As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serrazina, Maria De Lurdes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ribeiro, Deolinda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11751
Resumo: Este artigo relata parte de uma pesquisa que visou compreender que interações ocorrem na atividade de resolução de problemas capazes de desenvolver nos alunos, do 4.º ano do ensino básico, a capacidade de comunicar. Utilizou-se uma metodologia qualitativa-interpretativa. A recolha de dados fez-se através de entrevistas, observação de aulas de resolução de problemas, registos dos alunos e notas de campo. A atividade de resolução de problemas permitiu que os alunos desenvolvessem a aptidão para explicitar oralmente o raciocínio utilizado e para representarem por escrito as ideias matemáticas, criando oportunidades para comunicarem entre si e com a professora na aula. A natureza e qualidade das interações comunicativas ocorridas variaram com a abordagem da resolução de problemas na sala de aula, tendo sido decisivas tanto as interações verticais, como as horizontais para os alunos se envolverem na atividade, criarem um espírito investigativo e desenvolverem a capacidade de comunicar.
id RCAP_53c6f325bb6f33ad8d4347d770b22a0b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11751
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básicoResolução de problemasInterações comunicativasComunicaçãoAprendizagemPapel do professorProblem solvingCommunicative interactionCommunicationLearningTeacher's rolePupil's rolePapel do alunoEste artigo relata parte de uma pesquisa que visou compreender que interações ocorrem na atividade de resolução de problemas capazes de desenvolver nos alunos, do 4.º ano do ensino básico, a capacidade de comunicar. Utilizou-se uma metodologia qualitativa-interpretativa. A recolha de dados fez-se através de entrevistas, observação de aulas de resolução de problemas, registos dos alunos e notas de campo. A atividade de resolução de problemas permitiu que os alunos desenvolvessem a aptidão para explicitar oralmente o raciocínio utilizado e para representarem por escrito as ideias matemáticas, criando oportunidades para comunicarem entre si e com a professora na aula. A natureza e qualidade das interações comunicativas ocorridas variaram com a abordagem da resolução de problemas na sala de aula, tendo sido decisivas tanto as interações verticais, como as horizontais para os alunos se envolverem na atividade, criarem um espírito investigativo e desenvolverem a capacidade de comunicar.ABSTRACT This article reports partially a research whose main goal was to understand which classroom interactions occur in the problem solving activity that are able to develop in 4th grade's pupils the ability to communicate. It was used a qualitative-interpretative methodology. The data collection was made by interviews, problem solving classroom observations, pupils' records and field notes. Problem solving activity allowed that pupils developed the aptitude to explain orally their used reasoning and to represent by writing their mathematical ideas, creating opportunities to pupils communicate among them and with the classroom teacher. It was verified that the nature and the quality of communicative interactions varied with the way of approaching problem solving in classroom. The vertical interactions as well as the horizontal ones were decisive to the pupils' involvement into the activity, the creation of pupils' investigative spirit and the development of pupils' communication ability.RCIPLSerrazina, Maria De LurdesRibeiro, Deolinda2020-06-01T09:41:35Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11751porSerrazina, Maria de Lurdes, & Ribeiro, Deolinda. (2012). As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 26(44), 1367-1394. https://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X20120004000121980-441510.1590/S0103-636X2012000400012info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:03:23Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11751Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:56.909894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico
title As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico
spellingShingle As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico
Serrazina, Maria De Lurdes
Resolução de problemas
Interações comunicativas
Comunicação
Aprendizagem
Papel do professor
Problem solving
Communicative interaction
Communication
Learning
Teacher's role
Pupil's role
Papel do aluno
title_short As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico
title_full As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico
title_fullStr As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico
title_full_unstemmed As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico
title_sort As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico
author Serrazina, Maria De Lurdes
author_facet Serrazina, Maria De Lurdes
Ribeiro, Deolinda
author_role author
author2 Ribeiro, Deolinda
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Serrazina, Maria De Lurdes
Ribeiro, Deolinda
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Interações comunicativas
Comunicação
Aprendizagem
Papel do professor
Problem solving
Communicative interaction
Communication
Learning
Teacher's role
Pupil's role
Papel do aluno
topic Resolução de problemas
Interações comunicativas
Comunicação
Aprendizagem
Papel do professor
Problem solving
Communicative interaction
Communication
Learning
Teacher's role
Pupil's role
Papel do aluno
description Este artigo relata parte de uma pesquisa que visou compreender que interações ocorrem na atividade de resolução de problemas capazes de desenvolver nos alunos, do 4.º ano do ensino básico, a capacidade de comunicar. Utilizou-se uma metodologia qualitativa-interpretativa. A recolha de dados fez-se através de entrevistas, observação de aulas de resolução de problemas, registos dos alunos e notas de campo. A atividade de resolução de problemas permitiu que os alunos desenvolvessem a aptidão para explicitar oralmente o raciocínio utilizado e para representarem por escrito as ideias matemáticas, criando oportunidades para comunicarem entre si e com a professora na aula. A natureza e qualidade das interações comunicativas ocorridas variaram com a abordagem da resolução de problemas na sala de aula, tendo sido decisivas tanto as interações verticais, como as horizontais para os alunos se envolverem na atividade, criarem um espírito investigativo e desenvolverem a capacidade de comunicar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2020-06-01T09:41:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11751
url http://hdl.handle.net/10400.21/11751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Serrazina, Maria de Lurdes, & Ribeiro, Deolinda. (2012). As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 26(44), 1367-1394. https://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400012
1980-4415
10.1590/S0103-636X2012000400012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133467530756096