Ser Educadora: refletindo sobre um percurso de desafios e conquistas e investigando o papel da família na transição entre o Jardim de Infância e o 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/5163 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, e tem como principal objetivo dar a conhecer parte das minhas práticas, desenvolvidas ao longo dos anos letivos 2017/2018 e 2018/2019. Encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte contempla a dimensão reflexiva do meu percurso e está dividida em quatro capítulos: o primeiro capítulo diz respeito à experiência em Creche, o segundo e o terceiro são alusivos às experiências em Jardim de Infância I e II, respetivamente, e o quarto e último capítulo aborda assuntos relacionados com a Abordagem de Projeto e com o projeto desenvolvido, “Projeto Revolução: O 25 de abril visto pelas crianças”. A segunda parte do relatório diz respeito à dimensão investigativa, onde é apresentado o ensaio investigativo desenvolvido em contexto Jardim de Infância II. Seguindo uma metodologia qualitativa, procurámos estudar o papel da família no processo de transição das crianças do Jardim de Infância para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, recorrendo à análise de conteúdo de entrevistas realizadas à educadora do grupo, a crianças em fase de transição e aos seus pais. Os resultados revelaram que a família, em particular os pais, têm um papel crucial no que concerne ao processo de transição das crianças da Educação Pré-escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, e que por isso não podem nem devem ser esquecidos ou colocados de parte neste processo. |
id |
RCAP_5450118a10e1b54e29732236c98d02e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5163 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ser Educadora: refletindo sobre um percurso de desafios e conquistas e investigando o papel da família na transição entre o Jardim de Infância e o 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloFamíliaRelação escola-familiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, e tem como principal objetivo dar a conhecer parte das minhas práticas, desenvolvidas ao longo dos anos letivos 2017/2018 e 2018/2019. Encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte contempla a dimensão reflexiva do meu percurso e está dividida em quatro capítulos: o primeiro capítulo diz respeito à experiência em Creche, o segundo e o terceiro são alusivos às experiências em Jardim de Infância I e II, respetivamente, e o quarto e último capítulo aborda assuntos relacionados com a Abordagem de Projeto e com o projeto desenvolvido, “Projeto Revolução: O 25 de abril visto pelas crianças”. A segunda parte do relatório diz respeito à dimensão investigativa, onde é apresentado o ensaio investigativo desenvolvido em contexto Jardim de Infância II. Seguindo uma metodologia qualitativa, procurámos estudar o papel da família no processo de transição das crianças do Jardim de Infância para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, recorrendo à análise de conteúdo de entrevistas realizadas à educadora do grupo, a crianças em fase de transição e aos seus pais. Os resultados revelaram que a família, em particular os pais, têm um papel crucial no que concerne ao processo de transição das crianças da Educação Pré-escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, e que por isso não podem nem devem ser esquecidos ou colocados de parte neste processo.Oliveira, Luís Miguel GonçalvesIC-OnlineLeigo, Rute Rua2020-10-19T14:19:43Z2020-06-202020-06-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/5163TID:202527212porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:50:46Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5163Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:50.033273Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser Educadora: refletindo sobre um percurso de desafios e conquistas e investigando o papel da família na transição entre o Jardim de Infância e o 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Ser Educadora: refletindo sobre um percurso de desafios e conquistas e investigando o papel da família na transição entre o Jardim de Infância e o 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Ser Educadora: refletindo sobre um percurso de desafios e conquistas e investigando o papel da família na transição entre o Jardim de Infância e o 1.º Ciclo do Ensino Básico Leigo, Rute Rua Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Família Relação escola-familia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Ser Educadora: refletindo sobre um percurso de desafios e conquistas e investigando o papel da família na transição entre o Jardim de Infância e o 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Ser Educadora: refletindo sobre um percurso de desafios e conquistas e investigando o papel da família na transição entre o Jardim de Infância e o 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Ser Educadora: refletindo sobre um percurso de desafios e conquistas e investigando o papel da família na transição entre o Jardim de Infância e o 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Ser Educadora: refletindo sobre um percurso de desafios e conquistas e investigando o papel da família na transição entre o Jardim de Infância e o 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Ser Educadora: refletindo sobre um percurso de desafios e conquistas e investigando o papel da família na transição entre o Jardim de Infância e o 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Leigo, Rute Rua |
author_facet |
Leigo, Rute Rua |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Luís Miguel Gonçalves IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leigo, Rute Rua |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Família Relação escola-familia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Família Relação escola-familia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, e tem como principal objetivo dar a conhecer parte das minhas práticas, desenvolvidas ao longo dos anos letivos 2017/2018 e 2018/2019. Encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte contempla a dimensão reflexiva do meu percurso e está dividida em quatro capítulos: o primeiro capítulo diz respeito à experiência em Creche, o segundo e o terceiro são alusivos às experiências em Jardim de Infância I e II, respetivamente, e o quarto e último capítulo aborda assuntos relacionados com a Abordagem de Projeto e com o projeto desenvolvido, “Projeto Revolução: O 25 de abril visto pelas crianças”. A segunda parte do relatório diz respeito à dimensão investigativa, onde é apresentado o ensaio investigativo desenvolvido em contexto Jardim de Infância II. Seguindo uma metodologia qualitativa, procurámos estudar o papel da família no processo de transição das crianças do Jardim de Infância para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, recorrendo à análise de conteúdo de entrevistas realizadas à educadora do grupo, a crianças em fase de transição e aos seus pais. Os resultados revelaram que a família, em particular os pais, têm um papel crucial no que concerne ao processo de transição das crianças da Educação Pré-escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, e que por isso não podem nem devem ser esquecidos ou colocados de parte neste processo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-19T14:19:43Z 2020-06-20 2020-06-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/5163 TID:202527212 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/5163 |
identifier_str_mv |
TID:202527212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136981454684160 |