Sobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, António Carvalho da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/51852
Resumo: Este artigo tem por objeto central o domínio da Gramática, estudado do ponto de vista do seu ensino ao nível da disciplina de Português no 1.º ciclo. Tomando como temática a metodologia do laboratório gramatical, primeiro numa perspetiva teórica e depois em termos práticos (num manual de Português do 3.º ano de escolaridade), desenvolve-se, assim, um estudo teórico e empírico, cujos principais objetivos são: - sintetizar os princípios fundamentais do laboratório gramatical (ou da aprendizagem guiada pela descoberta); - verificar a sua aplicação efetiva nos itens de ensino gramatical presentes num manual do 1.º ciclo do Ensino Básico. Comparando a teoria e a prática, foi possível descobrir em que medida e em que condições era (ou não) feita a aplicação, no manual em causa, da metodologia (re)definida por Duarte (1992, 2008) ao nível do ensino da gramática, verificando-se não haver uma coincidência completa entre, por exemplo, a versão mais simples da autora (organizada em quatro fases) e as propostas de exercícios do manual, estruturados em dimensões bastante diversificadas: leitura e observação, exercícios e explicações.
id RCAP_53ddedfb480e0b63ef861e3b8445f7f0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51852
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo1.º CicloLaboratório gramaticalPortuguêsEnsino da gramática1st CyclePortuguese languageTeaching grammarGrammar laboratoryCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo tem por objeto central o domínio da Gramática, estudado do ponto de vista do seu ensino ao nível da disciplina de Português no 1.º ciclo. Tomando como temática a metodologia do laboratório gramatical, primeiro numa perspetiva teórica e depois em termos práticos (num manual de Português do 3.º ano de escolaridade), desenvolve-se, assim, um estudo teórico e empírico, cujos principais objetivos são: - sintetizar os princípios fundamentais do laboratório gramatical (ou da aprendizagem guiada pela descoberta); - verificar a sua aplicação efetiva nos itens de ensino gramatical presentes num manual do 1.º ciclo do Ensino Básico. Comparando a teoria e a prática, foi possível descobrir em que medida e em que condições era (ou não) feita a aplicação, no manual em causa, da metodologia (re)definida por Duarte (1992, 2008) ao nível do ensino da gramática, verificando-se não haver uma coincidência completa entre, por exemplo, a versão mais simples da autora (organizada em quatro fases) e as propostas de exercícios do manual, estruturados em dimensões bastante diversificadas: leitura e observação, exercícios e explicações.This article has as its main aim the realm of Grammar, tackled from the point of view of its teaching at the level of the 1st cycle of education. Taking as topic grammatical lab methodology, from a theoretical perspective and in practical terms (centered upon a textbook for the 3rd grade), a theoretical and empirical study was carried out in which its two fundamental points are: the principles of a grammatical lab (or discovery-led learning); and the verification of its effective implementation for items of grammatical order present in a Basic Education textbook. Comparing theory and practice, it was possible to determine to which extent and under what conditions the methodological approach (re)defined by Duarte (1992, 2008) was implemented, for the textbook object of this study. It was proved that there was not a complete coincidence between the most basic version of the author (organized in four phases) and the exercise proposals of the textbook, structured in diversified dimensions: reading and observation, exercises and explanations.info:eu-repo/semantics/publishedVersionEscola Superior de Educação de CoimbraUniversidade do MinhoSilva, António Carvalho da2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51852porSilva, A. C. (2016). Sobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo. Exedra: Revista Científica, N.º Temático (‘Entre a Investigação e as Práticas em Didática do Português’), 6-191646-9526http://www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2017/06/01-ACSILVA_Gramatica.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:46:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51852Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:50.405867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo
title Sobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo
spellingShingle Sobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo
Silva, António Carvalho da
1.º Ciclo
Laboratório gramatical
Português
Ensino da gramática
1st Cycle
Portuguese language
Teaching grammar
Grammar laboratory
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Sobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo
title_full Sobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo
title_fullStr Sobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo
title_full_unstemmed Sobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo
title_sort Sobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo
author Silva, António Carvalho da
author_facet Silva, António Carvalho da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, António Carvalho da
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º Ciclo
Laboratório gramatical
Português
Ensino da gramática
1st Cycle
Portuguese language
Teaching grammar
Grammar laboratory
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic 1.º Ciclo
Laboratório gramatical
Português
Ensino da gramática
1st Cycle
Portuguese language
Teaching grammar
Grammar laboratory
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este artigo tem por objeto central o domínio da Gramática, estudado do ponto de vista do seu ensino ao nível da disciplina de Português no 1.º ciclo. Tomando como temática a metodologia do laboratório gramatical, primeiro numa perspetiva teórica e depois em termos práticos (num manual de Português do 3.º ano de escolaridade), desenvolve-se, assim, um estudo teórico e empírico, cujos principais objetivos são: - sintetizar os princípios fundamentais do laboratório gramatical (ou da aprendizagem guiada pela descoberta); - verificar a sua aplicação efetiva nos itens de ensino gramatical presentes num manual do 1.º ciclo do Ensino Básico. Comparando a teoria e a prática, foi possível descobrir em que medida e em que condições era (ou não) feita a aplicação, no manual em causa, da metodologia (re)definida por Duarte (1992, 2008) ao nível do ensino da gramática, verificando-se não haver uma coincidência completa entre, por exemplo, a versão mais simples da autora (organizada em quatro fases) e as propostas de exercícios do manual, estruturados em dimensões bastante diversificadas: leitura e observação, exercícios e explicações.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12
2016-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/51852
url http://hdl.handle.net/1822/51852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, A. C. (2016). Sobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo. Exedra: Revista Científica, N.º Temático (‘Entre a Investigação e as Práticas em Didática do Português’), 6-19
1646-9526
http://www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2017/06/01-ACSILVA_Gramatica.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133010822430720