Análise de experiências produzidas em uma oficina de resolução de problemas a partir de questões da OBMEP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner, Gustavo Dewes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259405
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade analisar as potencialidades da metodologia de Resolução de Problemas em Matemática a partir de questões da primeira fase das edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Os dados coletados para a pesquisa foram produzidos em uma oficina de turno inverso, aplicada com alunas do oitavo e nono anos do ensino fundamental de uma escola municipal na cidade de Igrejinha, Rio Grande do Sul. Sob um viés qualitativo, e apoiados principalmente nas teorias de Pólya (2006), mas também de Allevato e Onuchic (2021) e Dante (2003), analisamos não somente a habilidade das alunas em resolver o que foi proposto, mas também alguns pontos que estiveram presentes durante a prática, como o papel do professor na aplicação da metodologia, as relações professor-aluna, o uso de expressões não matematicamente corretas que as alunas criaram durante os encontros para externalizar seus pensamentos acerca da resolução dos problemas e o uso de materiais manipulativos como recurso potencializador quando agregado à metodologia de Resolução de Problemas, por exemplo.
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