Modelação da elasticidade do preço na renovação automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/37091 |
Resumo: | Trabalho de projecto de mestrado, Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2018 |
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Modelação da elasticidade do preço na renovação automóvelSeguro automóvelRegressão LogísticaTaxa de anulaçãoTrabalhos de projeto de mestrado - 2018Departamento de Estatística e Investigação OperacionalTrabalho de projecto de mestrado, Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2018Em Portugal tem-se verificado um aumento da competitividade no mercado segurador automóvel, levando as seguradoras a considerar uma abordagem de tarifação mais assente na procura. Desta forma as seguradoras pretendem estudar os comportamentos dos clientes. Uma vez que o cliente do seguro automóvel é muito sensível às alterações de preço, é necessário analisar quais as ações que podem resultar em reações disruptivas. Assim, é crucial saber quem são os nossos clientes, qual o seu comportamento e quais as ações que podem ser tomadas sem prejudicar o seu relacionamento com a empresa. Este projeto tem como principais objetivos modelar a taxa de anulação na renovação do seguro automóvel e analisar como diversas variáveis influenciam as renovações. Utilizou-se a regressão logística, um caso particular dos Modelos Lineares Generalizados, para modelar a variável de resposta binária (Anula/Não Anula). Sendo a variação do prémio a única variável que a seguradora pode controlar diretamente, obter informação sobre a elasticidade do preço de cada cliente permitirá à seguradora tomar melhores decisões, com o intuito de aperfeiçoar o equilíbrio entre o grau de satisfação do cliente e a rentabilidade da companhia. Para a construção da base utilizaram-se as renovações que tiveram lugar entre janeiro 2016 a junho 2017. No ano de 2017 apenas se considerou o 1º semestre devido à proximidade da data de renovação. A base é composta por apólices de clientes individuais, em que o objeto seguro é um veículo ligeiro, misto ou caminheta. O modelo não contempla apólices frota, protocolos nem ordens profissionais. Por fim, de forma a avaliar a capacidade do modelo em prever que clientes irão anular as suas apólices, utilizaram-se vários critérios de otimização de ponto de corte, de modo a encontrar o valor que resulta na melhor capacidade discriminatória global.It has been observed in Portugal an increase in the competitivity of the motor insurance market, leading insurance companies to consider a pricing tariff based in demand. This way, insurance companies intend to study its clients’ behaviors. The motor insurance client is highly sensitive to changes in price, so it is necessary to analyze which actions may result in disruptive reactions. That being said, it is crucial to know who our clients are, what is their behavior and which are the actions that can be taken without harming the relationship between the company and the client. This project has as main goals to model the cancelation rate at renewal of the motor insurance and to analyze how several variables influence the renewals. Logistic regression has been used, a particular case of the Generalized Linear Models, to model the binary variable (cancel/does not cancel). Since the variation in the premium is the only variable the insurance company can control directly, obtaining information about each client’s price elasticity will allow the company to make more suitable decisions, with the aim to perfect the bal ance between the client’s satisfaction and the company’s profitability. For the construction of the database, the renewals that took place between January 2016 and June 2017 were used. For 2017, we only considered the first semester due to the proximity of the renewal date. The database includes personal clients’ policies, and the insured object is a passenger vehicle, mixed or “caminheta”. The model does not include fleet policies, protocols and professional orders. Besides that, in order to assess the model’s capacity to predict which clients will cancel their policies, several threshold optimization criteria have been used, aiming to find the value that provides the best overall discriminatory capacity.Gomes, João José Ferreira, 1961-Garraio, Joana Rita BarradasRepositório da Universidade de LisboaSilva, Carolina Ferreira Duarte da2019-02-21T11:27:54Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37091TID:202190544porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:34:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:13.711204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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