Desenvolvimento de um plano de estudos de percussão para alunos do 4º ano de escolaridade: da prática à leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milheiro, Rui Pedro Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23245
Resumo: No método de ensino da música erudita de raiz tradicionalmente europeia existe a tendência de basear o desenvolvimento do músico através de capacidades como a leitura e a técnica instrumental. Como consequência dessa abordagem do ensino da música decorre que muitas vezes os alunos e futuros músicos não estimulam suficientemente as suas capacidades auditivas musicais. Esta visão sobre o ensino do instrumento reflete-se no desenvolvimento dos alunos enquanto músicos pois, poderá de alguma forma limitar uma das principais capacidades a desenvolver num músico, que é o seu ouvido, assim como o prazer de tocar e ouvir música. Assim sendo, esta investigação pretende oferecer aos docentes uma alternativa para o problema apresentado. São testados vários exercícios baseados numa metodologia que permita aos alunos desenvolver as referidas capacidades auditivas musicais e que simultaneamente introduza os conteúdos essenciais ao início do estudo instrumental. A segunda metade do documento é dedicada à componente prática da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada onde está contido o relatório de estágio efetuado durante o ano letivo 2016/2017 na Academia de Música de Paços de Brandão.
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