MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Caroline Herzer
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Maciel, Larissa Fernanda Porto, Nascimento, Raquel Krapp do, Folle, Alexandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Corpoconsciência (Online)
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4786
Resumo: O presente estudo teve como objetivo revisar os artigos originais sobre motivação de estudantes nas aulas de Educação Física publicados em periódicos científicos brasileiros desta área do conhecimento. O estudo se caracteriza como uma revisão sistemática, a qual utilizou as equações de pesquisa: motivação e aluno*, motivação e estudante*. O âmbito da pesquisa contemplou os periódicos brasileiros da Educação Física, classificados nos estratos A2 a B2 (WebQualis 2013 a 2016), adotando-se critérios de inclusão (estudantes brasileiros, Ensino Fundamental e Médio, artigos originais) e exclusão (modalidades de educação, atividades extracurriculares, artigos de revisão). Foram selecionados 10 artigos, publicados de 2000 a 2012 (estrato B1). Os principais resultados dos estudos sobre motivação nas aulas de Educação Física demonstraram que a maioria dos alunos gosta e sente-se satisfeita em participar das aulas desta disciplina. Contraditoriamente, o principal fator motivacional e desmotivacional nas aulas de Educação Física é a aprendizagem das modalidades esportivas.
id UFMS-4_85ef5f206a8ac3ee0c30c6cf1b7d6e2d
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4786
network_acronym_str UFMS-4
network_name_str Revista Corpoconsciência (Online)
repository_id_str
spelling MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃOMotivaçãoEducação FísicaAlunosO presente estudo teve como objetivo revisar os artigos originais sobre motivação de estudantes nas aulas de Educação Física publicados em periódicos científicos brasileiros desta área do conhecimento. O estudo se caracteriza como uma revisão sistemática, a qual utilizou as equações de pesquisa: motivação e aluno*, motivação e estudante*. O âmbito da pesquisa contemplou os periódicos brasileiros da Educação Física, classificados nos estratos A2 a B2 (WebQualis 2013 a 2016), adotando-se critérios de inclusão (estudantes brasileiros, Ensino Fundamental e Médio, artigos originais) e exclusão (modalidades de educação, atividades extracurriculares, artigos de revisão). Foram selecionados 10 artigos, publicados de 2000 a 2012 (estrato B1). Os principais resultados dos estudos sobre motivação nas aulas de Educação Física demonstraram que a maioria dos alunos gosta e sente-se satisfeita em participar das aulas desta disciplina. Contraditoriamente, o principal fator motivacional e desmotivacional nas aulas de Educação Física é a aprendizagem das modalidades esportivas.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2017-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4786Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 21, nº2, mai./ago., 2017; 67-792178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4786/3561Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Caroline HerzerMaciel, Larissa Fernanda PortoNascimento, Raquel Krapp doFolle, Alexandra2017-08-02T09:02:56Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4786Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-08-02T09:02:56Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO
title MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO
spellingShingle MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO
Moreira, Caroline Herzer
Motivação
Educação Física
Alunos
title_short MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO
title_full MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO
title_fullStr MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO
title_full_unstemmed MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO
title_sort MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO
author Moreira, Caroline Herzer
author_facet Moreira, Caroline Herzer
Maciel, Larissa Fernanda Porto
Nascimento, Raquel Krapp do
Folle, Alexandra
author_role author
author2 Maciel, Larissa Fernanda Porto
Nascimento, Raquel Krapp do
Folle, Alexandra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Caroline Herzer
Maciel, Larissa Fernanda Porto
Nascimento, Raquel Krapp do
Folle, Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Educação Física
Alunos
topic Motivação
Educação Física
Alunos
description O presente estudo teve como objetivo revisar os artigos originais sobre motivação de estudantes nas aulas de Educação Física publicados em periódicos científicos brasileiros desta área do conhecimento. O estudo se caracteriza como uma revisão sistemática, a qual utilizou as equações de pesquisa: motivação e aluno*, motivação e estudante*. O âmbito da pesquisa contemplou os periódicos brasileiros da Educação Física, classificados nos estratos A2 a B2 (WebQualis 2013 a 2016), adotando-se critérios de inclusão (estudantes brasileiros, Ensino Fundamental e Médio, artigos originais) e exclusão (modalidades de educação, atividades extracurriculares, artigos de revisão). Foram selecionados 10 artigos, publicados de 2000 a 2012 (estrato B1). Os principais resultados dos estudos sobre motivação nas aulas de Educação Física demonstraram que a maioria dos alunos gosta e sente-se satisfeita em participar das aulas desta disciplina. Contraditoriamente, o principal fator motivacional e desmotivacional nas aulas de Educação Física é a aprendizagem das modalidades esportivas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4786
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4786/3561
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 21, nº2, mai./ago., 2017; 67-79
2178-5945
reponame:Revista Corpoconsciência (Online)
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Revista Corpoconsciência (Online)
collection Revista Corpoconsciência (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||ecmmoreira@uol.com.br
_version_ 1798325459914588160