Ramo automóvel: uma abordagem à retenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Henrique José Pires
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/30820
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Matemática aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2017
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spelling Ramo automóvel: uma abordagem à retençãoTaxa de retençãoModelo de regressão logísticaSeguro automóvelTrabalhos de projeto de mestrado - 2017Departamento de Estatística e Investigação OperacionalTrabalho de projeto de mestrado, Matemática aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2017Este projeto pretende através de conceitos e métodos aprendidos ao longo do mestrado em Matemática Aplicada à Economia e Gestão encontrar um modelo que explique o comportamento do Cliente, perante uma proposta de renovação do seguro automóvel. Este modelo comportamental, puramente estatístico, serve de base para o cálculo da probabilidade de retenção de um determinado perfil de Cliente e foi posteriormente comparado com um modelo mais empírico desenvolvido pela seguradora Generali – Companhia de Seguros S.A. no âmbito das responsabilidades do Atuariado de Pricing Não Vida. A preparação da base de dados e a sua modelização foi feita no software SAS, suportado pelo Excel para efeitos de gráficos e tabelas resumo. Foram utilizados dados referentes às propostas de renovação dos primeiros 8 meses de 2016. Previamente efetuou-se uma pré-modelização aos dados como forma de tratamento dos mesmos e evitarem-se assim erros classificatórios ou variáveis sem informação. Em última instância caso a correção de alguma observação não fosse possível ou estivesse incongruente com as restantes, optou-se por retirá-la deste estudo como forma de termos 100% de informação fidedigna e validada. Para a criação deste modelo utilizou-se uma regressão logística múltipla, uma vez que a variável resposta pode tomar o valor de 1 (se o Cliente renovou contrato) ou 0 (caso o Cliente não tenha renovado contrato para a próxima renovação). Foram realizadas análises às possíveis variáveis explicativas com o intuito de tentar perceber se haveria alguma relação entre a variável e a probabilidade de retenção. Através de métodos estatísticos, criou-se um modelo de retenção que se revelou o mais ajustado e explicativo aos dados. Por fim comparou-se o modelo puramente estatístico com o modelo existente na Generali, identificando-se as diferenças, analisando os resultados dos indicadores estatísticos e comparando a robustez de cada modelo.This project intend through concepts and methods learned throughout the Masters in Mathematics Applied to Economics and Management to find a model that explain the behavior when a client receive a policy proposal for next renewal of motor insurance. This behavioral model, purely statistical, serve as the bases for calculate the probability of retention of a certain customer profile and was later compared to a empirical model developed by the insurance company Generali within the scope of the responsibilities of the Non-Life Pricing Actuary department. The preparation of the database and modelling was done in SAS software, supported by Excel for graphics and summary tables. The data referring to the proposals of renewal of the first 8 months of 2016 were used. Previously a pre-modeling was done to the data as a form of treatment of the same and avoiding thus classification errors or variables without information. Ultimately, if the correction of any observation was not possible or incongruent with the others, it was decided to delete it from the study as a way of having 100% reliable and validated information. To create this model, a multiple logistic regression was used, since the response variable can take the value of 1 (if the customer renewed the policy) or 0 (if the customer didn’t renew the policy for the next renewal). Were made analyses at explanatory variables in order to try to understand if there was any relationship between the variable and the probability of retention. By means of statistical methods, a retention model was created that proved to be the most accurate and explanatory of the data provided by Generali. Finally, we compared the purely statistical model with the existing model used by Generali, identifying the differences, analyzing the results of the statistical indicators and comparing the robustness of each model.Oliveira, Maria Fernanda, 1958-Freire, Ricardo MartinsRepositório da Universidade de LisboaMarques, Henrique José Pires2018-01-22T16:10:20Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/30820TID:201855089porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:23:52Zoai:repositorio.ul.pt:10451/30820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:46:26.813803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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