Modelação da taxa de anulação no seguro automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/20820 |
Resumo: | Trabalho de projecto de mestrado, Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2015 |
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Modelação da taxa de anulação no seguro automóvelModelo de regressão logísticaSeguro automóvelTaxa de anulaçãoTrabalhos de projecto de mestrado - 2015Departamento de Estatística e Investigação OperacionalTrabalho de projecto de mestrado, Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2015Este projeto pretende, através da regressão logística, modelar a taxa de anulação de clientes automóvel na atividade seguradora. Para tal foi necessário uma preparação da base de dados, foram feitas análises descritivas das variáveis explicativas candidatas ao modelo e por último, foram feitos diversos modelos de forma a escolher o que obteve melhores índices na curva de ROC e AIC e o que se revelou mais adequado e ajustado à realidade e às necessidades da companhia. Para atingir o objetivo do projeto, modelou-se o caso “anular”, sendo a variável resposta 0 se o cliente anula o contrato de seguro e 1 se o cliente não anula o contrato. Ajustando às necessidades da companhia, foi feito uma análise da taxa de anulação em função dos aumentos tarifários com o respetivo intervalo de confiança. Foram analisados dados referentes a 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013 (apenas 6 meses). Estes dados são caracterizados por um grande volume de indivíduos e variáveis e por vezes com alguns erros classificatórios. De forma a tornar mais real a análise, alguns destes erros foram corrigidos manualmente. Por fim realizou-se uma revisão de forma a tornar o modelo mais próximo das necessidades da seguradora.This project intends through the use of logistic regression, modulate the cancellation rate of the motor insurance customers. For that to happen it was necessary to prepare a database, then a descriptive analysis of some explanatory variables applied to the model. Various models were made in order to choose the best index on the ROC curve and AIC which revealed to be better and more appropriate to the reality and needs of the company. To reach the objective of the project, we modulated the case of “cancel” being the response variable 1 if the client cancels the insurance contract and 0 if the client doesn’t do it. Adjusting to the needs of the company, it was made an analysis of the cancellation rate regarding the increase of prices and the respective confidence interval. The data analyzed was referring to 2009, 2010, 2011, 2012 and 2013 (only 6 months). These data are characterized by a huge volume of individuals and variables and sometimes with some classificatory errors. In order to bring the result closer to the real numbers, some of the errors were corrected manually. At last we made a revision in order to make the model closer to the needs of the insurance company.Gomes, João José Ferreira, 1961-Repositório da Universidade de LisboaGarraio, Joana Rita Barradas2015-12-16T10:52:36Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/20820TID:201374048porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:06:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/20820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:44.282163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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