Sobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/51852 |
Resumo: | Este artigo tem por objeto central o domínio da Gramática, estudado do ponto de vista do seu ensino ao nível da disciplina de Português no 1.º ciclo. Tomando como temática a metodologia do laboratório gramatical, primeiro numa perspetiva teórica e depois em termos práticos (num manual de Português do 3.º ano de escolaridade), desenvolve-se, assim, um estudo teórico e empírico, cujos principais objetivos são: - sintetizar os princípios fundamentais do laboratório gramatical (ou da aprendizagem guiada pela descoberta); - verificar a sua aplicação efetiva nos itens de ensino gramatical presentes num manual do 1.º ciclo do Ensino Básico. Comparando a teoria e a prática, foi possível descobrir em que medida e em que condições era (ou não) feita a aplicação, no manual em causa, da metodologia (re)definida por Duarte (1992, 2008) ao nível do ensino da gramática, verificando-se não haver uma coincidência completa entre, por exemplo, a versão mais simples da autora (organizada em quatro fases) e as propostas de exercícios do manual, estruturados em dimensões bastante diversificadas: leitura e observação, exercícios e explicações. |
id |
RCAP_53ddedfb480e0b63ef861e3b8445f7f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51852 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo1.º CicloLaboratório gramaticalPortuguêsEnsino da gramática1st CyclePortuguese languageTeaching grammarGrammar laboratoryCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo tem por objeto central o domínio da Gramática, estudado do ponto de vista do seu ensino ao nível da disciplina de Português no 1.º ciclo. Tomando como temática a metodologia do laboratório gramatical, primeiro numa perspetiva teórica e depois em termos práticos (num manual de Português do 3.º ano de escolaridade), desenvolve-se, assim, um estudo teórico e empírico, cujos principais objetivos são: - sintetizar os princípios fundamentais do laboratório gramatical (ou da aprendizagem guiada pela descoberta); - verificar a sua aplicação efetiva nos itens de ensino gramatical presentes num manual do 1.º ciclo do Ensino Básico. Comparando a teoria e a prática, foi possível descobrir em que medida e em que condições era (ou não) feita a aplicação, no manual em causa, da metodologia (re)definida por Duarte (1992, 2008) ao nível do ensino da gramática, verificando-se não haver uma coincidência completa entre, por exemplo, a versão mais simples da autora (organizada em quatro fases) e as propostas de exercícios do manual, estruturados em dimensões bastante diversificadas: leitura e observação, exercícios e explicações.This article has as its main aim the realm of Grammar, tackled from the point of view of its teaching at the level of the 1st cycle of education. Taking as topic grammatical lab methodology, from a theoretical perspective and in practical terms (centered upon a textbook for the 3rd grade), a theoretical and empirical study was carried out in which its two fundamental points are: the principles of a grammatical lab (or discovery-led learning); and the verification of its effective implementation for items of grammatical order present in a Basic Education textbook. Comparing theory and practice, it was possible to determine to which extent and under what conditions the methodological approach (re)defined by Duarte (1992, 2008) was implemented, for the textbook object of this study. It was proved that there was not a complete coincidence between the most basic version of the author (organized in four phases) and the exercise proposals of the textbook, structured in diversified dimensions: reading and observation, exercises and explanations.info:eu-repo/semantics/publishedVersionEscola Superior de Educação de CoimbraUniversidade do MinhoSilva, António Carvalho da2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51852porSilva, A. C. (2016). Sobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo. Exedra: Revista Científica, N.º Temático (‘Entre a Investigação e as Práticas em Didática do Português’), 6-191646-9526http://www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2017/06/01-ACSILVA_Gramatica.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:46:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51852Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:50.405867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo |
title |
Sobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo |
spellingShingle |
Sobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo Silva, António Carvalho da 1.º Ciclo Laboratório gramatical Português Ensino da gramática 1st Cycle Portuguese language Teaching grammar Grammar laboratory Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Sobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo |
title_full |
Sobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo |
title_fullStr |
Sobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo |
title_full_unstemmed |
Sobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo |
title_sort |
Sobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo |
author |
Silva, António Carvalho da |
author_facet |
Silva, António Carvalho da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, António Carvalho da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1.º Ciclo Laboratório gramatical Português Ensino da gramática 1st Cycle Portuguese language Teaching grammar Grammar laboratory Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
1.º Ciclo Laboratório gramatical Português Ensino da gramática 1st Cycle Portuguese language Teaching grammar Grammar laboratory Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este artigo tem por objeto central o domínio da Gramática, estudado do ponto de vista do seu ensino ao nível da disciplina de Português no 1.º ciclo. Tomando como temática a metodologia do laboratório gramatical, primeiro numa perspetiva teórica e depois em termos práticos (num manual de Português do 3.º ano de escolaridade), desenvolve-se, assim, um estudo teórico e empírico, cujos principais objetivos são: - sintetizar os princípios fundamentais do laboratório gramatical (ou da aprendizagem guiada pela descoberta); - verificar a sua aplicação efetiva nos itens de ensino gramatical presentes num manual do 1.º ciclo do Ensino Básico. Comparando a teoria e a prática, foi possível descobrir em que medida e em que condições era (ou não) feita a aplicação, no manual em causa, da metodologia (re)definida por Duarte (1992, 2008) ao nível do ensino da gramática, verificando-se não haver uma coincidência completa entre, por exemplo, a versão mais simples da autora (organizada em quatro fases) e as propostas de exercícios do manual, estruturados em dimensões bastante diversificadas: leitura e observação, exercícios e explicações. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12 2016-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/51852 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/51852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, A. C. (2016). Sobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo. Exedra: Revista Científica, N.º Temático (‘Entre a Investigação e as Práticas em Didática do Português’), 6-19 1646-9526 http://www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2017/06/01-ACSILVA_Gramatica.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133010822430720 |