"Comunicação de marcas em Angola : o caso da Seaside e da Salsa"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Petra Lukidia Santana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/8046
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comunicação Social
id RCAP_54962777dfe012dd0e9a7bf5030f745e
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/8046
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Comunicação de marcas em Angola : o caso da Seaside e da Salsa"AngolaComunicaçãoMarcasInternacionalizaçãoDissertação de Mestrado em Comunicação SocialA comunicação é apontada como um dos principais factores para que uma marca ou empresa alcance o sucesso. No âmbito da sua internacionalização, as marcas procuram as melhores formas de impactar o seu público - alvo, podendo optar por uma comunicação estanda rdizada ou de nat ureza localizada . Esta Dissertação tem como objectivo principal perceber se as marcas internacionais, em especial as marcas portuguesas voltadas para o sector da moda, adaptam as suas estratégias de comunicação ao mercado angolano. As marcas escolhidas for am a Seaside e a Salsa , que operam no mercado angolano desde 2012. Este estudo recorreu à inventariação das campanhas de publicidade destas marcas em Angola e em Portugal em 2013/2014, à observação no interior das lojas das marcas, em ambos os países, pres tando especial atenção ao atendimento ao cliente, à decoração, à iluminação e ao som, e a reuniões de grupo com consumidores angolanos, para avaliar a sua compreensão e a gra do face à comunicação destas marcas. Os resultados indicam que as duas marcas ainda não adaptaram muito a sua comunicação ao mercado angolano, sendo que, do ponto de vista dos consumidores, tal opção parece revelar - se insuficiente em termos de notoriedade e diferenciação.Communication is seen as a major factor for a brand or company to achieve success. In their internationalization strategies, brands seek the best ways to impact their target audiences, by choosing from standardized communication options (carrying out an ad aptation of strategies previously applied in the country of origin) or localized communication processes (which require the development of specific strategies for the target market). This dissertation aims to understand whether international brands, espec ially the brands specialyzed in fashion, adapt their communication strategies to the Angolan market. The brands chosen are Seaside and Salsa, which have been operating in the Angolan market since 20 12. This study was based in an inventory of these brands ́ advertisements in Angola and in Portugal in 2013/2014, a direct observation inside the brands ́ stores, in both countries, paying special attention to customer service, the decor, the lighting and sound, and focus groups with Angolan consumers to assess the ir understanding and satisfaction regarding the communication of these brands. Results point out that both brands have not adapted most of their communication to the Angolan market, even if, from the consumers ́ viewpoint, such option might be insuficient for generating awareness and differentiation.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasRibeiro, Raquel BarbosaRepositório da Universidade de LisboaNascimento, Petra Lukidia Santana2015-02-27T17:21:50Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8046TID:201510308porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8046Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:07.501309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Comunicação de marcas em Angola : o caso da Seaside e da Salsa"
title "Comunicação de marcas em Angola : o caso da Seaside e da Salsa"
spellingShingle "Comunicação de marcas em Angola : o caso da Seaside e da Salsa"
Nascimento, Petra Lukidia Santana
Angola
Comunicação
Marcas
Internacionalização
title_short "Comunicação de marcas em Angola : o caso da Seaside e da Salsa"
title_full "Comunicação de marcas em Angola : o caso da Seaside e da Salsa"
title_fullStr "Comunicação de marcas em Angola : o caso da Seaside e da Salsa"
title_full_unstemmed "Comunicação de marcas em Angola : o caso da Seaside e da Salsa"
title_sort "Comunicação de marcas em Angola : o caso da Seaside e da Salsa"
author Nascimento, Petra Lukidia Santana
author_facet Nascimento, Petra Lukidia Santana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Raquel Barbosa
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Petra Lukidia Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Angola
Comunicação
Marcas
Internacionalização
topic Angola
Comunicação
Marcas
Internacionalização
description Dissertação de Mestrado em Comunicação Social
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-27T17:21:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/8046
TID:201510308
url http://hdl.handle.net/10400.5/8046
identifier_str_mv TID:201510308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131028754792448