Relatório de Atividade Profissional: competências do professor de Educação Física, funções e cargos desempenhados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7766 |
Resumo: | Neste relatório efetuo uma reflexão sobre os meus 13 anos de experiência no ensino da Educação Física, embora, por vezes, se torne limitador exprimir e relatar todos os acontecimentos e as experiências vivenciadas. Sou uma apaixonada pela minha profissão, pelo relacionamento com os outros, por conseguir deixar uma marca positiva em quem passa por mim, procurando a perfeição naquilo que faço. É nesse sentido que oriento toda a minha atividade profissional. Atualmente, verifica-se que estamos numa era de alterações políticas no que diz respeito à disciplina de EF. Após tanta luta pela adequada formação de profissionais nesta área, pela criação de infraestruturas que permitissem o eficaz ensino da EF nas escolas, pela reforma do Sistema Educativo, que consignou a integração da EF em todos os planos curriculares do 1.º ao 12.º ano de escolaridade, assistimos, lamentavelmente, a uma desvalorização da única área do currículo escolar que possibilita o combate ao sedentarismo e que visa o desenvolvimento dum estilo de vida saudável, elevando assim os níveis de saúde dos nossos jovens. Esta desvalorização deriva da aplicação do Decreto-Lei n.º 139/2012, que estipula a não utilização da classificação de EF na média final do Ensino Secundário. Na análise efetuada a 244 alunos do CDLPC, comparando a CIF com e sem a nota de EF, pode-se constatar que a média final dos alunos é mais alta quando inclui a disciplina de EF. Verifica-se ainda que a esmagadora maioria dos alunos em estudo (81%) não beneficiou com esta medida. A minha preocupação em continuar a dignificar a minha profissão, promovendo a qualidade e a excelência, tentando desempenhar um serviço inovador, está exposta neste relatório através da análise crítica das atividades que desenvolvi e dos cargos que desempenhei. Saliento não só o papel de professora nas turmas que lecionei, mas também as atividades promovidas no âmbito do projeto “PES”, de projetos emblemáticos como a Liga CDLPC e do Sarau de Ginástica. Estou certa que a concretização deste documento será uma referência para uma melhoria da minha prática profissional, evidenciando os aspetos positivos e aqueles que necessito de melhorar ou corrigir. |
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Relatório de Atividade Profissional: competências do professor de Educação Física, funções e cargos desempenhadosEducação físicaMotivaçãoPrática profissionalAlunosSaúdeAtividade físicaNeste relatório efetuo uma reflexão sobre os meus 13 anos de experiência no ensino da Educação Física, embora, por vezes, se torne limitador exprimir e relatar todos os acontecimentos e as experiências vivenciadas. Sou uma apaixonada pela minha profissão, pelo relacionamento com os outros, por conseguir deixar uma marca positiva em quem passa por mim, procurando a perfeição naquilo que faço. É nesse sentido que oriento toda a minha atividade profissional. Atualmente, verifica-se que estamos numa era de alterações políticas no que diz respeito à disciplina de EF. Após tanta luta pela adequada formação de profissionais nesta área, pela criação de infraestruturas que permitissem o eficaz ensino da EF nas escolas, pela reforma do Sistema Educativo, que consignou a integração da EF em todos os planos curriculares do 1.º ao 12.º ano de escolaridade, assistimos, lamentavelmente, a uma desvalorização da única área do currículo escolar que possibilita o combate ao sedentarismo e que visa o desenvolvimento dum estilo de vida saudável, elevando assim os níveis de saúde dos nossos jovens. Esta desvalorização deriva da aplicação do Decreto-Lei n.º 139/2012, que estipula a não utilização da classificação de EF na média final do Ensino Secundário. Na análise efetuada a 244 alunos do CDLPC, comparando a CIF com e sem a nota de EF, pode-se constatar que a média final dos alunos é mais alta quando inclui a disciplina de EF. Verifica-se ainda que a esmagadora maioria dos alunos em estudo (81%) não beneficiou com esta medida. A minha preocupação em continuar a dignificar a minha profissão, promovendo a qualidade e a excelência, tentando desempenhar um serviço inovador, está exposta neste relatório através da análise crítica das atividades que desenvolvi e dos cargos que desempenhei. Saliento não só o papel de professora nas turmas que lecionei, mas também as atividades promovidas no âmbito do projeto “PES”, de projetos emblemáticos como a Liga CDLPC e do Sarau de Ginástica. Estou certa que a concretização deste documento será uma referência para uma melhoria da minha prática profissional, evidenciando os aspetos positivos e aqueles que necessito de melhorar ou corrigir.In this report I reflect upon my 13 years of experience in the teaching of Physical Education, even though sometimes it is restrictive to express and account for all events and life experiences. I am passionate about my job and about the relationship with other people and I always try to leave a positive impact on those I teach. And I do so by seeking perfection. This is the way I conduct my professional activity. We are in an era of political changes as far as PE is concerned. After such a big effort for the proper training of professionals in this area, for the creation of infrastructures that would allow the effective teaching of PE at schools, for the reform of the educational system that established the integration of PE in the school curriculum, from the 1st to the 12th grade, we regrettably witness a depreciation of the only area of the curriculum that makes it possible to fight physical inactivity and that tries to promote the development of a healthy lifestyle, thus raising youth health levels. This depreciation is caused by Law no. 139/2012, which states that PE’s grades should not be considered for the final mark at the end of Secondary Education. The analysis to 244 CDLPC’s students, comparing internal final grades with and without PE’s grade shows that students’ final average is higher when it includes PE’s grade. The overwhelming majority of students involved in the study (81%) has not benefited from this measure. My concern is to continue honouring my profession, promoting quality and excellence and trying to deliver an innovative service. This is presented in the report through the critical analysis of the activities I developed and the positions I occupied. At this point, it is important to highlight not only the teaching role, but also the activities promoted under project "PES" and other emblematic projects such as the CDLPC League and the Gymnastics Soiree. I am certain that this document will be a reference for the improvement of my professional practice, stressing the positive aspects and those which need improvement or correction.2017-06-21T13:51:20Z2017-06-21T00:00:00Z2017-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7766TID:201980355porNunes, Ana Cristina Sequeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:25:50Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7766Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:48.645229Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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