Explorar sonoridades : uma prática na aula de percussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Daniela dos Reis
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8315
Resumo: O presente Relatório Final de Mestrado em Ensino de Música, nas vertentes Instrumento e Música de Conjunto, vem evidenciar o desenvolvimento global da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2020/2021. É, assim, dividido em duas partes principais. A primeira é dedicada à exposição do que foi o estágio profissional realizado numa escola de música cooperante da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. São apresentados o meio envolvente da Escola de Música e Artes de Ourém – Ourearte, a caracterização da própria escola, da turma de Classe de Conjunto e do aluno de Percussão de 2º grau que foram seguidos durante o estágio. Por fim, seguem exemplos de resumos das aulas assistidas e planificações das aulas lecionadas. A segunda parte corresponde à exposição do tema de Investigação, «Explorar Sonoridades – Uma prática na aula de Percussão». Esta investigação, introduz-se com o conceito de objetos sonoros e a sua utilização no início do curso de Ensino Artístico Especializado de Música (3º grau), na disciplina de percussão, com o intuito de introduzir mais cedo o processo criativo e exploratório destes instrumentos no percurso de um percussionista, de forma performativa, seguindo a linha da música contemporânea, em que instrumentos não convencionais podem assumir um papel mais central e solístico, sendo este um veículo promotor da experimentação sonora.
id RCAP_542b0bd6b957cc6b54366f76ab78dc39
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8315
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Explorar sonoridades : uma prática na aula de percussãoPercussãoEnsinoMúsicaObjetos sonorosPercussionTeachingMusicSound objectsDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente Relatório Final de Mestrado em Ensino de Música, nas vertentes Instrumento e Música de Conjunto, vem evidenciar o desenvolvimento global da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2020/2021. É, assim, dividido em duas partes principais. A primeira é dedicada à exposição do que foi o estágio profissional realizado numa escola de música cooperante da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. São apresentados o meio envolvente da Escola de Música e Artes de Ourém – Ourearte, a caracterização da própria escola, da turma de Classe de Conjunto e do aluno de Percussão de 2º grau que foram seguidos durante o estágio. Por fim, seguem exemplos de resumos das aulas assistidas e planificações das aulas lecionadas. A segunda parte corresponde à exposição do tema de Investigação, «Explorar Sonoridades – Uma prática na aula de Percussão». Esta investigação, introduz-se com o conceito de objetos sonoros e a sua utilização no início do curso de Ensino Artístico Especializado de Música (3º grau), na disciplina de percussão, com o intuito de introduzir mais cedo o processo criativo e exploratório destes instrumentos no percurso de um percussionista, de forma performativa, seguindo a linha da música contemporânea, em que instrumentos não convencionais podem assumir um papel mais central e solístico, sendo este um veículo promotor da experimentação sonora.Abstract : This Final Report for the Master's degree in Music Education in the Instrument and Group Music specialization seeks to demonstrate the global Practice of Supervised Education over the 2020/2021 school year. It is divided into two main parts. The first part explains the professional internship conducted at a music school that cooperates with the Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. The following are presented: the surrounding environment of the Escola de Música e Artes de Ourém- Ourearte, the characterization of the school itself, the members of the Group Music class, and the 2nd level Percussion student that was accompanied during the internship. Finally, examples are presented of summaries of classes that were seen and plans of classes that were lectured. The second part concerns the exposition of the theme of the Investigation, "Exploring Sonorities- A practice in the Percussion class". This investigation begins with the introduction of the concept of "found objects" and their utilization at the beginning of the Specialized Artistic Music Teaching course (3rd level) in Percussion with the intent of an earlier introduction to the creative and exploratory process of these instruments in the path of a percussionist in a performative way, following the direction of contemporary music in which non-conventional instruments can take on a more central and soloist role, serving as a vehicle to promote musical experimentation.Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões daRaimundo, José Filomeno MartinsRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoAntunes, Daniela dos Reis2023-02-10T17:04:54Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8315TID:203220960porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-18T01:45:25Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8315Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:24.856968Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Explorar sonoridades : uma prática na aula de percussão
title Explorar sonoridades : uma prática na aula de percussão
spellingShingle Explorar sonoridades : uma prática na aula de percussão
Antunes, Daniela dos Reis
Percussão
Ensino
Música
Objetos sonoros
Percussion
Teaching
Music
Sound objects
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short Explorar sonoridades : uma prática na aula de percussão
title_full Explorar sonoridades : uma prática na aula de percussão
title_fullStr Explorar sonoridades : uma prática na aula de percussão
title_full_unstemmed Explorar sonoridades : uma prática na aula de percussão
title_sort Explorar sonoridades : uma prática na aula de percussão
author Antunes, Daniela dos Reis
author_facet Antunes, Daniela dos Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da
Raimundo, José Filomeno Martins
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Daniela dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Percussão
Ensino
Música
Objetos sonoros
Percussion
Teaching
Music
Sound objects
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Percussão
Ensino
Música
Objetos sonoros
Percussion
Teaching
Music
Sound objects
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente Relatório Final de Mestrado em Ensino de Música, nas vertentes Instrumento e Música de Conjunto, vem evidenciar o desenvolvimento global da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2020/2021. É, assim, dividido em duas partes principais. A primeira é dedicada à exposição do que foi o estágio profissional realizado numa escola de música cooperante da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. São apresentados o meio envolvente da Escola de Música e Artes de Ourém – Ourearte, a caracterização da própria escola, da turma de Classe de Conjunto e do aluno de Percussão de 2º grau que foram seguidos durante o estágio. Por fim, seguem exemplos de resumos das aulas assistidas e planificações das aulas lecionadas. A segunda parte corresponde à exposição do tema de Investigação, «Explorar Sonoridades – Uma prática na aula de Percussão». Esta investigação, introduz-se com o conceito de objetos sonoros e a sua utilização no início do curso de Ensino Artístico Especializado de Música (3º grau), na disciplina de percussão, com o intuito de introduzir mais cedo o processo criativo e exploratório destes instrumentos no percurso de um percussionista, de forma performativa, seguindo a linha da música contemporânea, em que instrumentos não convencionais podem assumir um papel mais central e solístico, sendo este um veículo promotor da experimentação sonora.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-02-10T17:04:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/8315
TID:203220960
url http://hdl.handle.net/10400.11/8315
identifier_str_mv TID:203220960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130935450402816