Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro,Tiago Emanuel Pinto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9892
Resumo: O presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no plano de estudo do 2.º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O Estágio Pedagógico apresenta-se como a última etapa da formação inicial do docente, na qual o estudante é, pela primeira vez, confrontado com a realidade escolar. É um longo trajeto, com diversas aventuras e imprevistos que o professor estagiário atravessa, sendo a reflexão crucial para o seu desenvolvimento profissional. Realizou-se na Escola Secundária do Marco de Canaveses, sendo o núcleo de estágio composto por três alunos, na qual a Professora Cooperante acompanhou todo o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. O documento apresentado, tendo como propósito a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física, espelha o caminho percorrido durante um ano letivo completo, rico em experiências pessoais e reflexões. Este encontra-se estruturado em vários capítulos, com destaque para a introdução, o enquadramento teórico, pessoal e institucional, a organização e gestão do processo ensino de ensino-aprendizagem, as tarefas de estágio de relação escola-meio e a reflexão final de toda a prática de ensino supervisionada, sendo o suporte de toda a prática.
id RCAP_3ee6466d413060e5d0e6f77d8ac1067e
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/9892
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEducação FísicaEstágio PedagógicoO presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no plano de estudo do 2.º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O Estágio Pedagógico apresenta-se como a última etapa da formação inicial do docente, na qual o estudante é, pela primeira vez, confrontado com a realidade escolar. É um longo trajeto, com diversas aventuras e imprevistos que o professor estagiário atravessa, sendo a reflexão crucial para o seu desenvolvimento profissional. Realizou-se na Escola Secundária do Marco de Canaveses, sendo o núcleo de estágio composto por três alunos, na qual a Professora Cooperante acompanhou todo o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. O documento apresentado, tendo como propósito a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física, espelha o caminho percorrido durante um ano letivo completo, rico em experiências pessoais e reflexões. Este encontra-se estruturado em vários capítulos, com destaque para a introdução, o enquadramento teórico, pessoal e institucional, a organização e gestão do processo ensino de ensino-aprendizagem, as tarefas de estágio de relação escola-meio e a reflexão final de toda a prática de ensino supervisionada, sendo o suporte de toda a prática.This document comes in the framework of the Pedagogical Training, integrated in the Master’s degree study programme of Teaching Physical Education of Basic and Secondary Education of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro. The teaching practice presents itself as the last stage of the initial training and is the space where the student is, for the first time, faced with reality. It’s a long way, filled with adventures and unforeseen situations, being the reflection about them decisive to the student’s professional growth. It took place at the Secondary School of Marco de Canaveses, and the internship group was composed by three students and one cooperating teacher who followed the whole development of teaching-learning process. The documented presented, having as a goal the acquisition of a Master’s Degree in Teaching Physical Education, reflects the path covered during a complete school year, rich in personal experiences and reflections. It is structured in several chapters, highlighting the introduction, the theoretical, personal and institutional framework, the organization and management of the teachinglearning process, the internship tasks of the relationship between school and the community and the final consideration of all supervised teaching practice, which is the support of the whole practice.2020-05-21T11:31:37Z2020-03-11T00:00:00Z2020-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9892porCastro,Tiago Emanuel Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:36:38Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9892Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:30.937250Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Castro,Tiago Emanuel Pinto
Educação Física
Estágio Pedagógico
title_short Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
author Castro,Tiago Emanuel Pinto
author_facet Castro,Tiago Emanuel Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro,Tiago Emanuel Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
description O presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no plano de estudo do 2.º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O Estágio Pedagógico apresenta-se como a última etapa da formação inicial do docente, na qual o estudante é, pela primeira vez, confrontado com a realidade escolar. É um longo trajeto, com diversas aventuras e imprevistos que o professor estagiário atravessa, sendo a reflexão crucial para o seu desenvolvimento profissional. Realizou-se na Escola Secundária do Marco de Canaveses, sendo o núcleo de estágio composto por três alunos, na qual a Professora Cooperante acompanhou todo o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. O documento apresentado, tendo como propósito a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física, espelha o caminho percorrido durante um ano letivo completo, rico em experiências pessoais e reflexões. Este encontra-se estruturado em vários capítulos, com destaque para a introdução, o enquadramento teórico, pessoal e institucional, a organização e gestão do processo ensino de ensino-aprendizagem, as tarefas de estágio de relação escola-meio e a reflexão final de toda a prática de ensino supervisionada, sendo o suporte de toda a prática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-21T11:31:37Z
2020-03-11T00:00:00Z
2020-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/9892
url http://hdl.handle.net/10348/9892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137099307286528