Avaliação de usabilidade de ambientes de realidade virtual e aumentada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amado, Angela Eika Pimentel
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1523
Resumo: Esta dissertação tem como principal objectivo verificar a possibilidade da utilização de métodos e técnicas de avaliação de usabilidade criados para ambientes 2D em ambientes de realidade virtual e aumentada. Para alcançar tal objectivo foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais conceitos e características dos ambientes de realidade virtual e aumentada, dos princípios e paradigmas que regem a usabilidade e das principais formas de avaliação da mesma. Com base no levantamento bibliográfico foram desenvolvidas duas experiências: a primeira consistiu numa experiência controlada com o objectivo de comparar o desempenho dos utilizadores num jogo desenvolvido num ambiente de realidade virtual e num ambiente desktop. A segunda permitiu uma avaliação qualitativa que se baseou na opinião de vários utilizadores depois dos mesmos visualizarem dados das suas áreas de aplicação num ambiente de realidade aumentada e num desktop. Também foram observadas as diferenças entre as formas de visualização, manipulação e orientação nos vários ambientes utilizados. Apesar das características específicas que os ambientes de realidade virtual e aumentada possuem, tais como manipulação intuitiva, interacção natural, visualização em mais de duas dimensões e utilização de diferentes dispositivos de entrada e saída, uma das principais conclusões desta dissertação é a confirmação da possibilidade de utilização dos métodos gerais de avaliação de usabilidade 2D em ambientes de realidade virtual e aumentada. ABSTRACT: The main objective of this work is to verify the possibility to apply usability evaluation methods and techniques created for 2D environments in virtual and augmented reality. To achieve this objective, a bibliographic review was made to identify the main concepts and characteristics of virtual and augmented reality, the usability paradigms and principles and the typical usability evaluation methods. Based on this review, two different studies were performed: the first one consisted in a controlled experiment meant to compare users’ performances in a gaming scenario in a virtual reality environment and a desktop. The second study was qualitative and some feedback was obtained from domain experts who used an augmented reality set-up as well as a desktop in different data visualization scenarios. During these studies, the differences between the visualization, manipulation and orientation in both environments were also observed. Despite the specific characteristics of virtual and augmented reality environments, such as intuitive manipulation, natural interaction, visualization in more than two dimensions and use of several input and output devices, the overall conclusion is that it is possible to adapt and to use the usability evaluation methods developed for 2D in virtual and augmented reality environments.
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