As redes sociais : o Facebook como ferramenta de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Ana Júlia Cardoso
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/18375
Resumo: O objetivo do presente relatório assenta na apresentação da rede social Facebook como ferramenta didática, ao serviço da aprendizagem de uma língua estrangeira e/ou materna, à qual os professores poderão recorrer com vista a fomentar a autonomia, a responsabilidade e a motivação do aluno, bem como promover a aprendizagem cooperativa, a interação, a colaboração e as competências tecnológicas no ensino. O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo como espaço de encontro, partilha e discussão de ideias e temas de interesse comum. É um ambiente informal em que qualquer pessoa se sente à vontade para comunicar, partilhar e interagir. O seu poder atrativo e catalisador tem contribuído para que cada vez mais jovens adiram a esta rede social. As Tecnologias da Informação e da Comunicação fazem parte do quotidiano dos nossos alunos e, cada vez mais, os professores devem procurar acompanhá-los, podendo recorrer ao uso das ferramentas Web 2.0, como as redes sociais, para a criação de um ambiente de aprendizagem produtivo, eficaz e envolvente. Neste sentido, com este trabalho pretende-se identificar e explorar o potencial educativo desta rede social, através de recursos e atividades que possam contribuir para a inovação, colaboração, interação, partilha, pro-atividade, participação, pensamento crítico e reflexivo do processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira e/ou materna.
id RCAP_53c714ff9b56319f7a35a26d53ccdd7b
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/18375
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As redes sociais : o Facebook como ferramenta de ensinoTecnologias da Informação e da ComunicaçãoWeb 2.0Redes sociaisFacebookEducaçãoEnsino e aprendizagemInformation and Communication TechnologiesWeb 2.0Social networksFacebookEducationTeaching and learningDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO objetivo do presente relatório assenta na apresentação da rede social Facebook como ferramenta didática, ao serviço da aprendizagem de uma língua estrangeira e/ou materna, à qual os professores poderão recorrer com vista a fomentar a autonomia, a responsabilidade e a motivação do aluno, bem como promover a aprendizagem cooperativa, a interação, a colaboração e as competências tecnológicas no ensino. O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo como espaço de encontro, partilha e discussão de ideias e temas de interesse comum. É um ambiente informal em que qualquer pessoa se sente à vontade para comunicar, partilhar e interagir. O seu poder atrativo e catalisador tem contribuído para que cada vez mais jovens adiram a esta rede social. As Tecnologias da Informação e da Comunicação fazem parte do quotidiano dos nossos alunos e, cada vez mais, os professores devem procurar acompanhá-los, podendo recorrer ao uso das ferramentas Web 2.0, como as redes sociais, para a criação de um ambiente de aprendizagem produtivo, eficaz e envolvente. Neste sentido, com este trabalho pretende-se identificar e explorar o potencial educativo desta rede social, através de recursos e atividades que possam contribuir para a inovação, colaboração, interação, partilha, pro-atividade, participação, pensamento crítico e reflexivo do processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira e/ou materna.The aim of this report is to present the social network Facebook as a teaching tool to learn a foreign language or mother tongue. Teachers can use it to encourage students’ autonomy, responsibility and motivation, as well as to promote cooperative learning, interaction, collaboration and technological skills in teaching. Facebook is one of the most used social networks in the world as a meeting, sharing and discussion place. It is an informal environment where anybody can feel free to communicate, share and interact. Its attractive and catalytic power has called more and more young people to use it. Information and Communication Technologies are used every day by our students and, more and more, teachers should try to join them by using Web 2.0 tools, such as social networks, to create involving and effective learning. This written work intends to identify and explore the educational potential of this social network through resources and activities that can contribute to the innovation, collaboration, interaction, share, proactiveness, participation, critical and reflexive thinking of the teaching and learning process of a foreign language or mother tongue. KEYWORDS: Information and Communication Technologies, Web 2.0, social networks, Facebook, education, teaching and learning.Coutinho, Maria AntóniaChenoll, AntonioMadeira, AnaRUNHenriques, Ana Júlia Cardoso2019-03-17T01:30:15Z2016-03-172016-03-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18375TID:201102374porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:57:23Zoai:run.unl.pt:10362/18375Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:24:41.815955Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As redes sociais : o Facebook como ferramenta de ensino
title As redes sociais : o Facebook como ferramenta de ensino
spellingShingle As redes sociais : o Facebook como ferramenta de ensino
Henriques, Ana Júlia Cardoso
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Web 2.0
Redes sociais
Facebook
Educação
Ensino e aprendizagem
Information and Communication Technologies
Web 2.0
Social networks
Facebook
Education
Teaching and learning
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short As redes sociais : o Facebook como ferramenta de ensino
title_full As redes sociais : o Facebook como ferramenta de ensino
title_fullStr As redes sociais : o Facebook como ferramenta de ensino
title_full_unstemmed As redes sociais : o Facebook como ferramenta de ensino
title_sort As redes sociais : o Facebook como ferramenta de ensino
author Henriques, Ana Júlia Cardoso
author_facet Henriques, Ana Júlia Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Maria Antónia
Chenoll, Antonio
Madeira, Ana
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Ana Júlia Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da Informação e da Comunicação
Web 2.0
Redes sociais
Facebook
Educação
Ensino e aprendizagem
Information and Communication Technologies
Web 2.0
Social networks
Facebook
Education
Teaching and learning
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Tecnologias da Informação e da Comunicação
Web 2.0
Redes sociais
Facebook
Educação
Ensino e aprendizagem
Information and Communication Technologies
Web 2.0
Social networks
Facebook
Education
Teaching and learning
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description O objetivo do presente relatório assenta na apresentação da rede social Facebook como ferramenta didática, ao serviço da aprendizagem de uma língua estrangeira e/ou materna, à qual os professores poderão recorrer com vista a fomentar a autonomia, a responsabilidade e a motivação do aluno, bem como promover a aprendizagem cooperativa, a interação, a colaboração e as competências tecnológicas no ensino. O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo como espaço de encontro, partilha e discussão de ideias e temas de interesse comum. É um ambiente informal em que qualquer pessoa se sente à vontade para comunicar, partilhar e interagir. O seu poder atrativo e catalisador tem contribuído para que cada vez mais jovens adiram a esta rede social. As Tecnologias da Informação e da Comunicação fazem parte do quotidiano dos nossos alunos e, cada vez mais, os professores devem procurar acompanhá-los, podendo recorrer ao uso das ferramentas Web 2.0, como as redes sociais, para a criação de um ambiente de aprendizagem produtivo, eficaz e envolvente. Neste sentido, com este trabalho pretende-se identificar e explorar o potencial educativo desta rede social, através de recursos e atividades que possam contribuir para a inovação, colaboração, interação, partilha, pro-atividade, participação, pensamento crítico e reflexivo do processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira e/ou materna.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-17
2016-03-17T00:00:00Z
2019-03-17T01:30:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/18375
TID:201102374
url http://hdl.handle.net/10362/18375
identifier_str_mv TID:201102374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137880276205568