Transferência de energia e qualidade do ar no ensino das ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resendes, Maria Helena Machado Mauricio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1330
Resumo: A presente investigação foi fundamentada, planeada e implementada, com base em estudo de casos, numa perspectiva de Ensino Por Pesquisa, num contexto real – o campo fumarólico da Lagoa das Furnas – onde é possível observar manifestações geotérmicas que despertam a curiosidade, a inquietação e a formulação de questões problema. Estas, por sugerirem estratégias de ensino inovadoras e motivadoras para alunos, e por serem pertinentes sob o ponto de vista científico, tecnológico e social, têm interesse em serem exploradas na disciplina de físico – química. Para responder às questões problema recorreu-se a actividades experimentais simples, com materiais acessíveis e de baixo custo, de índole investigativo que permitem que os alunos relacionem a teoria e prática e aprendam teoria com prática, construindo-se simultaneamente o conhecimento conceptual e processual. Nesse sentido, as questões problema constituíram o elo de interligação entre a teoria e prática, permitindo estabelecer uma relação dinâmica entre estas duas componentes nos processos educativos e nos processos de investigação. Compreender/estudar os problemas em contexto real, meio privilegiado de aprendizagem, permitem aos alunos ver a aplicabilidade dos conhecimentos, fomentam a sua curiosidade e o seu entusiasmo. No estudo de contextos reais impõe-se a necessidade de uma abordagem sistémica, para se compreender os fenómenos na sua multidisciplinaridade e complexidade permitindo reflectir sobre os processos de construção da ciência e da tecnologia, e as suas interrelações com a sociedade e o ambiente em que vivemos. É fundamental que cada problema seja convertido numa actividade de pesquisa, em que os estudantes se envolvam de modo a aprenderem significativamente com ela. Neste sentido, as aprendizagens são fruto de atitudes investigativas e construtivistas, envolvendo a construção activa e significativa dos conhecimentos e tornando-os úteis e utilizáveis no dia-a-dia. Assim se compreende que os conteúdos do ensino sejam colocados ao serviço da Educação em Ciência e não meramente da Instrução, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, social e exercício de uma cidadania democrática informada e crítica. Espera-se que esta dissertação possa contribuir para a implementação de estratégias de ensino inovadoras, que possam motivar os alunos para além dos limites estritos do espaço escolar das disciplinas e das áreas do saber, através de actividades exteriores à sala de aula. ABSTRACT: This presentation was based, planned and implemented on case studies, in a teaching by research perspective, and in a real context – the geysers area of the Lake of Furnas – where one can see geothermic phenomena that raises not only our curiosity but also demanding, disturbing questions on this issue. Because these issues suggest innovating and motivating learning strategies for the students, and due to their scientific, technological and social importance, it is also important that they are learned in the science physics/chemistry classes. In order to answer the problematic questions, simple experiments were carried out, using accessible and low cost materials, as a research project that allows the students to relate the theory with the practice and learn the theory from the practice thus building their conceptual and processing knowledge. In this manner, the problematic issues built the link between theory and practice, allowing for a dynamic relationship between these two aspects, in the educational process and in the research process. To understand/study the problems in a real context, a privileged learning process as it allows the students to see how to apply their knowledge, thus increasing their curiosity and enthusiasm. A real context study demands the need of a systematic approach in order to understand the phenomena in all its multi-subjectivity and complexity, thus allowing for reflection on the construction projects of science and technology and the interrelationship with society and the surrounding environment. It is important that each issue is converted into a research activity, and one that the students are involved in order to significantly learn from it. In this manner, learning results from constructive and researching attitudes, involving active and meaningful increase of knowledge and making them useful for everyday use. Therefore, it can be easily understood the reason for the study contents being surrendered to Education in Science and not only for schooling purposes thus contributing towards the personal and social development and for a democratic, learned and critic citizenship. I hope that this dissertation contributes towards the implementation of innovating teaching strategies, which can motivate the students beyond the restricted school area, subjects and study areas, through activities developed outside the classroom.
id RCAP_5405f582d311153aee7df220085663a7
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1330
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transferência de energia e qualidade do ar no ensino das ciênciasEnsino das ciênciasAprendizagem pela resolução de problemasAprendizagem pela acçãoAprendizagem pela descobertaInovação pedagógicaA presente investigação foi fundamentada, planeada e implementada, com base em estudo de casos, numa perspectiva de Ensino Por Pesquisa, num contexto real – o campo fumarólico da Lagoa das Furnas – onde é possível observar manifestações geotérmicas que despertam a curiosidade, a inquietação e a formulação de questões problema. Estas, por sugerirem estratégias de ensino inovadoras e motivadoras para alunos, e por serem pertinentes sob o ponto de vista científico, tecnológico e social, têm interesse em serem exploradas na disciplina de físico – química. Para responder às questões problema recorreu-se a actividades experimentais simples, com materiais acessíveis e de baixo custo, de índole investigativo que permitem que os alunos relacionem a teoria e prática e aprendam teoria com prática, construindo-se simultaneamente o conhecimento conceptual e processual. Nesse sentido, as questões problema constituíram o elo de interligação entre a teoria e prática, permitindo estabelecer uma relação dinâmica entre estas duas componentes nos processos educativos e nos processos de investigação. Compreender/estudar os problemas em contexto real, meio privilegiado de aprendizagem, permitem aos alunos ver a aplicabilidade dos conhecimentos, fomentam a sua curiosidade e o seu entusiasmo. No estudo de contextos reais impõe-se a necessidade de uma abordagem sistémica, para se compreender os fenómenos na sua multidisciplinaridade e complexidade permitindo reflectir sobre os processos de construção da ciência e da tecnologia, e as suas interrelações com a sociedade e o ambiente em que vivemos. É fundamental que cada problema seja convertido numa actividade de pesquisa, em que os estudantes se envolvam de modo a aprenderem significativamente com ela. Neste sentido, as aprendizagens são fruto de atitudes investigativas e construtivistas, envolvendo a construção activa e significativa dos conhecimentos e tornando-os úteis e utilizáveis no dia-a-dia. Assim se compreende que os conteúdos do ensino sejam colocados ao serviço da Educação em Ciência e não meramente da Instrução, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, social e exercício de uma cidadania democrática informada e crítica. Espera-se que esta dissertação possa contribuir para a implementação de estratégias de ensino inovadoras, que possam motivar os alunos para além dos limites estritos do espaço escolar das disciplinas e das áreas do saber, através de actividades exteriores à sala de aula. ABSTRACT: This presentation was based, planned and implemented on case studies, in a teaching by research perspective, and in a real context – the geysers area of the Lake of Furnas – where one can see geothermic phenomena that raises not only our curiosity but also demanding, disturbing questions on this issue. Because these issues suggest innovating and motivating learning strategies for the students, and due to their scientific, technological and social importance, it is also important that they are learned in the science physics/chemistry classes. In order to answer the problematic questions, simple experiments were carried out, using accessible and low cost materials, as a research project that allows the students to relate the theory with the practice and learn the theory from the practice thus building their conceptual and processing knowledge. In this manner, the problematic issues built the link between theory and practice, allowing for a dynamic relationship between these two aspects, in the educational process and in the research process. To understand/study the problems in a real context, a privileged learning process as it allows the students to see how to apply their knowledge, thus increasing their curiosity and enthusiasm. A real context study demands the need of a systematic approach in order to understand the phenomena in all its multi-subjectivity and complexity, thus allowing for reflection on the construction projects of science and technology and the interrelationship with society and the surrounding environment. It is important that each issue is converted into a research activity, and one that the students are involved in order to significantly learn from it. In this manner, learning results from constructive and researching attitudes, involving active and meaningful increase of knowledge and making them useful for everyday use. Therefore, it can be easily understood the reason for the study contents being surrendered to Education in Science and not only for schooling purposes thus contributing towards the personal and social development and for a democratic, learned and critic citizenship. I hope that this dissertation contributes towards the implementation of innovating teaching strategies, which can motivate the students beyond the restricted school area, subjects and study areas, through activities developed outside the classroom.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:38:30Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1330porResendes, Maria Helena Machado Mauricioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:04Zoai:ria.ua.pt:10773/1330Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:01.940200Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transferência de energia e qualidade do ar no ensino das ciências
title Transferência de energia e qualidade do ar no ensino das ciências
spellingShingle Transferência de energia e qualidade do ar no ensino das ciências
Resendes, Maria Helena Machado Mauricio
Ensino das ciências
Aprendizagem pela resolução de problemas
Aprendizagem pela acção
Aprendizagem pela descoberta
Inovação pedagógica
title_short Transferência de energia e qualidade do ar no ensino das ciências
title_full Transferência de energia e qualidade do ar no ensino das ciências
title_fullStr Transferência de energia e qualidade do ar no ensino das ciências
title_full_unstemmed Transferência de energia e qualidade do ar no ensino das ciências
title_sort Transferência de energia e qualidade do ar no ensino das ciências
author Resendes, Maria Helena Machado Mauricio
author_facet Resendes, Maria Helena Machado Mauricio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resendes, Maria Helena Machado Mauricio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das ciências
Aprendizagem pela resolução de problemas
Aprendizagem pela acção
Aprendizagem pela descoberta
Inovação pedagógica
topic Ensino das ciências
Aprendizagem pela resolução de problemas
Aprendizagem pela acção
Aprendizagem pela descoberta
Inovação pedagógica
description A presente investigação foi fundamentada, planeada e implementada, com base em estudo de casos, numa perspectiva de Ensino Por Pesquisa, num contexto real – o campo fumarólico da Lagoa das Furnas – onde é possível observar manifestações geotérmicas que despertam a curiosidade, a inquietação e a formulação de questões problema. Estas, por sugerirem estratégias de ensino inovadoras e motivadoras para alunos, e por serem pertinentes sob o ponto de vista científico, tecnológico e social, têm interesse em serem exploradas na disciplina de físico – química. Para responder às questões problema recorreu-se a actividades experimentais simples, com materiais acessíveis e de baixo custo, de índole investigativo que permitem que os alunos relacionem a teoria e prática e aprendam teoria com prática, construindo-se simultaneamente o conhecimento conceptual e processual. Nesse sentido, as questões problema constituíram o elo de interligação entre a teoria e prática, permitindo estabelecer uma relação dinâmica entre estas duas componentes nos processos educativos e nos processos de investigação. Compreender/estudar os problemas em contexto real, meio privilegiado de aprendizagem, permitem aos alunos ver a aplicabilidade dos conhecimentos, fomentam a sua curiosidade e o seu entusiasmo. No estudo de contextos reais impõe-se a necessidade de uma abordagem sistémica, para se compreender os fenómenos na sua multidisciplinaridade e complexidade permitindo reflectir sobre os processos de construção da ciência e da tecnologia, e as suas interrelações com a sociedade e o ambiente em que vivemos. É fundamental que cada problema seja convertido numa actividade de pesquisa, em que os estudantes se envolvam de modo a aprenderem significativamente com ela. Neste sentido, as aprendizagens são fruto de atitudes investigativas e construtivistas, envolvendo a construção activa e significativa dos conhecimentos e tornando-os úteis e utilizáveis no dia-a-dia. Assim se compreende que os conteúdos do ensino sejam colocados ao serviço da Educação em Ciência e não meramente da Instrução, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, social e exercício de uma cidadania democrática informada e crítica. Espera-se que esta dissertação possa contribuir para a implementação de estratégias de ensino inovadoras, que possam motivar os alunos para além dos limites estritos do espaço escolar das disciplinas e das áreas do saber, através de actividades exteriores à sala de aula. ABSTRACT: This presentation was based, planned and implemented on case studies, in a teaching by research perspective, and in a real context – the geysers area of the Lake of Furnas – where one can see geothermic phenomena that raises not only our curiosity but also demanding, disturbing questions on this issue. Because these issues suggest innovating and motivating learning strategies for the students, and due to their scientific, technological and social importance, it is also important that they are learned in the science physics/chemistry classes. In order to answer the problematic questions, simple experiments were carried out, using accessible and low cost materials, as a research project that allows the students to relate the theory with the practice and learn the theory from the practice thus building their conceptual and processing knowledge. In this manner, the problematic issues built the link between theory and practice, allowing for a dynamic relationship between these two aspects, in the educational process and in the research process. To understand/study the problems in a real context, a privileged learning process as it allows the students to see how to apply their knowledge, thus increasing their curiosity and enthusiasm. A real context study demands the need of a systematic approach in order to understand the phenomena in all its multi-subjectivity and complexity, thus allowing for reflection on the construction projects of science and technology and the interrelationship with society and the surrounding environment. It is important that each issue is converted into a research activity, and one that the students are involved in order to significantly learn from it. In this manner, learning results from constructive and researching attitudes, involving active and meaningful increase of knowledge and making them useful for everyday use. Therefore, it can be easily understood the reason for the study contents being surrendered to Education in Science and not only for schooling purposes thus contributing towards the personal and social development and for a democratic, learned and critic citizenship. I hope that this dissertation contributes towards the implementation of innovating teaching strategies, which can motivate the students beyond the restricted school area, subjects and study areas, through activities developed outside the classroom.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2011-04-19T13:38:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1330
url http://hdl.handle.net/10773/1330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137449984655360