As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11751 |
Resumo: | Este artigo relata parte de uma pesquisa que visou compreender que interações ocorrem na atividade de resolução de problemas capazes de desenvolver nos alunos, do 4.º ano do ensino básico, a capacidade de comunicar. Utilizou-se uma metodologia qualitativa-interpretativa. A recolha de dados fez-se através de entrevistas, observação de aulas de resolução de problemas, registos dos alunos e notas de campo. A atividade de resolução de problemas permitiu que os alunos desenvolvessem a aptidão para explicitar oralmente o raciocínio utilizado e para representarem por escrito as ideias matemáticas, criando oportunidades para comunicarem entre si e com a professora na aula. A natureza e qualidade das interações comunicativas ocorridas variaram com a abordagem da resolução de problemas na sala de aula, tendo sido decisivas tanto as interações verticais, como as horizontais para os alunos se envolverem na atividade, criarem um espírito investigativo e desenvolverem a capacidade de comunicar. |
id |
RCAP_53c6f325bb6f33ad8d4347d770b22a0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11751 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básicoResolução de problemasInterações comunicativasComunicaçãoAprendizagemPapel do professorProblem solvingCommunicative interactionCommunicationLearningTeacher's rolePupil's rolePapel do alunoEste artigo relata parte de uma pesquisa que visou compreender que interações ocorrem na atividade de resolução de problemas capazes de desenvolver nos alunos, do 4.º ano do ensino básico, a capacidade de comunicar. Utilizou-se uma metodologia qualitativa-interpretativa. A recolha de dados fez-se através de entrevistas, observação de aulas de resolução de problemas, registos dos alunos e notas de campo. A atividade de resolução de problemas permitiu que os alunos desenvolvessem a aptidão para explicitar oralmente o raciocínio utilizado e para representarem por escrito as ideias matemáticas, criando oportunidades para comunicarem entre si e com a professora na aula. A natureza e qualidade das interações comunicativas ocorridas variaram com a abordagem da resolução de problemas na sala de aula, tendo sido decisivas tanto as interações verticais, como as horizontais para os alunos se envolverem na atividade, criarem um espírito investigativo e desenvolverem a capacidade de comunicar.ABSTRACT This article reports partially a research whose main goal was to understand which classroom interactions occur in the problem solving activity that are able to develop in 4th grade's pupils the ability to communicate. It was used a qualitative-interpretative methodology. The data collection was made by interviews, problem solving classroom observations, pupils' records and field notes. Problem solving activity allowed that pupils developed the aptitude to explain orally their used reasoning and to represent by writing their mathematical ideas, creating opportunities to pupils communicate among them and with the classroom teacher. It was verified that the nature and the quality of communicative interactions varied with the way of approaching problem solving in classroom. The vertical interactions as well as the horizontal ones were decisive to the pupils' involvement into the activity, the creation of pupils' investigative spirit and the development of pupils' communication ability.RCIPLSerrazina, Maria De LurdesRibeiro, Deolinda2020-06-01T09:41:35Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11751porSerrazina, Maria de Lurdes, & Ribeiro, Deolinda. (2012). As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 26(44), 1367-1394. https://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X20120004000121980-441510.1590/S0103-636X2012000400012info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:03:23Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11751Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:56.909894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico |
title |
As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico |
spellingShingle |
As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico Serrazina, Maria De Lurdes Resolução de problemas Interações comunicativas Comunicação Aprendizagem Papel do professor Problem solving Communicative interaction Communication Learning Teacher's role Pupil's role Papel do aluno |
title_short |
As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico |
title_full |
As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico |
title_fullStr |
As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico |
title_full_unstemmed |
As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico |
title_sort |
As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico |
author |
Serrazina, Maria De Lurdes |
author_facet |
Serrazina, Maria De Lurdes Ribeiro, Deolinda |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Deolinda |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serrazina, Maria De Lurdes Ribeiro, Deolinda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas Interações comunicativas Comunicação Aprendizagem Papel do professor Problem solving Communicative interaction Communication Learning Teacher's role Pupil's role Papel do aluno |
topic |
Resolução de problemas Interações comunicativas Comunicação Aprendizagem Papel do professor Problem solving Communicative interaction Communication Learning Teacher's role Pupil's role Papel do aluno |
description |
Este artigo relata parte de uma pesquisa que visou compreender que interações ocorrem na atividade de resolução de problemas capazes de desenvolver nos alunos, do 4.º ano do ensino básico, a capacidade de comunicar. Utilizou-se uma metodologia qualitativa-interpretativa. A recolha de dados fez-se através de entrevistas, observação de aulas de resolução de problemas, registos dos alunos e notas de campo. A atividade de resolução de problemas permitiu que os alunos desenvolvessem a aptidão para explicitar oralmente o raciocínio utilizado e para representarem por escrito as ideias matemáticas, criando oportunidades para comunicarem entre si e com a professora na aula. A natureza e qualidade das interações comunicativas ocorridas variaram com a abordagem da resolução de problemas na sala de aula, tendo sido decisivas tanto as interações verticais, como as horizontais para os alunos se envolverem na atividade, criarem um espírito investigativo e desenvolverem a capacidade de comunicar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2020-06-01T09:41:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/11751 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/11751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Serrazina, Maria de Lurdes, & Ribeiro, Deolinda. (2012). As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 26(44), 1367-1394. https://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400012 1980-4415 10.1590/S0103-636X2012000400012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133467530756096 |