ERA, É E SERÁ UMA VEZ O DOM ROBERTO. ADAPTAÇÃO DA PEÇA “O BARBEIRO” PARA UM ÁLBUM ILUSTRADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Mariana Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2466
Resumo: O presente projeto procura investigar, analisar e explorar, a relação existente entre o teatro popular de marionetas e a ilustração, através da adaptação de uma peça do repertório do Teatro Dom Roberto: “O Bar beiro”, para um álbum ilustrado. Através dos formatos álbum ilustrado e livro-objeto, pretende-se encontrar uma nova abordagem para a narrativa “O Barbeiro”, expandindo assim para um meio bidimensional, uma narrativa teatral que, acreditamos, poder ser inovadora no contexto nacional. Isto porque, através da pesquisa aprofundada levada a cabo neste projeto, não se encontrou nenhuma adaptação deste género, em que o formato do Teatro Dom Roberto tenha sido adaptado, fielmente, para o suporte do livro. Dentro desta temática, vale a pena referir o livro "Robertices" da autora Luísa Dacosta, que faz referência aos Robertos e a este tipo de teatro. Contudo, a história não é uma adaptação, segundo José Gil, trata-se de uma história em que a autora faz uso do imaginário do Dom Roberto, tornando-se uma narrativa independente. Assim, por meio da materialidade do livro e consequentemente pela interatividade que é proporcionada aos leitores pelos mecanismos interativos, estabelece-se um paralelismo entre aquilo que são as características formais do formato escolhido, com as características conceptuais, visuais e narrativas do teatro popular de marionetas. O leitor assume um papel ativo durante a narrativa e é surpreendido pelas versáteis formas compositivas e de apresentação das personagens. Para além disso, a introdução de mecanismos interativos, proporcionam ao leitor auxiliar as próprias personagens, contribuindo, por isso, para o desenvolvimento da história. Este projeto permite dar continuidade à essência do teatro popular através de um formato inovador que fora menos explorado nesta temática (o livro ilustrado), explorando novas formas de trabalhar uma narrativa, tendo como desafio principal manter a dinâmica e o ritmo que existiriam em palco.
id RCAP_5423d776f0b9f969bfc07cc82f2de72b
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2466
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ERA, É E SERÁ UMA VEZ O DOM ROBERTO. ADAPTAÇÃO DA PEÇA “O BARBEIRO” PARA UM ÁLBUM ILUSTRADOTeatro Dom RobertoMarionetaÁlbum IlustradoIlustraçãoInteratividadeO presente projeto procura investigar, analisar e explorar, a relação existente entre o teatro popular de marionetas e a ilustração, através da adaptação de uma peça do repertório do Teatro Dom Roberto: “O Bar beiro”, para um álbum ilustrado. Através dos formatos álbum ilustrado e livro-objeto, pretende-se encontrar uma nova abordagem para a narrativa “O Barbeiro”, expandindo assim para um meio bidimensional, uma narrativa teatral que, acreditamos, poder ser inovadora no contexto nacional. Isto porque, através da pesquisa aprofundada levada a cabo neste projeto, não se encontrou nenhuma adaptação deste género, em que o formato do Teatro Dom Roberto tenha sido adaptado, fielmente, para o suporte do livro. Dentro desta temática, vale a pena referir o livro "Robertices" da autora Luísa Dacosta, que faz referência aos Robertos e a este tipo de teatro. Contudo, a história não é uma adaptação, segundo José Gil, trata-se de uma história em que a autora faz uso do imaginário do Dom Roberto, tornando-se uma narrativa independente. Assim, por meio da materialidade do livro e consequentemente pela interatividade que é proporcionada aos leitores pelos mecanismos interativos, estabelece-se um paralelismo entre aquilo que são as características formais do formato escolhido, com as características conceptuais, visuais e narrativas do teatro popular de marionetas. O leitor assume um papel ativo durante a narrativa e é surpreendido pelas versáteis formas compositivas e de apresentação das personagens. Para além disso, a introdução de mecanismos interativos, proporcionam ao leitor auxiliar as próprias personagens, contribuindo, por isso, para o desenvolvimento da história. Este projeto permite dar continuidade à essência do teatro popular através de um formato inovador que fora menos explorado nesta temática (o livro ilustrado), explorando novas formas de trabalhar uma narrativa, tendo como desafio principal manter a dinâmica e o ritmo que existiriam em palco.2022-08-31T14:56:46Z2022-08-31T14:56:46Z2022-08-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2466oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2466porhttp://hdl.handle.net/11110/2466203055632Matos, Mariana Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:47Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2466Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:43.547189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ERA, É E SERÁ UMA VEZ O DOM ROBERTO. ADAPTAÇÃO DA PEÇA “O BARBEIRO” PARA UM ÁLBUM ILUSTRADO
title ERA, É E SERÁ UMA VEZ O DOM ROBERTO. ADAPTAÇÃO DA PEÇA “O BARBEIRO” PARA UM ÁLBUM ILUSTRADO
spellingShingle ERA, É E SERÁ UMA VEZ O DOM ROBERTO. ADAPTAÇÃO DA PEÇA “O BARBEIRO” PARA UM ÁLBUM ILUSTRADO
Matos, Mariana Oliveira
Teatro Dom Roberto
Marioneta
Álbum Ilustrado
Ilustração
Interatividade
title_short ERA, É E SERÁ UMA VEZ O DOM ROBERTO. ADAPTAÇÃO DA PEÇA “O BARBEIRO” PARA UM ÁLBUM ILUSTRADO
title_full ERA, É E SERÁ UMA VEZ O DOM ROBERTO. ADAPTAÇÃO DA PEÇA “O BARBEIRO” PARA UM ÁLBUM ILUSTRADO
title_fullStr ERA, É E SERÁ UMA VEZ O DOM ROBERTO. ADAPTAÇÃO DA PEÇA “O BARBEIRO” PARA UM ÁLBUM ILUSTRADO
title_full_unstemmed ERA, É E SERÁ UMA VEZ O DOM ROBERTO. ADAPTAÇÃO DA PEÇA “O BARBEIRO” PARA UM ÁLBUM ILUSTRADO
title_sort ERA, É E SERÁ UMA VEZ O DOM ROBERTO. ADAPTAÇÃO DA PEÇA “O BARBEIRO” PARA UM ÁLBUM ILUSTRADO
author Matos, Mariana Oliveira
author_facet Matos, Mariana Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Mariana Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro Dom Roberto
Marioneta
Álbum Ilustrado
Ilustração
Interatividade
topic Teatro Dom Roberto
Marioneta
Álbum Ilustrado
Ilustração
Interatividade
description O presente projeto procura investigar, analisar e explorar, a relação existente entre o teatro popular de marionetas e a ilustração, através da adaptação de uma peça do repertório do Teatro Dom Roberto: “O Bar beiro”, para um álbum ilustrado. Através dos formatos álbum ilustrado e livro-objeto, pretende-se encontrar uma nova abordagem para a narrativa “O Barbeiro”, expandindo assim para um meio bidimensional, uma narrativa teatral que, acreditamos, poder ser inovadora no contexto nacional. Isto porque, através da pesquisa aprofundada levada a cabo neste projeto, não se encontrou nenhuma adaptação deste género, em que o formato do Teatro Dom Roberto tenha sido adaptado, fielmente, para o suporte do livro. Dentro desta temática, vale a pena referir o livro "Robertices" da autora Luísa Dacosta, que faz referência aos Robertos e a este tipo de teatro. Contudo, a história não é uma adaptação, segundo José Gil, trata-se de uma história em que a autora faz uso do imaginário do Dom Roberto, tornando-se uma narrativa independente. Assim, por meio da materialidade do livro e consequentemente pela interatividade que é proporcionada aos leitores pelos mecanismos interativos, estabelece-se um paralelismo entre aquilo que são as características formais do formato escolhido, com as características conceptuais, visuais e narrativas do teatro popular de marionetas. O leitor assume um papel ativo durante a narrativa e é surpreendido pelas versáteis formas compositivas e de apresentação das personagens. Para além disso, a introdução de mecanismos interativos, proporcionam ao leitor auxiliar as próprias personagens, contribuindo, por isso, para o desenvolvimento da história. Este projeto permite dar continuidade à essência do teatro popular através de um formato inovador que fora menos explorado nesta temática (o livro ilustrado), explorando novas formas de trabalhar uma narrativa, tendo como desafio principal manter a dinâmica e o ritmo que existiriam em palco.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-31T14:56:46Z
2022-08-31T14:56:46Z
2022-08-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2466
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2466
url http://hdl.handle.net/11110/2466
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2466
203055632
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129897167224832