Um contributo para a sociologia económica : diferenciação e criação nas práticas de consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Cristina Maria Soeiro
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/27810
Resumo: Mestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica
id RCAP_54984d6084a45910ec35eb665fa82a74
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/27810
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um contributo para a sociologia económica : diferenciação e criação nas práticas de consumoSociologia EconómicaPráticas de ConsumoEspaço SocialDiferenciaçãoImitação / CriaçãoEconomic SociologyConsumption PracticesSocial SpaceDifferentiationImitation / CreationMestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade EconómicaO afastamento entre a Economia e a Sociologia obscurece as suas interdependências e a necessidade de conceber complementarmente as suas análises. Em particular, no estudo do consumo, impõe-se, a par com a racionalidade utilitarista-hedonista, uma dimensão sócio-cultural, que estabelece limites e define utilidades. Como tal, as práticas de consumo devem ser objecto de estudo da Sociologia Económica. Explorando uma vertente de tal análise, percorrem-se alguns contributos teóricos que elucidam sobre as consequências para as práticas de consumo do posicionamento social do consumidor, e as expectativas quanto à sua evolução, num contexto de imitação e criação. Este contributo teórico esclarece, portanto, sobre a forma como as configurações do espaço social estruturam e transfiguram as práticas de consumo, advogando que a diferenciação serve tanto necessidades sociais como individuais. Nesse sentido, observa-se, com especial interesse, a sociedade actual e, em particular, os resultados dos processos de "terciarização".The interdependence and complementarity of economics and sociology is hiden by their mutual dismissal. Particulary, in whal concems consumption, we must account for a socio-cultural dimension (besides the utilitarist-hedonist rationality) wich establishes limits as well as defines Utilities. And, therefore, consumption pratices should be regarded as one ofeconomic sociology^ study objects. Guided by this framework, a theoretical contribute is made to clarify how social space confígurations structure and transform consumption pratices, pleading that differentiation favours both social and individual needs. An extensive study is made to enlight how the consumeis social positioning and expectations shape its practices, in a dialetical context of creation and imitation. In so doing, a special regard is drawn on nowadays society and, particularly, the outcome of the "terciarization" processes.Instituto Superior de Economia e GestãoMedeiros, FernandoRepositório da Universidade de LisboaMatos, Cristina Maria Soeiro2023-05-26T14:08:18Z1995-111995-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27810porMatos, Cristina Maria Soeiro (1995). “Um contributo para a sociologia económica : diferenciação e criação nas práticas de consumo”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-28T01:31:15Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27810Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:56:29.613142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um contributo para a sociologia económica : diferenciação e criação nas práticas de consumo
title Um contributo para a sociologia económica : diferenciação e criação nas práticas de consumo
spellingShingle Um contributo para a sociologia económica : diferenciação e criação nas práticas de consumo
Matos, Cristina Maria Soeiro
Sociologia Económica
Práticas de Consumo
Espaço Social
Diferenciação
Imitação / Criação
Economic Sociology
Consumption Practices
Social Space
Differentiation
Imitation / Creation
title_short Um contributo para a sociologia económica : diferenciação e criação nas práticas de consumo
title_full Um contributo para a sociologia económica : diferenciação e criação nas práticas de consumo
title_fullStr Um contributo para a sociologia económica : diferenciação e criação nas práticas de consumo
title_full_unstemmed Um contributo para a sociologia económica : diferenciação e criação nas práticas de consumo
title_sort Um contributo para a sociologia económica : diferenciação e criação nas práticas de consumo
author Matos, Cristina Maria Soeiro
author_facet Matos, Cristina Maria Soeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Fernando
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Cristina Maria Soeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia Económica
Práticas de Consumo
Espaço Social
Diferenciação
Imitação / Criação
Economic Sociology
Consumption Practices
Social Space
Differentiation
Imitation / Creation
topic Sociologia Económica
Práticas de Consumo
Espaço Social
Diferenciação
Imitação / Criação
Economic Sociology
Consumption Practices
Social Space
Differentiation
Imitation / Creation
description Mestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-11
1995-11-01T00:00:00Z
2023-05-26T14:08:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/27810
url http://hdl.handle.net/10400.5/27810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Matos, Cristina Maria Soeiro (1995). “Um contributo para a sociologia económica : diferenciação e criação nas práticas de consumo”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131639875371008