Transferência de energia e qualidade do ar no ensino das ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1330 |
Resumo: | A presente investigação foi fundamentada, planeada e implementada, com base em estudo de casos, numa perspectiva de Ensino Por Pesquisa, num contexto real – o campo fumarólico da Lagoa das Furnas – onde é possível observar manifestações geotérmicas que despertam a curiosidade, a inquietação e a formulação de questões problema. Estas, por sugerirem estratégias de ensino inovadoras e motivadoras para alunos, e por serem pertinentes sob o ponto de vista científico, tecnológico e social, têm interesse em serem exploradas na disciplina de físico – química. Para responder às questões problema recorreu-se a actividades experimentais simples, com materiais acessíveis e de baixo custo, de índole investigativo que permitem que os alunos relacionem a teoria e prática e aprendam teoria com prática, construindo-se simultaneamente o conhecimento conceptual e processual. Nesse sentido, as questões problema constituíram o elo de interligação entre a teoria e prática, permitindo estabelecer uma relação dinâmica entre estas duas componentes nos processos educativos e nos processos de investigação. Compreender/estudar os problemas em contexto real, meio privilegiado de aprendizagem, permitem aos alunos ver a aplicabilidade dos conhecimentos, fomentam a sua curiosidade e o seu entusiasmo. No estudo de contextos reais impõe-se a necessidade de uma abordagem sistémica, para se compreender os fenómenos na sua multidisciplinaridade e complexidade permitindo reflectir sobre os processos de construção da ciência e da tecnologia, e as suas interrelações com a sociedade e o ambiente em que vivemos. É fundamental que cada problema seja convertido numa actividade de pesquisa, em que os estudantes se envolvam de modo a aprenderem significativamente com ela. Neste sentido, as aprendizagens são fruto de atitudes investigativas e construtivistas, envolvendo a construção activa e significativa dos conhecimentos e tornando-os úteis e utilizáveis no dia-a-dia. Assim se compreende que os conteúdos do ensino sejam colocados ao serviço da Educação em Ciência e não meramente da Instrução, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, social e exercício de uma cidadania democrática informada e crítica. Espera-se que esta dissertação possa contribuir para a implementação de estratégias de ensino inovadoras, que possam motivar os alunos para além dos limites estritos do espaço escolar das disciplinas e das áreas do saber, através de actividades exteriores à sala de aula. ABSTRACT: This presentation was based, planned and implemented on case studies, in a teaching by research perspective, and in a real context – the geysers area of the Lake of Furnas – where one can see geothermic phenomena that raises not only our curiosity but also demanding, disturbing questions on this issue. Because these issues suggest innovating and motivating learning strategies for the students, and due to their scientific, technological and social importance, it is also important that they are learned in the science physics/chemistry classes. In order to answer the problematic questions, simple experiments were carried out, using accessible and low cost materials, as a research project that allows the students to relate the theory with the practice and learn the theory from the practice thus building their conceptual and processing knowledge. In this manner, the problematic issues built the link between theory and practice, allowing for a dynamic relationship between these two aspects, in the educational process and in the research process. To understand/study the problems in a real context, a privileged learning process as it allows the students to see how to apply their knowledge, thus increasing their curiosity and enthusiasm. A real context study demands the need of a systematic approach in order to understand the phenomena in all its multi-subjectivity and complexity, thus allowing for reflection on the construction projects of science and technology and the interrelationship with society and the surrounding environment. It is important that each issue is converted into a research activity, and one that the students are involved in order to significantly learn from it. In this manner, learning results from constructive and researching attitudes, involving active and meaningful increase of knowledge and making them useful for everyday use. Therefore, it can be easily understood the reason for the study contents being surrendered to Education in Science and not only for schooling purposes thus contributing towards the personal and social development and for a democratic, learned and critic citizenship. I hope that this dissertation contributes towards the implementation of innovating teaching strategies, which can motivate the students beyond the restricted school area, subjects and study areas, through activities developed outside the classroom. |
id |
RCAP_5405f582d311153aee7df220085663a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/1330 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Transferência de energia e qualidade do ar no ensino das ciênciasEnsino das ciênciasAprendizagem pela resolução de problemasAprendizagem pela acçãoAprendizagem pela descobertaInovação pedagógicaA presente investigação foi fundamentada, planeada e implementada, com base em estudo de casos, numa perspectiva de Ensino Por Pesquisa, num contexto real – o campo fumarólico da Lagoa das Furnas – onde é possível observar manifestações geotérmicas que despertam a curiosidade, a inquietação e a formulação de questões problema. Estas, por sugerirem estratégias de ensino inovadoras e motivadoras para alunos, e por serem pertinentes sob o ponto de vista científico, tecnológico e social, têm interesse em serem exploradas na disciplina de físico – química. Para responder às questões problema recorreu-se a actividades experimentais simples, com materiais acessíveis e de baixo custo, de índole investigativo que permitem que os alunos relacionem a teoria e prática e aprendam teoria com prática, construindo-se simultaneamente o conhecimento conceptual e processual. Nesse sentido, as questões problema constituíram o elo de interligação entre a teoria e prática, permitindo estabelecer uma relação dinâmica entre estas duas componentes nos processos educativos e nos processos de investigação. Compreender/estudar os problemas em contexto real, meio privilegiado de aprendizagem, permitem aos alunos ver a aplicabilidade dos conhecimentos, fomentam a sua curiosidade e o seu entusiasmo. No estudo de contextos reais impõe-se a necessidade de uma abordagem sistémica, para se compreender os fenómenos na sua multidisciplinaridade e complexidade permitindo reflectir sobre os processos de construção da ciência e da tecnologia, e as suas interrelações com a sociedade e o ambiente em que vivemos. É fundamental que cada problema seja convertido numa actividade de pesquisa, em que os estudantes se envolvam de modo a aprenderem significativamente com ela. Neste sentido, as aprendizagens são fruto de atitudes investigativas e construtivistas, envolvendo a construção activa e significativa dos conhecimentos e tornando-os úteis e utilizáveis no dia-a-dia. Assim se compreende que os conteúdos do ensino sejam colocados ao serviço da Educação em Ciência e não meramente da Instrução, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, social e exercício de uma cidadania democrática informada e crítica. Espera-se que esta dissertação possa contribuir para a implementação de estratégias de ensino inovadoras, que possam motivar os alunos para além dos limites estritos do espaço escolar das disciplinas e das áreas do saber, através de actividades exteriores à sala de aula. ABSTRACT: This presentation was based, planned and implemented on case studies, in a teaching by research perspective, and in a real context – the geysers area of the Lake of Furnas – where one can see geothermic phenomena that raises not only our curiosity but also demanding, disturbing questions on this issue. Because these issues suggest innovating and motivating learning strategies for the students, and due to their scientific, technological and social importance, it is also important that they are learned in the science physics/chemistry classes. In order to answer the problematic questions, simple experiments were carried out, using accessible and low cost materials, as a research project that allows the students to relate the theory with the practice and learn the theory from the practice thus building their conceptual and processing knowledge. In this manner, the problematic issues built the link between theory and practice, allowing for a dynamic relationship between these two aspects, in the educational process and in the research process. To understand/study the problems in a real context, a privileged learning process as it allows the students to see how to apply their knowledge, thus increasing their curiosity and enthusiasm. A real context study demands the need of a systematic approach in order to understand the phenomena in all its multi-subjectivity and complexity, thus allowing for reflection on the construction projects of science and technology and the interrelationship with society and the surrounding environment. It is important that each issue is converted into a research activity, and one that the students are involved in order to significantly learn from it. In this manner, learning results from constructive and researching attitudes, involving active and meaningful increase of knowledge and making them useful for everyday use. Therefore, it can be easily understood the reason for the study contents being surrendered to Education in Science and not only for schooling purposes thus contributing towards the personal and social development and for a democratic, learned and critic citizenship. I hope that this dissertation contributes towards the implementation of innovating teaching strategies, which can motivate the students beyond the restricted school area, subjects and study areas, through activities developed outside the classroom.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:38:30Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1330porResendes, Maria Helena Machado Mauricioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:04Zoai:ria.ua.pt:10773/1330Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:01.940200Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transferência de energia e qualidade do ar no ensino das ciências |
title |
Transferência de energia e qualidade do ar no ensino das ciências |
spellingShingle |
Transferência de energia e qualidade do ar no ensino das ciências Resendes, Maria Helena Machado Mauricio Ensino das ciências Aprendizagem pela resolução de problemas Aprendizagem pela acção Aprendizagem pela descoberta Inovação pedagógica |
title_short |
Transferência de energia e qualidade do ar no ensino das ciências |
title_full |
Transferência de energia e qualidade do ar no ensino das ciências |
title_fullStr |
Transferência de energia e qualidade do ar no ensino das ciências |
title_full_unstemmed |
Transferência de energia e qualidade do ar no ensino das ciências |
title_sort |
Transferência de energia e qualidade do ar no ensino das ciências |
author |
Resendes, Maria Helena Machado Mauricio |
author_facet |
Resendes, Maria Helena Machado Mauricio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resendes, Maria Helena Machado Mauricio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino das ciências Aprendizagem pela resolução de problemas Aprendizagem pela acção Aprendizagem pela descoberta Inovação pedagógica |
topic |
Ensino das ciências Aprendizagem pela resolução de problemas Aprendizagem pela acção Aprendizagem pela descoberta Inovação pedagógica |
description |
A presente investigação foi fundamentada, planeada e implementada, com base em estudo de casos, numa perspectiva de Ensino Por Pesquisa, num contexto real – o campo fumarólico da Lagoa das Furnas – onde é possível observar manifestações geotérmicas que despertam a curiosidade, a inquietação e a formulação de questões problema. Estas, por sugerirem estratégias de ensino inovadoras e motivadoras para alunos, e por serem pertinentes sob o ponto de vista científico, tecnológico e social, têm interesse em serem exploradas na disciplina de físico – química. Para responder às questões problema recorreu-se a actividades experimentais simples, com materiais acessíveis e de baixo custo, de índole investigativo que permitem que os alunos relacionem a teoria e prática e aprendam teoria com prática, construindo-se simultaneamente o conhecimento conceptual e processual. Nesse sentido, as questões problema constituíram o elo de interligação entre a teoria e prática, permitindo estabelecer uma relação dinâmica entre estas duas componentes nos processos educativos e nos processos de investigação. Compreender/estudar os problemas em contexto real, meio privilegiado de aprendizagem, permitem aos alunos ver a aplicabilidade dos conhecimentos, fomentam a sua curiosidade e o seu entusiasmo. No estudo de contextos reais impõe-se a necessidade de uma abordagem sistémica, para se compreender os fenómenos na sua multidisciplinaridade e complexidade permitindo reflectir sobre os processos de construção da ciência e da tecnologia, e as suas interrelações com a sociedade e o ambiente em que vivemos. É fundamental que cada problema seja convertido numa actividade de pesquisa, em que os estudantes se envolvam de modo a aprenderem significativamente com ela. Neste sentido, as aprendizagens são fruto de atitudes investigativas e construtivistas, envolvendo a construção activa e significativa dos conhecimentos e tornando-os úteis e utilizáveis no dia-a-dia. Assim se compreende que os conteúdos do ensino sejam colocados ao serviço da Educação em Ciência e não meramente da Instrução, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, social e exercício de uma cidadania democrática informada e crítica. Espera-se que esta dissertação possa contribuir para a implementação de estratégias de ensino inovadoras, que possam motivar os alunos para além dos limites estritos do espaço escolar das disciplinas e das áreas do saber, através de actividades exteriores à sala de aula. ABSTRACT: This presentation was based, planned and implemented on case studies, in a teaching by research perspective, and in a real context – the geysers area of the Lake of Furnas – where one can see geothermic phenomena that raises not only our curiosity but also demanding, disturbing questions on this issue. Because these issues suggest innovating and motivating learning strategies for the students, and due to their scientific, technological and social importance, it is also important that they are learned in the science physics/chemistry classes. In order to answer the problematic questions, simple experiments were carried out, using accessible and low cost materials, as a research project that allows the students to relate the theory with the practice and learn the theory from the practice thus building their conceptual and processing knowledge. In this manner, the problematic issues built the link between theory and practice, allowing for a dynamic relationship between these two aspects, in the educational process and in the research process. To understand/study the problems in a real context, a privileged learning process as it allows the students to see how to apply their knowledge, thus increasing their curiosity and enthusiasm. A real context study demands the need of a systematic approach in order to understand the phenomena in all its multi-subjectivity and complexity, thus allowing for reflection on the construction projects of science and technology and the interrelationship with society and the surrounding environment. It is important that each issue is converted into a research activity, and one that the students are involved in order to significantly learn from it. In this manner, learning results from constructive and researching attitudes, involving active and meaningful increase of knowledge and making them useful for everyday use. Therefore, it can be easily understood the reason for the study contents being surrendered to Education in Science and not only for schooling purposes thus contributing towards the personal and social development and for a democratic, learned and critic citizenship. I hope that this dissertation contributes towards the implementation of innovating teaching strategies, which can motivate the students beyond the restricted school area, subjects and study areas, through activities developed outside the classroom. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008 2011-04-19T13:38:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/1330 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/1330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137449984655360 |