O coordenador de departamento como mediador da supervisão interpares : contributos para uma escola reflexiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mestre, Paula Cristina Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5887
Resumo: A supervisão pedagógica concretiza-se como um processo de acompanhamento regular da atividade pedagógica, mediante procedimentos de monitorização e de avaliação sistemáticos, que visam a regulação da prática pedagógica e o desenvolvimento profissional docente. No campo educacional, a supervisão pedagógica transpôs os limites da pedagogia e da sala de aula, para se alargar a toda a organização escolar, constituindo-se como uma estratégia basilar de desenvolvimento. Os procedimentos de supervisão pedagógica surgem, muitas vezes, associados a funções de inspeção e controlo, à formação inicial de professores ou à avaliação do desempenho docente, o que conduz a alguma resistência na sua concretização e nos levou à formulação da questão de partida desta investigação: Como implementar, nos departamentos curriculares do 2.º e 3.º ciclos, procedimentos de supervisão pedagógica interpares que contribuam para o desenvolvimento de uma escola reflexiva? Como estratégia de resolução do problema diagnosticado procedemos a uma ampla revisão da literatura, orientada pelas palavras-chave, com a qual pretendemos clarificar o conceito de supervisão pedagógica e analisar os modelos que lhe estão subjacentes, a fim de conceber um plano de supervisão pedagógica interpares, mediado pelos coordenadores de departamento, propulsor de uma melhoria significativa da prática pedagógica, da aprendizagem dos alunos e do desenvolvimento de uma escola mais participada, dinâmica e reflexiva. Para a concretização do estudo, a metodologia de investigação-ação configura-se como o processo mais ajustado ao plano de supervisão interpares que se pretende implementar, uma vez que assenta em ciclos contínuos de planificação, ação, observação e reflexão, que possibilitam a reformulação das práticas e, consequentemente, a melhoria pretendida. O plano de supervisão pedagógica interpares concebido cria condições para mobilizar um grupo alargado de professores e para que as práticas de supervisão, consubstanciadas como processo contínuo de formação profissional docente, se concretizem no agrupamento de escolas. Ao possibilitar a investigação e a reflexão permanentes sobre a ação pedagógica, realizada colaborativamente entre pares, diluem-se constrangimentos e a supervisão constitui-se como motor do desenvolvimento profissional docente, da melhoria da aprendizagem dos alunos e do progresso da própria escola enquanto organização reflexiva de aprendizagem.
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spelling O coordenador de departamento como mediador da supervisão interpares : contributos para uma escola reflexivaMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESSUPERVISÃO PEDAGÓGICAENSINO REFLEXIVOGESTÃO ESCOLAREDUCAÇÃOPEDAGOGICAL SUPERVISIONREFLECTIVE TEACHINGEDUCATIONAL MANAGEMENTEDUCATIONA supervisão pedagógica concretiza-se como um processo de acompanhamento regular da atividade pedagógica, mediante procedimentos de monitorização e de avaliação sistemáticos, que visam a regulação da prática pedagógica e o desenvolvimento profissional docente. No campo educacional, a supervisão pedagógica transpôs os limites da pedagogia e da sala de aula, para se alargar a toda a organização escolar, constituindo-se como uma estratégia basilar de desenvolvimento. Os procedimentos de supervisão pedagógica surgem, muitas vezes, associados a funções de inspeção e controlo, à formação inicial de professores ou à avaliação do desempenho docente, o que conduz a alguma resistência na sua concretização e nos levou à formulação da questão de partida desta investigação: Como implementar, nos departamentos curriculares do 2.º e 3.º ciclos, procedimentos de supervisão pedagógica interpares que contribuam para o desenvolvimento de uma escola reflexiva? Como estratégia de resolução do problema diagnosticado procedemos a uma ampla revisão da literatura, orientada pelas palavras-chave, com a qual pretendemos clarificar o conceito de supervisão pedagógica e analisar os modelos que lhe estão subjacentes, a fim de conceber um plano de supervisão pedagógica interpares, mediado pelos coordenadores de departamento, propulsor de uma melhoria significativa da prática pedagógica, da aprendizagem dos alunos e do desenvolvimento de uma escola mais participada, dinâmica e reflexiva. Para a concretização do estudo, a metodologia de investigação-ação configura-se como o processo mais ajustado ao plano de supervisão interpares que se pretende implementar, uma vez que assenta em ciclos contínuos de planificação, ação, observação e reflexão, que possibilitam a reformulação das práticas e, consequentemente, a melhoria pretendida. O plano de supervisão pedagógica interpares concebido cria condições para mobilizar um grupo alargado de professores e para que as práticas de supervisão, consubstanciadas como processo contínuo de formação profissional docente, se concretizem no agrupamento de escolas. Ao possibilitar a investigação e a reflexão permanentes sobre a ação pedagógica, realizada colaborativamente entre pares, diluem-se constrangimentos e a supervisão constitui-se como motor do desenvolvimento profissional docente, da melhoria da aprendizagem dos alunos e do progresso da própria escola enquanto organização reflexiva de aprendizagem.Educational supervision is implemented as a process of regular monitoring of pedagogical activity by performance monitoring and systematic evaluation, aimed at regulating the teaching practice and the professional development of teachers. In the field of education, educational supervision has extended beyond the bounds of pedagogy and the classroom to embrace the entire school community, becoming a fundamental strategy for development. The procedures for educational supervision arise, often associated with functions of inspection and control, the initial training of teachers or teacher performance assessment, which leads to some resistance in its implementation and led us to the formulation of the question starting this investigation: How can peer educational supervision procedures that contribute to the development of reflective teaching be implemented in the curriculum planning departments of second- and third-cycle schools? The strategy employed to address the problem diagnosed involved an extensive review of the literature, guided by keywords, with which we intend to clarify the concept of educational supervision and analyze models that underlie it, in order to devise a plan for educational supervision peer, mediated by the department coordinator, a significant driver of improved teaching practice, student learning and the development of a more participatory, dynamic and reflective school. In carrying out the study, the methodology of action research appears as the most adjusted to the peer supervision plan that aims to implement the process, since it is based on continuous cycles of planning, action, observation and reflection, which allow the reformulation practices and hence the desired improvement. The plan educational supervision peer creates conditions designed to mobilize a broad group of teachers and that supervisory practices, embodied as a continuous process of teacher training, materialize in school cluster. By allowing research and permanent reflection on the pedagogical action, carried out collaboratively among peers, dilute constraints and supervision constitutes itself as the engine of teacher professional development, the improvement of student learning and progress of the school itself as a reflective organization learning.2014-12-17T16:36:22Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5887TID:201324660porMestre, Paula Cristina Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:15Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:18.768109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Mestre, Paula Cristina Rodrigues
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