A leitura e a interpretação da informação da Web : um estudo com alunos da disciplina de história da cultura e das artes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/19083 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) |
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A leitura e a interpretação da informação da Web : um estudo com alunos da disciplina de história da cultura e das artes371.68316.77:681.324681.324:316.77008(091)Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais)Este estudo integra-se na linha de pesquisa em Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais que tem vindo a ser desenvolvida na Universidade do Minho. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza essencialmente qualitativa, e desenvolve-se em volta da forma como os alunos selecionam e organizam a informação que retiram da Web. Procura indagar que tipos de informação privilegiam na resolução de tarefas de natureza explicativa, interpretativa e de fruição estética. A investigação foi levada a cabo em contexto escolar, envolvendo alunos do Ensino Secundário, 11º ano, na disciplina de História da Cultura e das Artes, de uma escola da cidade de Braga, Portugal. Inicialmente foi aplicada uma ficha de literacia informática, no sentido de apurar o tipo, a frequência e as dificuldades evidenciadas na utilização que os alunos fazem do computador e da internet, em contexto escolar e fora deste. Em seguida aplicou-se um questionário (ficha de trabalho) desenvolvido a partir da seleção de um site para consulta/pesquisa de informação sobre a vida e obra de três "artistas" previamente escolhidos: Eiffel, Gauguin e Rodin. Na escolha do site, http://pt.wikipedia.org/wiki/Gustave_Eiffel/Guagui/Rodin, prevaleceu o facto de este se encontrar em "português", disponibilizar informação diversificada, oferecer um acervo iconográfico variado e a existência de hiperligações que possibilitam complementar a informação oferecida. O recurso à ferramenta Web no processo de ensino/aprendizagem teve como intenção compreender que tipo de informação é privilegiada pelos alunos, os processos de explicação, interpretação, fruição estética e retirar algumas ilações para a educação artística em geral, e o ensino da História da Cultura e das Artes em particular. Estas intenções levaram-nos a formular a seguinte questão de investigação que esteve na origem deste estudo: - Que tipo de informação histórica é privilegiado pelos alunos usando a Web na resolução de tarefas de natureza explicativa, interpretativa e de fruição estética? É nossa expectativa que as conclusões deste estudo possam contribuir para a reflexão e consequente reforço das práticas pedagógicas no ensino da História da Cultura das Artes.This study is set within the research framework on Pedagogical Supervision in History and Social Sciences Education that has been developed in the University of Minho. It is a descriptive study, primarily qualitative, which focuses on the way students select and organize the information they obtain from the Web. It also seeks to identify the kind of information they prefer when confronted with the resolution of questions that require development of ideas, interpretation and aesthetic notions. This investigation was carried out in a school in Braga, Portugal and it involved students from secondary education, in the eleventh grade, within the History of Culture and Arts class. Initially, an exploratory study was used to discover the type of use, the frequency and the difficulties students often encounter while using the computer and the internet in and out of school context. Then, we resorted to a questionnaire (worksheet) developed after the selection of a website to research information about the life and work of three previously selected “artists”: Eiffel, Gauguin and Rodin. The choice of the website (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gustave_Eiffel/...) was based on the fact that it was in Portuguese, it offered a wide spread of information and iconography and also the possibility of obtaining complementary information from a selection of links. The use of the internet in the teaching/learning process allowed us not only to understand the kind of information students prefer when confronted with the resolution of questions that require development of ideas, interpretation and aesthetic notions, but also to draw some notions about the artistic education in general and the teaching of History of Culture and Arts, in particular. These intentions led us to formulate the following query that triggered this study: “- What kind of information do students prefer while using the Web in the resolution of tasks that require development of ideas, interpretation and aesthetic notions?” We hope the conclusions of this study will contribute to a reflection and improvement in the teaching methods of History of Culture and Arts.Melo, Maria do CéuUniversidade do MinhoMarinho, Francisco Moreira20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19083porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:27.787828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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