Explorar sonoridades : uma prática na aula de percussão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/8315 |
Resumo: | O presente Relatório Final de Mestrado em Ensino de Música, nas vertentes Instrumento e Música de Conjunto, vem evidenciar o desenvolvimento global da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2020/2021. É, assim, dividido em duas partes principais. A primeira é dedicada à exposição do que foi o estágio profissional realizado numa escola de música cooperante da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. São apresentados o meio envolvente da Escola de Música e Artes de Ourém – Ourearte, a caracterização da própria escola, da turma de Classe de Conjunto e do aluno de Percussão de 2º grau que foram seguidos durante o estágio. Por fim, seguem exemplos de resumos das aulas assistidas e planificações das aulas lecionadas. A segunda parte corresponde à exposição do tema de Investigação, «Explorar Sonoridades – Uma prática na aula de Percussão». Esta investigação, introduz-se com o conceito de objetos sonoros e a sua utilização no início do curso de Ensino Artístico Especializado de Música (3º grau), na disciplina de percussão, com o intuito de introduzir mais cedo o processo criativo e exploratório destes instrumentos no percurso de um percussionista, de forma performativa, seguindo a linha da música contemporânea, em que instrumentos não convencionais podem assumir um papel mais central e solístico, sendo este um veículo promotor da experimentação sonora. |
id |
RCAP_542b0bd6b957cc6b54366f76ab78dc39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8315 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Explorar sonoridades : uma prática na aula de percussãoPercussãoEnsinoMúsicaObjetos sonorosPercussionTeachingMusicSound objectsDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente Relatório Final de Mestrado em Ensino de Música, nas vertentes Instrumento e Música de Conjunto, vem evidenciar o desenvolvimento global da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2020/2021. É, assim, dividido em duas partes principais. A primeira é dedicada à exposição do que foi o estágio profissional realizado numa escola de música cooperante da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. São apresentados o meio envolvente da Escola de Música e Artes de Ourém – Ourearte, a caracterização da própria escola, da turma de Classe de Conjunto e do aluno de Percussão de 2º grau que foram seguidos durante o estágio. Por fim, seguem exemplos de resumos das aulas assistidas e planificações das aulas lecionadas. A segunda parte corresponde à exposição do tema de Investigação, «Explorar Sonoridades – Uma prática na aula de Percussão». Esta investigação, introduz-se com o conceito de objetos sonoros e a sua utilização no início do curso de Ensino Artístico Especializado de Música (3º grau), na disciplina de percussão, com o intuito de introduzir mais cedo o processo criativo e exploratório destes instrumentos no percurso de um percussionista, de forma performativa, seguindo a linha da música contemporânea, em que instrumentos não convencionais podem assumir um papel mais central e solístico, sendo este um veículo promotor da experimentação sonora.Abstract : This Final Report for the Master's degree in Music Education in the Instrument and Group Music specialization seeks to demonstrate the global Practice of Supervised Education over the 2020/2021 school year. It is divided into two main parts. The first part explains the professional internship conducted at a music school that cooperates with the Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. The following are presented: the surrounding environment of the Escola de Música e Artes de Ourém- Ourearte, the characterization of the school itself, the members of the Group Music class, and the 2nd level Percussion student that was accompanied during the internship. Finally, examples are presented of summaries of classes that were seen and plans of classes that were lectured. The second part concerns the exposition of the theme of the Investigation, "Exploring Sonorities- A practice in the Percussion class". This investigation begins with the introduction of the concept of "found objects" and their utilization at the beginning of the Specialized Artistic Music Teaching course (3rd level) in Percussion with the intent of an earlier introduction to the creative and exploratory process of these instruments in the path of a percussionist in a performative way, following the direction of contemporary music in which non-conventional instruments can take on a more central and soloist role, serving as a vehicle to promote musical experimentation.Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões daRaimundo, José Filomeno MartinsRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoAntunes, Daniela dos Reis2023-02-10T17:04:54Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8315TID:203220960porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-18T01:45:25Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8315Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:24.856968Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Explorar sonoridades : uma prática na aula de percussão |
title |
Explorar sonoridades : uma prática na aula de percussão |
spellingShingle |
Explorar sonoridades : uma prática na aula de percussão Antunes, Daniela dos Reis Percussão Ensino Música Objetos sonoros Percussion Teaching Music Sound objects Domínio/Área Científica : Humanidades |
title_short |
Explorar sonoridades : uma prática na aula de percussão |
title_full |
Explorar sonoridades : uma prática na aula de percussão |
title_fullStr |
Explorar sonoridades : uma prática na aula de percussão |
title_full_unstemmed |
Explorar sonoridades : uma prática na aula de percussão |
title_sort |
Explorar sonoridades : uma prática na aula de percussão |
author |
Antunes, Daniela dos Reis |
author_facet |
Antunes, Daniela dos Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da Raimundo, José Filomeno Martins Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Daniela dos Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percussão Ensino Música Objetos sonoros Percussion Teaching Music Sound objects Domínio/Área Científica : Humanidades |
topic |
Percussão Ensino Música Objetos sonoros Percussion Teaching Music Sound objects Domínio/Área Científica : Humanidades |
description |
O presente Relatório Final de Mestrado em Ensino de Música, nas vertentes Instrumento e Música de Conjunto, vem evidenciar o desenvolvimento global da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2020/2021. É, assim, dividido em duas partes principais. A primeira é dedicada à exposição do que foi o estágio profissional realizado numa escola de música cooperante da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. São apresentados o meio envolvente da Escola de Música e Artes de Ourém – Ourearte, a caracterização da própria escola, da turma de Classe de Conjunto e do aluno de Percussão de 2º grau que foram seguidos durante o estágio. Por fim, seguem exemplos de resumos das aulas assistidas e planificações das aulas lecionadas. A segunda parte corresponde à exposição do tema de Investigação, «Explorar Sonoridades – Uma prática na aula de Percussão». Esta investigação, introduz-se com o conceito de objetos sonoros e a sua utilização no início do curso de Ensino Artístico Especializado de Música (3º grau), na disciplina de percussão, com o intuito de introduzir mais cedo o processo criativo e exploratório destes instrumentos no percurso de um percussionista, de forma performativa, seguindo a linha da música contemporânea, em que instrumentos não convencionais podem assumir um papel mais central e solístico, sendo este um veículo promotor da experimentação sonora. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-02-10T17:04:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/8315 TID:203220960 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/8315 |
identifier_str_mv |
TID:203220960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130935450402816 |