Ser Educadora: refletindo sobre um percurso de desafios e conquistas e investigando o papel da família na transição entre o Jardim de Infância e o 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leigo, Rute Rua
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/5163
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, e tem como principal objetivo dar a conhecer parte das minhas práticas, desenvolvidas ao longo dos anos letivos 2017/2018 e 2018/2019. Encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte contempla a dimensão reflexiva do meu percurso e está dividida em quatro capítulos: o primeiro capítulo diz respeito à experiência em Creche, o segundo e o terceiro são alusivos às experiências em Jardim de Infância I e II, respetivamente, e o quarto e último capítulo aborda assuntos relacionados com a Abordagem de Projeto e com o projeto desenvolvido, “Projeto Revolução: O 25 de abril visto pelas crianças”. A segunda parte do relatório diz respeito à dimensão investigativa, onde é apresentado o ensaio investigativo desenvolvido em contexto Jardim de Infância II. Seguindo uma metodologia qualitativa, procurámos estudar o papel da família no processo de transição das crianças do Jardim de Infância para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, recorrendo à análise de conteúdo de entrevistas realizadas à educadora do grupo, a crianças em fase de transição e aos seus pais. Os resultados revelaram que a família, em particular os pais, têm um papel crucial no que concerne ao processo de transição das crianças da Educação Pré-escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, e que por isso não podem nem devem ser esquecidos ou colocados de parte neste processo.
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