Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Branca Liliana Reis
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/33745
Resumo: Este relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório do Curso de Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Universidade Católica Portuguesa do Porto. Este curso visa especificamente a aquisição de competências científicas e técnicas para a prestação de cuidados especializados e o desempenho de atividades mais complexas com o recém-nascido, criança e adolescente e suas famílias, ultrapassando o domínio dos cuidados gerais. O relatório foi elaborado segundo uma metodologia descritiva e critico reflexiva sintetizando o trabalho/aprendizagem desenvolvido nos diversos contextos assistenciais onde decorreu o Estágio Final, que contemplou a áreas de cuidados de saúde primários, urgência pediátrica e neonatologia, num total de 750 horas de trabalho (360 horas em contexto de prática e 390 horas de trabalho individual). A sua finalidade é explicar o percurso realizado ao longo dos diferentes contextos assistenciais evidenciando as competências adquiridas na área de especialização. As mesmas foram agrupadas em quatro domínios de atuação: prestação de cuidados, formação, gestão de cuidados, e investigação. Os objetivos definidos tendo em conta cada um destes domínios foram atingidos através de atividades definidas para a sua consecução, pela análise crítico-reflexiva centrada no cuidado à criança e família, assente num modelo de parceria, mobilizando e integrando conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do meu percurso académico e profissional. Por fim, analiso os resultados e implicações das experiências vivenciadas. É assim demonstrada a minha aprendizagem e intervenção na formação como Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, culminando na aquisição das competências propostas para a prestação de cuidados de enfermagem especializados.
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