Um contributo para a sociologia económica : diferenciação e criação nas práticas de consumo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/27810 |
Resumo: | Mestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica |
id |
RCAP_54984d6084a45910ec35eb665fa82a74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/27810 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um contributo para a sociologia económica : diferenciação e criação nas práticas de consumoSociologia EconómicaPráticas de ConsumoEspaço SocialDiferenciaçãoImitação / CriaçãoEconomic SociologyConsumption PracticesSocial SpaceDifferentiationImitation / CreationMestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade EconómicaO afastamento entre a Economia e a Sociologia obscurece as suas interdependências e a necessidade de conceber complementarmente as suas análises. Em particular, no estudo do consumo, impõe-se, a par com a racionalidade utilitarista-hedonista, uma dimensão sócio-cultural, que estabelece limites e define utilidades. Como tal, as práticas de consumo devem ser objecto de estudo da Sociologia Económica. Explorando uma vertente de tal análise, percorrem-se alguns contributos teóricos que elucidam sobre as consequências para as práticas de consumo do posicionamento social do consumidor, e as expectativas quanto à sua evolução, num contexto de imitação e criação. Este contributo teórico esclarece, portanto, sobre a forma como as configurações do espaço social estruturam e transfiguram as práticas de consumo, advogando que a diferenciação serve tanto necessidades sociais como individuais. Nesse sentido, observa-se, com especial interesse, a sociedade actual e, em particular, os resultados dos processos de "terciarização".The interdependence and complementarity of economics and sociology is hiden by their mutual dismissal. Particulary, in whal concems consumption, we must account for a socio-cultural dimension (besides the utilitarist-hedonist rationality) wich establishes limits as well as defines Utilities. And, therefore, consumption pratices should be regarded as one ofeconomic sociology^ study objects. Guided by this framework, a theoretical contribute is made to clarify how social space confígurations structure and transform consumption pratices, pleading that differentiation favours both social and individual needs. An extensive study is made to enlight how the consumeis social positioning and expectations shape its practices, in a dialetical context of creation and imitation. In so doing, a special regard is drawn on nowadays society and, particularly, the outcome of the "terciarization" processes.Instituto Superior de Economia e GestãoMedeiros, FernandoRepositório da Universidade de LisboaMatos, Cristina Maria Soeiro2023-05-26T14:08:18Z1995-111995-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27810porMatos, Cristina Maria Soeiro (1995). “Um contributo para a sociologia económica : diferenciação e criação nas práticas de consumo”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-28T01:31:15Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27810Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:56:29.613142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um contributo para a sociologia económica : diferenciação e criação nas práticas de consumo |
title |
Um contributo para a sociologia económica : diferenciação e criação nas práticas de consumo |
spellingShingle |
Um contributo para a sociologia económica : diferenciação e criação nas práticas de consumo Matos, Cristina Maria Soeiro Sociologia Económica Práticas de Consumo Espaço Social Diferenciação Imitação / Criação Economic Sociology Consumption Practices Social Space Differentiation Imitation / Creation |
title_short |
Um contributo para a sociologia económica : diferenciação e criação nas práticas de consumo |
title_full |
Um contributo para a sociologia económica : diferenciação e criação nas práticas de consumo |
title_fullStr |
Um contributo para a sociologia económica : diferenciação e criação nas práticas de consumo |
title_full_unstemmed |
Um contributo para a sociologia económica : diferenciação e criação nas práticas de consumo |
title_sort |
Um contributo para a sociologia económica : diferenciação e criação nas práticas de consumo |
author |
Matos, Cristina Maria Soeiro |
author_facet |
Matos, Cristina Maria Soeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Medeiros, Fernando Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Cristina Maria Soeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia Económica Práticas de Consumo Espaço Social Diferenciação Imitação / Criação Economic Sociology Consumption Practices Social Space Differentiation Imitation / Creation |
topic |
Sociologia Económica Práticas de Consumo Espaço Social Diferenciação Imitação / Criação Economic Sociology Consumption Practices Social Space Differentiation Imitation / Creation |
description |
Mestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995-11 1995-11-01T00:00:00Z 2023-05-26T14:08:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/27810 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/27810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Matos, Cristina Maria Soeiro (1995). “Um contributo para a sociologia económica : diferenciação e criação nas práticas de consumo”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131639875371008 |