A influência da participação de alunos em práticas esportivas escolares na percepção do clima ambiental da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Ana Lúcia dos
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Simões,António C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232007000100004
Resumo: O estudo visa verificar se a prática esportiva escolar influencia a percepção que os alunos têm do clima ambiental da escola. O clima ambiental é um conjunto de características do ambiente educacional, percebido pelos seus integrantes com certa constância. Todos os elementos da escola influenciam as características deste clima, inclusive o esporte. Os dados foram colectados em escolas públicas estaduais de São Paulo com alunos de treze a quinze anos do ensino fundamental. Através da análise da variável "prática esportiva" comparou-se alunos que têm e que não têm grupos de treinamento em suas escolas. Os resultados obtidos e analisados de acordo com o teste Qui-quadrado ou o teste exato de Fisher indicam com 95% de confiabilidade que alunos participantes de grupos de treinamento percebem a escola de uma maneira mais positiva do que os alunos que não têm prática esportiva.
id RCAP_5436cce38ff3329c4e39e6b7faa19e3b
oai_identifier_str oai:scielo:S1645-05232007000100004
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da participação de alunos em práticas esportivas escolares na percepção do clima ambiental da escolaclima ambientalesporteeducaçãoO estudo visa verificar se a prática esportiva escolar influencia a percepção que os alunos têm do clima ambiental da escola. O clima ambiental é um conjunto de características do ambiente educacional, percebido pelos seus integrantes com certa constância. Todos os elementos da escola influenciam as características deste clima, inclusive o esporte. Os dados foram colectados em escolas públicas estaduais de São Paulo com alunos de treze a quinze anos do ensino fundamental. Através da análise da variável "prática esportiva" comparou-se alunos que têm e que não têm grupos de treinamento em suas escolas. Os resultados obtidos e analisados de acordo com o teste Qui-quadrado ou o teste exato de Fisher indicam com 95% de confiabilidade que alunos participantes de grupos de treinamento percebem a escola de uma maneira mais positiva do que os alunos que não têm prática esportiva.Faculdade de Desporto da Universidade do Porto2007-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232007000100004Revista Portuguesa de Ciências do Desporto v.7 n.1 2007reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232007000100004Santos,Ana Lúcia dosSimões,António C.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:16:39Zoai:scielo:S1645-05232007000100004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:25:33.526224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da participação de alunos em práticas esportivas escolares na percepção do clima ambiental da escola
title A influência da participação de alunos em práticas esportivas escolares na percepção do clima ambiental da escola
spellingShingle A influência da participação de alunos em práticas esportivas escolares na percepção do clima ambiental da escola
Santos,Ana Lúcia dos
clima ambiental
esporte
educação
title_short A influência da participação de alunos em práticas esportivas escolares na percepção do clima ambiental da escola
title_full A influência da participação de alunos em práticas esportivas escolares na percepção do clima ambiental da escola
title_fullStr A influência da participação de alunos em práticas esportivas escolares na percepção do clima ambiental da escola
title_full_unstemmed A influência da participação de alunos em práticas esportivas escolares na percepção do clima ambiental da escola
title_sort A influência da participação de alunos em práticas esportivas escolares na percepção do clima ambiental da escola
author Santos,Ana Lúcia dos
author_facet Santos,Ana Lúcia dos
Simões,António C.
author_role author
author2 Simões,António C.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Ana Lúcia dos
Simões,António C.
dc.subject.por.fl_str_mv clima ambiental
esporte
educação
topic clima ambiental
esporte
educação
description O estudo visa verificar se a prática esportiva escolar influencia a percepção que os alunos têm do clima ambiental da escola. O clima ambiental é um conjunto de características do ambiente educacional, percebido pelos seus integrantes com certa constância. Todos os elementos da escola influenciam as características deste clima, inclusive o esporte. Os dados foram colectados em escolas públicas estaduais de São Paulo com alunos de treze a quinze anos do ensino fundamental. Através da análise da variável "prática esportiva" comparou-se alunos que têm e que não têm grupos de treinamento em suas escolas. Os resultados obtidos e analisados de acordo com o teste Qui-quadrado ou o teste exato de Fisher indicam com 95% de confiabilidade que alunos participantes de grupos de treinamento percebem a escola de uma maneira mais positiva do que os alunos que não têm prática esportiva.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232007000100004
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232007000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232007000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Ciências do Desporto v.7 n.1 2007
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137331036291072