As tecnologias de informação e comunicação e as crianças e jovens com NEE - partilha de recursos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/18081 |
Resumo: | As Tecnologias de Informação e Comunicação vieram proporcionar um novo mundo de possibilidades educacionais aos estudantes com necessidades educativas especiais. Considerando que nas atividades desenvolvidas com recurso àsTIC poderão ser identificados fatores facilitadores a um ensino de sucesso, surgem então algumas questões:- De que forma asTIC podem constituir uma mais-valia para as experiências dos estudantes com NEE? - Quando, como e porquê é desejável usar asTIC e como é que a sua utilização se pode adaptar às exigências e aos objetivos dos estudantes com NEE? - Qual a importância da existência de um site que permita a troca de recursos entre professores de educação especial e outros profissionais desta área? Dentro do âmbito das questões enunciadas, foi criado um site de partilha de recursos educativos para estudantes com NEE com o objetivo de colmatar algumas lacunas apontadas pelos docentes da Escola Secundária com 3º ciclo D. Manuel I. Posteriormente procedeu-se à análise de dados de entrevistas realizadas para verificar a importância das TIC e a potencialidade do site desenvolvido; ABSTRACT: The Information and Communication Technologies have provided a new world of educational opportunities for special education students. Considering that activities using ICT can be identified as facilitating factors to a successful education, we had some questions in mind during this project: - How can ICT be an asset to the experiences of students with SEN? - When, how and why is it desirable to use ICT and how their use can be adapted to the needs and goals of students with SEN? - How relevant is having a webpage that allows the exchange of resources between special education teachers and other professionals in this area? Within the scope of the outlined questions, an educational resources website was created for students with SEN in order to fill some gaps pointed out by the teachers of the Escola Secundária com 3º ciclo D. Manuel I. Subsequently we proceeded to a data analysis from conducted interviews to verify the importance of ICT and the potential of the developed site. |
id |
RCAP_53b59df21fe0fcdc78e169afb870db87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/18081 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As tecnologias de informação e comunicação e as crianças e jovens com NEE - partilha de recursosTICNEEConceçãoPartilhaRecursos digitaisEstudantesProfessoresEscolasICTSENDigital conceptionSharingResourcesStudentsTeachersESDMIAs Tecnologias de Informação e Comunicação vieram proporcionar um novo mundo de possibilidades educacionais aos estudantes com necessidades educativas especiais. Considerando que nas atividades desenvolvidas com recurso àsTIC poderão ser identificados fatores facilitadores a um ensino de sucesso, surgem então algumas questões:- De que forma asTIC podem constituir uma mais-valia para as experiências dos estudantes com NEE? - Quando, como e porquê é desejável usar asTIC e como é que a sua utilização se pode adaptar às exigências e aos objetivos dos estudantes com NEE? - Qual a importância da existência de um site que permita a troca de recursos entre professores de educação especial e outros profissionais desta área? Dentro do âmbito das questões enunciadas, foi criado um site de partilha de recursos educativos para estudantes com NEE com o objetivo de colmatar algumas lacunas apontadas pelos docentes da Escola Secundária com 3º ciclo D. Manuel I. Posteriormente procedeu-se à análise de dados de entrevistas realizadas para verificar a importância das TIC e a potencialidade do site desenvolvido; ABSTRACT: The Information and Communication Technologies have provided a new world of educational opportunities for special education students. Considering that activities using ICT can be identified as facilitating factors to a successful education, we had some questions in mind during this project: - How can ICT be an asset to the experiences of students with SEN? - When, how and why is it desirable to use ICT and how their use can be adapted to the needs and goals of students with SEN? - How relevant is having a webpage that allows the exchange of resources between special education teachers and other professionals in this area? Within the scope of the outlined questions, an educational resources website was created for students with SEN in order to fill some gaps pointed out by the teachers of the Escola Secundária com 3º ciclo D. Manuel I. Subsequently we proceeded to a data analysis from conducted interviews to verify the importance of ICT and the potential of the developed site.Universidade de Évora2016-03-15T14:38:14Z2016-03-152013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18081http://hdl.handle.net/10174/18081porDepartamento de Psicologiateses@bib.uevora.pt681Bica, Eufrásia Maria Gregórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:02.474216Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tecnologias de informação e comunicação e as crianças e jovens com NEE - partilha de recursos |
title |
As tecnologias de informação e comunicação e as crianças e jovens com NEE - partilha de recursos |
spellingShingle |
As tecnologias de informação e comunicação e as crianças e jovens com NEE - partilha de recursos Bica, Eufrásia Maria Gregório TIC NEE Conceção Partilha Recursos digitais Estudantes Professores Escolas ICT SEN Digital conception Sharing Resources Students Teachers ESDMI |
title_short |
As tecnologias de informação e comunicação e as crianças e jovens com NEE - partilha de recursos |
title_full |
As tecnologias de informação e comunicação e as crianças e jovens com NEE - partilha de recursos |
title_fullStr |
As tecnologias de informação e comunicação e as crianças e jovens com NEE - partilha de recursos |
title_full_unstemmed |
As tecnologias de informação e comunicação e as crianças e jovens com NEE - partilha de recursos |
title_sort |
As tecnologias de informação e comunicação e as crianças e jovens com NEE - partilha de recursos |
author |
Bica, Eufrásia Maria Gregório |
author_facet |
Bica, Eufrásia Maria Gregório |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bica, Eufrásia Maria Gregório |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIC NEE Conceção Partilha Recursos digitais Estudantes Professores Escolas ICT SEN Digital conception Sharing Resources Students Teachers ESDMI |
topic |
TIC NEE Conceção Partilha Recursos digitais Estudantes Professores Escolas ICT SEN Digital conception Sharing Resources Students Teachers ESDMI |
description |
As Tecnologias de Informação e Comunicação vieram proporcionar um novo mundo de possibilidades educacionais aos estudantes com necessidades educativas especiais. Considerando que nas atividades desenvolvidas com recurso àsTIC poderão ser identificados fatores facilitadores a um ensino de sucesso, surgem então algumas questões:- De que forma asTIC podem constituir uma mais-valia para as experiências dos estudantes com NEE? - Quando, como e porquê é desejável usar asTIC e como é que a sua utilização se pode adaptar às exigências e aos objetivos dos estudantes com NEE? - Qual a importância da existência de um site que permita a troca de recursos entre professores de educação especial e outros profissionais desta área? Dentro do âmbito das questões enunciadas, foi criado um site de partilha de recursos educativos para estudantes com NEE com o objetivo de colmatar algumas lacunas apontadas pelos docentes da Escola Secundária com 3º ciclo D. Manuel I. Posteriormente procedeu-se à análise de dados de entrevistas realizadas para verificar a importância das TIC e a potencialidade do site desenvolvido; ABSTRACT: The Information and Communication Technologies have provided a new world of educational opportunities for special education students. Considering that activities using ICT can be identified as facilitating factors to a successful education, we had some questions in mind during this project: - How can ICT be an asset to the experiences of students with SEN? - When, how and why is it desirable to use ICT and how their use can be adapted to the needs and goals of students with SEN? - How relevant is having a webpage that allows the exchange of resources between special education teachers and other professionals in this area? Within the scope of the outlined questions, an educational resources website was created for students with SEN in order to fill some gaps pointed out by the teachers of the Escola Secundária com 3º ciclo D. Manuel I. Subsequently we proceeded to a data analysis from conducted interviews to verify the importance of ICT and the potential of the developed site. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2016-03-15T14:38:14Z 2016-03-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/18081 http://hdl.handle.net/10174/18081 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/18081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia teses@bib.uevora.pt 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136582761971712 |