A importância da experiência sensorial nas aplicações mobile no setor da música
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/39616 |
Resumo: | Atravessamos uma época em que os ambientes de negócios são cada vez mais competitivos, interconectados e transparentes e as marcas necessitam de oferecer experiências memoráveis aos seus clientes para se diferenciarem. As experiências sensoriais têm um impacto muito positivo no consumidor em quanto aplicações mobile oferecem uma ligação emocional. A partir deste ponto, surge então a necessidade de perceber a importância das experiências sensoriais nas aplicações mobile de forma a entender o que influencia na tomada de decisão e escolha dos clientes. Nesse seguimento, a presente dissertação tem como objetivos compreender que tipo de experiências procuram os consumidores nestas aplicações, identificar o sentido mais valorizado para a experiência, compreender de que forma a marca pode influenciar a experiência do consumidor e compreender como o design pode influencia a experiência do consumidor. Para atingir os objetivos foi feita uma abordagem mista através de dois tipos de pesquisa (qualitativa e quantitativa) para responder as questões de investigação que são: “Qual é a importância da experiência sensorial nas aplicações mobile no setor da música?”, “Como se pode aplicar uma experiência sensorial numa aplicação mobile?”, “Como uma marca pode influenciar uma experiência sensorial numa aplicação mobile?” e “Como pode a cor, a navegação e o conteúdo da aplicação pode influenciar a experiência sensorial?”. A pesquisa qualitativa materializou-se com a realização de entrevistas a utilizadores deste tipo de aplicações, com o intuito de adquirir insights para a elaboração dos questionários. Posteriormente foi adotado o método da pesquisa quantitativa, que se materializou com a elaboração de um questionário online, para quantificar as informações obtidas no método anterior e responder as perguntas de investigação. Desta forma, foi possível verificar que a experiência sensorial tem uma grande importância para a tomada de escolha de uma aplicação e que é complementada através das funcionalidades que a aplicação oferece, da cor e da simplicidade. Essa experiência atualmente é quebrada pelos preços praticados e também pelos anúncios. Para além do que foi descoberto anteriormente a marca tem muito impacto e influência nessa experiência e acabam por geram comparações porque o consumidor procura experiências iguais ou melhores das que têm. |
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Nesse seguimento, a presente dissertação tem como objetivos compreender que tipo de experiências procuram os consumidores nestas aplicações, identificar o sentido mais valorizado para a experiência, compreender de que forma a marca pode influenciar a experiência do consumidor e compreender como o design pode influencia a experiência do consumidor. Para atingir os objetivos foi feita uma abordagem mista através de dois tipos de pesquisa (qualitativa e quantitativa) para responder as questões de investigação que são: “Qual é a importância da experiência sensorial nas aplicações mobile no setor da música?”, “Como se pode aplicar uma experiência sensorial numa aplicação mobile?”, “Como uma marca pode influenciar uma experiência sensorial numa aplicação mobile?” e “Como pode a cor, a navegação e o conteúdo da aplicação pode influenciar a experiência sensorial?”. A pesquisa qualitativa materializou-se com a realização de entrevistas a utilizadores deste tipo de aplicações, com o intuito de adquirir insights para a elaboração dos questionários. Posteriormente foi adotado o método da pesquisa quantitativa, que se materializou com a elaboração de um questionário online, para quantificar as informações obtidas no método anterior e responder as perguntas de investigação. Desta forma, foi possível verificar que a experiência sensorial tem uma grande importância para a tomada de escolha de uma aplicação e que é complementada através das funcionalidades que a aplicação oferece, da cor e da simplicidade. Essa experiência atualmente é quebrada pelos preços praticados e também pelos anúncios. Para além do que foi descoberto anteriormente a marca tem muito impacto e influência nessa experiência e acabam por geram comparações porque o consumidor procura experiências iguais ou melhores das que têm.We are going through a time when business environments are increasingly competitive, interconnected and transparent and brands need to offer memorable experiences to their customers to differentiate themselves. Sensory experiences have a very positive impact on the consumer when mobile applications provide an emotional connection. From this point onwards, the need arises to understand the importance of sensory experiences in mobile applications in order to understand what influences customer decision making and choice. In this follow-up, the present dissertation aims to understand what kind of experiences consumers are looking for in these applications, identify the most valued meaning for the experience, understand how the brand can influence the consumer experience and understand how design can influence the experience. of the consumer. To achieve the objectives, a mixed approach was made through two types of research (qualitative and quantitative) to answer the research questions that are: "What is the importance of sensory experience in mobile applications in the music sector?", "How do you can you apply a sensory experience in a mobile application?”, “How can a brand influence a sensory experience in a mobile application?” and “How can color, navigation and application content influence sensory experience?”. Qualitative research materialized with interviews with users of this type of applications, in order to acquire insights for the elaboration of the questionnaires. Subsequently, the quantitative research method was adopted, which materialized with the elaboration of an online questionnaire, to quantify the information obtained in the previous method and answer the investigation questions. In this way, it was possible to verify that the sensory experience is of great importance for the choice of an application and that it is complemented through the features that the application offers, color and simplicity. This experience is currently broken by the prices charged and also by the advertisements. In addition to what was previously discovered, the brand has a lot of impact and influence on that experience and they end up generating comparisons because the consumer is looking for the same or better experiences than they have.Mendes, AntónioRepositório ComumQueirós, Diogo Miguel Mendes2022-03-07T12:15:21Z2022-02-01T00:00:00Z2022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39616202955877porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:44Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:38.635579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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