in order to fill some gaps pointed out by the teachers of the Escola Secundária com 3º ciclo D. Manuel I. Subsequently we proceeded to a data analysis from conducted interviews to verify the importance of ICT and the potential of the developed site.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2016-03-15T14:38:14Z
2016-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/18081
http://hdl.handle.net/10174/18081
url http://hdl.handle.net/10174/18081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
teses@bib.uevora.pt
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136582761971712