A relação do compositor-intérprete no desenvolvimento da técnica para percussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo Appezzato
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9HJN9P
Resumo: A proposta desta pesquisa é investigar de que forma o compositor-interprete esta relacionado ao desenvolvimento da técnica e idiomatismo dos instrumentos de percussão na música de concerto. Tendo como foco principal o repertório para percussão múltipla. Os instrumentos de percussão começaram a ser protagonistas de um repertório, a partir da primeira metade do século XX, tendo como importante marco a obra Ionisation, do compositor francês Edgar Varèse. A partir disso, muitos compositores passaram a escrever para percussão. Com isso, foi-se necessário desenvolver técnicas e metodologias para a performance deste tipo de repertório. Sendo assim, interpretes que também compunham tiveram grande colaboração no desenvolvimento da técnica e do idiomatismo dos diferentes instrumentos. O presente estudo teve como foco a análise e performance de obras de compositores-interpretes que foram importantes na criação e desenvolvimento de metodologias e desenvolvimento de técnicas para os instrumentos. Foram escolhidos objeto desta pesquisa as obras de dois compositores-interpretes, sendo eles: o brasileiro Carlos Stasi e o norte americano Michel Udow. Da literatura de Stasi foram analisadas as obras Canção Simples para Tambor (1990) e Ilusão, além de seu Método para reco-reco (1991) e de Udow foram analisadas a obra Bog Music e o Método para percussão múltipla - The Contemporary Percussionist. Foram considerados para as análises os seguintes parâmetros: notação, pensamento melódico aplicado a percussão múltipla, montagem, desenvolvimento de metodologias para a performance, ampliação da técnica e o pensamento pedagógico relacionado a performance.
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